
- Melhorias entregues até 20/01/2022
- Melhorias entregues em 10/01/2022
- Melhorias entregues em 03/01/2022
- Adaptação do Service layer da Lista de espera com encaminhamento
- Disponibilização de Upload de documento no cadastro de Funcionários
- Criação de Dados adicionais nos cadastros de Filiações e Responsáveis
- Disponibilização da ordenação dos alunos de forma alfabética ou pelo número de chamada
- Disponibilização de crítica de usuário na inscrição para matrícula
– Educacenso – Etapa Situação dos Alunos 2021
De acordo com a Portaria nº 200, de 12 de maio de 2021, iniciará no dia 01/02/2022 a 2ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), com a abertura do módulo Situação do Aluno que tem por objetivo coletar as informações de rendimento e movimento final dos alunos declarados ao Censo Escolar 2021, com prazo de término previsto em 17/03/2022.
Nossa equipe preparou uma novidade que ajudará os usuários do sistema Educação (Cloud) a realizarem esta tarefa com mais agilidade e segurança, confira!
Distribuição de scripts para gerar dados para o Educacenso por meio do Orquestrador.
Desenvolvemos scripts e componentes para realizar a exportação do arquivo INEP e importação no sistema Educação (Cloud). Para que os clientes possam utilizar esses scripts, não será necessário sequer atualizar o sistema, isso porque eles foram disponibilizados por meio do Orquestrador.
Onde encontrar os scripts?
É necessário acessar o Gerenciador de scripts, indo em Utilitários > Gerenciador de scripts. No utilitário, selecione os scripts Flexibilizados.

Quais os passos para enviar o Educacenso?
1º Passo:
Acessar o sistema do Educacenso e fazer a exportação do arquivo disponibilizado na etapa Matrícula Inicial > Migração > Exportação, conforme layout dessa etapa.

2º Passo:
Executar o script [Educacenso – 2021][Etapa 2] – Importação do arquivo, preenchendo o parâmetro Arquivo para Importação*.

Nesse passo, serão atualizados no sistema Educação (Cloud) os códigos Inep dos alunos, professores e turmas e também o código da matrícula dos alunos que foram enviados para o sistema do Educacenso na etapa Matrícula Inicial de 2021, pelo Educação (Cloud).
Importante:
Para os casos onde a etapa Matrícula Inicial de 2021 foi informada diretamente no sistema do Educacenso, é necessário executar o script [Educacenso 2021][Etapa 2] – Importar turmas e matrículas sem a primeira etapa realizada. Com a execução desse script, o sistema importará:
O código Inep da turma, apenas para as turmas que possuírem a mesma descrição tanto no sistema Educação (Cloud) quanto no sistema do Educacenso.
O código da matrícula dos alunos apenas se estes possuírem o código Inep.
O arquivo a ser importado, é o arquivo obtido no passo anterior.
3º Passo:
Executar o script [Educacenso – 2021] – Identificação dos alunos sem código Inep (Exportação), preenchendo o parâmetro Estabelecimentos (ou em branco para Todos).

Nessa etapa, é gerado um arquivo com os alunos que foram matriculados e enturmados em 2021, e que não possuem o código Inep (Identificação do aluno Inep, no Cadastro de Alunos) mesmo após a importação do arquivo no passo 2.
Importante:
Como o código Inep dos alunos é uma informação obrigatória para a etapa Situação Final do Aluno 2021, esse passo se faz necessário, pois é por meio dele que se obtém o código Inep dos alunos que não possuem tal informação no sistema Educação (Cloud).
Caso todos os alunos já possuam o código do INEP, o usuário pode passar para o passo 6.
4º Passo:
Acessar o sistema do Educacenso, ir até a opção Matrícula Inicial > Migração > Identificação e enviar o arquivo gerado no passo 3.

Para acompanhar o processamento do arquivo enviado, acesse Matrícula Inicial >> Migração > Identificação > Panorama e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status.
Quando o status do arquivo for finalizado, faça o download do arquivo disponibilizado.

Vale ressaltar que esta etapa é realizada no ambiente de produção.
5º passo
Executar o script [Educacenso – 2021] – Identificação dos alunos sem código Inep (Importação), preenchendo o parâmetro Arquivo*.

Nesse passo, serão atualizados no sistema Educação (Cloud) os códigos Inep dos alunos que o Inep conseguiu identificar que foram enviados no passo 4.
6º Passo:
Executar o script [Educacenso 2021][Etapa 2] – Exportação do arquivo. Na execução do script um parâmetro muito importante é solicitado: Estabelecimento. Desta forma, ao informar o estabelecimento, os dados serão gerados exclusivamente para o estabelecimento informado.

Importante: Quando nenhum estabelecimento é informado, os dados são gerados para todos os estabelecimentos da rede de ensino
Executei os scripts, e agora?
Após a execução do script [Educacenso 2021][Etapa 2] – Exportação do arquivo, faça o download do arquivo. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.

Descompacte o arquivo gerado, e abra o arquivo “validacoes_Relatório de inconsistências do censo escolar.html”. O arquivo exibirá a(s) inconsistência(s) e também um link de acesso direto ao cadastro que precisa ser corrigido.
Após a correção de todas as inconsistências, é necessário que o Passo 6 seja realizado novamente até que nenhuma inconsistência seja gerada.
A etapa seguinte é enviar o arquivo gerado para o Educacenso. Para tanto, faz-se necessário antes validar o arquivo gerado diretamente no ambiente de treinamento do Educacenso. Importante: este ambiente deve estar disponível a partir do dia 01/02/2022.
Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências.

- Os erros identificados deverão ser corrigidos no sistema e então, uma nova validação do arquivo deverá ser feita até que nenhum erro seja identificado.
- Se não forem identificados erros no arquivo verificado, o sistema emitirá uma mensagem avisando que o arquivo foi validado com sucesso e se o usuário deseja enviar o arquivo para o Inep. Se o usuário optar por enviar, o sistema emite o Recibo de Entrega de Arquivo de Migração – Educacenso.
Acompanhamento do processamento do arquivo encaminhado ao INEP
Para acompanhar o processamento do arquivo encaminhado, acesse o endereço http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#, clique em Situação do Aluno >> Migração >> Panorama de envios e todos os arquivos enviados pelo usuário “logado” serão apresentados com o seu devido status. É importante saber que o fato de o arquivo ter sido transmitido ao Inep não significa que os dados dele se encontram na base de dados do Educacenso. Após o envio ao Inep, os arquivos ainda passam por uma última etapa de verificação de inconsistências em que podem ser registrados erros e outros problemas. Por isso, é necessário acompanhar o processamento do seu arquivo após transmiti-lo ao Inep.
Links úteis
http://treinamento.censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/
http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#
https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar
– Exclusão de turma com registros relacionados
Visando atender as necessidades de nossos usuários, informamos que agora, é possível que o administrador(a) ou secretário(a) escolar, realize a exclusão de turmas mesmo quando existam registros relacionados, tais como, matrículas, enturmações, desempenho, frequência entre outros.
Para conferir acesse Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas:

Vale ressaltar que para utilizar essa melhoria, é necessário que o usuário tenha liberação por meio do Gerenciador de acessos, conforme apresentado abaixo:

– Exclusão de matrícula com registros relacionados
Atrelado a melhoria mencionada acima, buscando atender as necessidades de nossos usuários, informamos que agora, é possível que o administrador(a) ou secretário(a) escolar, realize a exclusão de matrículas de alunos mesmo quando existem registros relacionados, tais como, matrículas, enturmações, desempenho, frequência entre outros.
Para conferir acesse Executando > Matrículas > Matrículas:

Vale ressaltar que para utilizar essa melhoria, é necessário que o usuário tenha liberação por meio do Gerenciador de acessos, conforme apresentado abaixo:

– Disponibilização da média do período avaliativo sem alterações, ou seja, pular o aluno que está sendo calculado
Informamos que agora, é possível que o administrador do sistema, crie fórmulas de cálculo das médias dos períodos avaliativos com a possibilidade de manter a média do período avaliativo do aluno sem alterações, ou seja, pular o aluno que está sendo calculado, quando não existem registros de instrumentos de avaliação preenchidos pelo professor.
– Adaptação do Service layer da Lista de espera com encaminhamento
Visando possibilitar que os dados das inscrições da Lista de espera com encaminhamento sejam manipulados, informamos que atualizamos o Service layer encaminhamentosListaEspera.busca.

– Disponibilização de Upload de documento no cadastro de Funcionários
Buscando atender as necessidades de nossos usuários, informamos que agora, no cadastro de Funcionários, acessível pelo menu Administrando > Gestão de pessoas > Funcionários, adicionamos a guia Anexos, possibilitando que o usuário realize o Upload de arquivos relacionados a cada funcionário. Confira!

– Criação de Dados adicionais nos cadastros de Filiações e Responsáveis
Visando trazer mais flexibilidade para a sua entidade, informamos que agora, é possível adicionar Dados adicionais nos cadastros de Filiações e Responsáveis, possibilitando assim, que o usuário personalize os dados coletados das pessoas que fazem parte da filiação e/ou são responsáveis pelos alunos.
Para conferir acesse Administrando > Alunos > Filiações e Administrando > Alunos > Responsáveis:

Atrelado ao exposto acima, foram ajustadas as fontes de dados alunoFiliacao.lista e alunoResponsavel.lista.
– Disponibilização da ordenação dos alunos de forma alfabética ou pelo número de chamada
Informamos que agora, o profissional da secretaria de educação, pode definir a Ordem de exibição dos alunos enturmados, sendo por Ordem alfabética ou pelo Número de chamada.
Para conferir acesse Configurando > Parâmetros > Turmas:

– Disponibilização de crítica de usuário na inscrição para matrícula
Informamos que agora, é possível que o usuário da secretaria de educação ou estabelecimento de ensino, desenvolva Críticas/validações na Inscrição para matrícula, possibilitando que o sistema retorne mensagens justificando o bloqueio na inscrição.