Publicado em: Qui, 30/07/2020

Disponibilização do envio das turmas do EJA Modular, Atividade Complementar e AEE para a plataforma Google – Sala de aula

Informamos que a partir de agora, o sistema Educação (Cloud), envia as informações de turma, turno, descrição do componente curricular, dependência física, e-mail dos professores, ano letivo, descrição do estabelecimento de ensino, descrição da matriz curricular e descrição da etapa, com suas respectivas enturmações para turmas do EJA (Ensino de Jovens Adultos) Modular, Atividade complementar e AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Para saber como realizar a publicação das turmas na plataforma Google – Sala de aula, clique aqui.

Importação/Exportação dos dados para o Censo Escolar 2020 (Matrícula Inicial)

O Censo Escolar 2020 já está acontecendo e é importante você ficar atento às etapas desta pesquisa.

Censo Escolar 2020 – Etapa Matrícula Inicial 

A primeira, chamada de Matrícula Inicial, conforme portaria nº 357 que acontece de 27 de maio até 21 de agosto de 2020 é responsável em levantar informações gerais sobre o sistema educacional brasileiro. 

Nessa fase são coletados dados individualizados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula, de todos os estabelecimentos públicos e privados da educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar (Extraordinariamente em 2020, a data de referência foi instituída com o dia 11 de março de 2020, decorrente da pandemia da Covid-19).

As escolas devem preencher o Educacenso, considerando a situação naquela data, durante o período em que o sistema estiver disponível para a inclusão das informações.

Neste ano, a data de referência é 11/03/2020

Desenvolvemos um script de importação e um de exportação dos dados conforme layout INEP/2020. Para que os clientes possam utilizá-los, não será necessário sequer atualizar o sistema, isso porque eles foram disponibilizados por meio do sistema Orquestrador.

Disponibilizamos também um arquivo de validação dos dados onde nele constam erros cadastrais na base de dados das escolas da entidade conforme regras do Educacenso. Com esse arquivo, o usuário poderá corrigir os dados cadastrais antes de enviá-los para o ambiente do Educacenso. Esse arquivo de validação é gerado juntamente com o script [Educacenso 2020][Etapa 1] – Exportação do arquivo.

Onde encontrar e executar os scripts?

Os scripts estão disponíveis em Utilitários > Gerenciador de Script. São eles:

Etapas para o envio dos dados para o Educacenso

O Censo Escolar 2020 já está acontecendo e é importante você ficar atento às etapas desta pesquisa.

– 1ª Etapa – Realizada no site do Educacenso.

– 2ª Etapa – Realizada no sistema Educação.

  • Realizar a Importação dos dados do Inep no sistema Educação, para que sejam atualizados os códigos Inep dos alunos e docentes.
  • Nesta etapa, o arquivo disponibilizado pelo Inep na etapa anterior deve ser importado no sistema Educação, utilizando o script [Educacenso 2020] – Importação do arquivo.
  • Após a importação dos dados é possível visualizar o log de execução do script, onde nele é possível consultar os dados que foram importados e também possíveis inconsistências que ocorreram durante a importação.

– 3ª Etapa – Realizada no sistema Educação.

  • Realizar a Exportação dos dados do Inep no sistema Educação, utilizando o script [Educacenso 2020][Etapa 1] – Exportação do arquivo.
  • Nesta etapa, é gerado um arquivo .txt com as informações das escolas, turmas, professores e alunos.
  • Importante: Para gerar o arquivo é necessário informar o(s) estabelecimento(s) de ensino no campo Estabelecimentos. 

  • Após a execução do script, o usuário será notificado e poderá fazer o download do arquivo. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.

  • Ao realizar o download, um arquivo compactado é baixado. Nele estará disponível o arquivo .txt e o arquivo de erros cadastrais da(s) escola(s) da entidade.

– 4ª Etapa – Realizada no sistema Educação.

  • Realizar a correção dos dados cadastrais conforme inconsistências geradas no arquivo de erros.
  • Descompacte o arquivo gerado na etapa anterior, e abra o arquivo RELATORIO DOS ERROS IDENTIFICADOS NA PRE VALIDACAO.html. O arquivo exibirá a inconsistência e também um link de acesso direto ao cadastro que precisa ser corrigido.
  • Após a correção de todas as inconsistências, é necessário que os passos da Etapa 3 sejam realizados novamente até que nenhuma inconsistência seja gerada.

– 5ª Etapa – Realizada no site do Educacenso.

  • Realizar a Importação dos dados gerados pelo sistema Educação no site do Educacenso.
  • Para importar os dados no Educacenso, é necessário antes validar o arquivo gerado diretamente no ambiente de treinamento do Educacenso, onde será verificado o arquivo .txt.
  • Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências.

Fique atento

    • Os erros identificados deverão ser corrigidos na base de dados e uma nova validação do arquivo deverá ser feita até que nenhum erro seja identificado.
    • Se não forem identificados erros no arquivo verificado, o sistema emitirá uma mensagem avisando que o arquivo foi validado com sucesso e se o usuário deseja enviar o arquivo para o Inep. Se o usuário optar por enviar, o sistema emite o Recibo de Entrega de Arquivo de Migração – Educacenso.

Acompanhamento do processamento do arquivo encaminhado ao INEP

Para acompanhar o processamento do arquivo encaminhado, acesse o endereço www.educacenso.inep.gov.br, clique em Migração > Importação > Panorama e todos os arquivos enviados pelo usuário logado serão apresentados com o seu devido status. É importante saber que o fato de o arquivo ter sido transmitido ao Inep não significa que os dados dele se encontram na base de dados do Educacenso. Após o envio ao Inep, os arquivos ainda passam por uma última etapa de verificação de inconsistências em que podem ser registrados erros e outros problemas. Por isso, é necessário acompanhar o processamento do seu arquivo após transmiti-lo ao Inep.

Disponibilização de novos tipos de Enturmação para os profissionais que atuam em sala de aula e mudanças no Layout

Pensando em atender os mais diversos cenários da área educacional, informamos que foram disponibilizados novos Tipos de enturmação, acesse Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas e confira:

Gostou? Temos mais novidades para você!

Agora é possível selecionar um professor e enturmá-lo em vários componentes curriculares simultaneamente, veja:

Além disso, quando selecionada mais de uma turma, o sistema possibilita  aplicar a enturmação para várias turmas simultaneamente, basta selecionar no campo Selecionar turmas para enturmar as referidas turmas, selecionar os professores e clicar sobre o botão Enturmar, veja:

Disponibilização de informações para as escolas Privadas

Informamos que agora, no cadastro de estabelecimento de ensino, acessível pelo menu Administrando > Estabelecimentos de ensino >  Estabelecimentos de ensino, ao informar no campo Dependência administrativa a opção Privada, é habilitado uma nova guia nomeada escola Privada, possibilitando informar  a Mantenedora, Categoria da escola, se a mesma é Conveniada com o poder público e o CNPJ da mantenedora principal, conforme apresentado na imagem abaixo: 

Disponibilização de Filtro ao informar o município do endereço

Informamos que agora, ao informar o Município do endereço, no cadastros de alunos, funcionários e estabelecimentos de ensino, o sistema apresentará somente a relação de Distritos pertencentes ao município.  

Disponibilização da Consulta de movimentações do sistema Educação e Professores na Ferramenta de Auditoria

Pensando em melhorar ainda mais o gerenciamento das atividades em nossos sistemas, informamos que foi disponibilizado no sistema de Auditoria novas funcionalidades dos sistemas de Educação para Consulta, o qual possibilita visualizar as movimentações dos usuários nos cadastros de Cursos, Desempenho, Disciplina, Eixo temático, EtapaMatriz, EtapaMatrizDisciplina, veja :

Já no sistema Professores, o recurso foi disponibilizado para os cadastros de Conteúdo ministrado e Desempenho escolar, veja:

Adaptações de funcionalidades para atendimento do Educacenso 2020

Informamos que o sistema Educação (Cloud) passou por algumas alterações, visando atender o Educacenso 2020. Abaixo, serão apresentados a relação dos cadastros que foram modificados. 

Classificação dos tipos de cargos do Inep

A partir de agora, no cadastro de Tipos de cargos, foi inserido o campo Classificação do Inep, contendo a listagem da classificação dos tipos de cargos com base no que é previsto pelo INEP. Acesse Administrando > Gestão de pessoas > Tipos de cargos e confira:

Compartilhamento de dados com a plataforma Google For Education – Classroom

Sempre atentos às necessidades de nossos usuários, buscando atender os mais diversos cenários, os sistemas da área de Educação estão em constante evolução. 

Agora, para apoiar as medidas preventivas contra a pandemia provocada pelo Coronavírus (COVID-19), o sistema Educação (Cloud), disponibiliza um recurso que cria automaticamente as turmas e professores na plataforma Google For Education – Classroom

O sistema envia as informações de turma, turno, descrição do componente curricular, dependência física, e-mail dos professores, ano letivo, descrição do estabelecimento de ensino, descrição da matriz curricular e descrição da etapa, para turmas da Educação básica regular, sendo elas, Educação infantil, Ensino fundamental, Ensino médio e EJA seriado.

Para aproveitar mais essa solução, acesse a funcionalidade Turmas, por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas, selecione a turma que deseja compartilhar as informações e clique sobre o botão Configurar > Publicar no Google Sala de aula:

Vale ressaltar que o sistema permite o envio de Turmas individualmente ou várias turmas, considerando uma paginação máxima de 99 turmas para cada envio, sendo apresentado o resultado da integração,  em cada uma das turmas, após a conclusão do processamento.

E como os professores acessam essa plataforma?

A partir do momento em que todos os professores estão devidamente enturmados na(s) turma(s) selecionadas e a publicação é realizada, automaticamente é enviado um convite para participar da turma no G Class, no principal e-mail registrado no cadastro de Funcionários.

A partir do acesso ao link recebido via e-mail, os professores já podem acessar as turmas em que estão enturmados, veja:

E como os alunos acessam essa plataforma?

 A partir do momento em que todos os professores publicarem seus materiais, eles podem convidar seus alunos, conforme imagem abaixo: