Ambiente do Censo escolar já está disponível! Vamos conferir todas as etapas?

O Censo Escolar 2021 está acontecendo! Conforme portaria Nº 200, de 12 de maio de 2021 do Ministério da Educação, iniciou no dia 18/06/2020 a 1ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), com a abertura do módulo Matrícula Inicial e com prazo de término em 23/08/2021.

O ambiente de treinamento já está disponível para você realizar a validação das informações antes de realizar o envio ao ambiente oficial do censo! 

Confira abaixo todas as etapas desse processo!

1ª Etapa - Realizada no site do Educacenso.

A exportação deve ser feita pelo sistema Educacenso disponível no endereço http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/. Nesta etapa é obtido o arquivo .txt que atualizará os códigos Inep dos alunos e docentes.

2ª Etapa - Realizada no sistema Educação.

  • Realizar a Importação dos dados do Inep no sistema Educação, para que sejam atualizados os códigos Inep dos alunos e docentes.
  • Nesta etapa, o arquivo disponibilizado pelo Inep na etapa anterior deve ser importado no sistema Educação, utilizando o script [Educacenso – 2021][Etapa 1] – Importação do arquivo.
  • Após a importação dos dados é possível visualizar o log de execução do script, onde nele é possível consultar os dados que foram importados e também possíveis inconsistências que ocorreram durante a importação.

3ª Etapa - Realizada no sistema Educação.

  • Realizar a Exportação dos dados do Inep no sistema Educação, utilizando o script [Educacenso – 2021][Etapa 1] – Exportação do arquivo.
  • Nesta etapa, é gerado um arquivo .txt com as informações das escolas, turmas, professores e alunos.

Importante: Para gerar o arquivo é necessário informar o(s) estabelecimento(s) de ensino no campo Estabelecimentos.

  • Após a execução do script, o usuário será notificado e poderá fazer o download do arquivo. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.
  • Ao realizar o download, um arquivo compactado é baixado. Nele estará disponível o arquivo .txt e o arquivo de erros cadastrais da(s) escola(s) da entidade.

4ª Etapa - Realizada no sistema Educação.

  • Realizar a correção dos dados cadastrais conforme inconsistências geradas no arquivo de erros.
  • Descompacte o arquivo gerado na etapa anterior, e abra o arquivoerro.html. O arquivo exibirá a inconsistência e também um link de acesso direto ao cadastro que precisa ser corrigido.
  • Após a correção de todas as inconsistências, é necessário que os passos da Etapa 3 sejam realizados novamente até que nenhuma inconsistência seja gerada.

5ª Etapa - Realizada no site do Educacenso.

 

  • Realizar a Importação dos dados gerados pelo sistema Educação no site do Educacenso.
  • Para importar os dados no Educacenso, é necessário antes validar o arquivo gerado diretamente no ambiente de treinamento do Educacenso, onde será verificado o arquivo .txt.
  • Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências.

Acompanhamento do processamento do arquivo encaminhado ao INEP

Para acompanhar o processamento do arquivo encaminhado, acesse o endereço http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/, clique em Migração > Importação > Panorama e todos os arquivos enviados pelo usuário logado serão apresentados com o seu devido status. É importante saber que o fato de o arquivo ter sido transmitido ao Inep não significa que os dados dele se encontram na base de dados do Educacenso. Após o envio ao Inep, os arquivos ainda passam por uma última etapa de verificação de inconsistências em que podem ser registrados erros e outros problemas. Por isso, é necessário acompanhar o processamento do seu arquivo após transmiti-lo ao Inep.

Atualizações de informações em cadastros para atendimento ao Educacenso 2021

Visando atender a necessidade de nossos usuários, bem como, atendimento a legislação, informamos que alguns cadastros foram atualizados conforme tabela do Inep para atendimento ao Educacenso 2021. Segue abaixo detalhamento:

Atualização da listagem de Atividades complementares

Para conferir acesse Administrando > Outros > Atividades complementares:

Atualização da listagem de Instituições de Ensino Superior (IES)

Para conferir acesse Administrando > Gestão de pessoas > Funcionários > guia Formações:

Atualização da listagem de Cursos de formação superior

Para conferir acesse Administrando > Gestão de pessoas > Funcionários > guia Formações:

Atualização da listagem de Cursos da Educação Profissional

Para conferir acesse Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas:

IMPORTANTE: Orientações para usuários que não são administradores e que não tem acesso a relatórios ou scripts

É rotineiro a necessidade de usuários que não tem permissão de administrador no sistema, precisarem emitir relatórios específicos e utilizarem scripts para desenvolverem o seu trabalho. Para que estes usuários tenham acesso a esses artefatos, é necessário seguir os seguintes passos: 

  1. Com um usuário administrador, acessar o assistente via F4, botão Gerenciador de extensão
  2. Acessar a aba de compartilhamentos e clicar no botão +Compartilhamento;
  3. Habilitar Compartilhar com todos os usuários, selecionar o relatório ou script e clicar em Compartilhar. Caso algum relatório ou script não deva ser compartilhado com todos os usuários, é possível definir os usuários específicos, bem como os grupos de usuários.

Vale ressaltar que alguns scripts precisam ser orquestrados para um melhor funcionamento do sistema, são eles:

  • [VIDA ESCOLAR] – Principal;
  • Scripts de integração com o  sistema Transporte escolar;
  • Scripts de integração com o sistema Merenda escolar.