– Exportação dos dados para o Educacenso – 2021 (Matrícula inicial)

Conforme portaria Nº 200, de 12 de maio de 2021 do Ministério da Educação, inicia no dia 18/06/2020 a 1ª etapa do Censo Escolar da Educação Básica (Educacenso), com a abertura do módulo Matrícula Inicial e com prazo de término em 23/08/2021.

Neste ano, a data de referência é 26/05/2021

Disponibilizamos hoje, 26/05/2020 o script  que possibilita aos usuários do sistema Educação gerar um arquivo com os dados das escolas, alunos, professores e turmas, e também um arquivo com os erros encontrados, como por exemplo, nos endereços, documentação de alunos e professores, dados das turmas e das escolas do ano de 2021. Segue abaixo o passo a passo de como os dados devem ser gerados e validados.

Onde encontrar e executar o script?

O script está disponível em Utilitários > Gerenciador de Script ou Executando > Artefatos > Relatórios (F4):

1ª Etapa - Realizada no sistema Educação

  • Realizar a Exportação dos dados no sistema Educação, utilizando o script [Educacenso – 2021][Etapa1] – Exportação do arquivo.
  • Nesta etapa, é gerado um arquivo .txt com as informações das escolas, turmas, professores e alunos.

Importante: Para gerar o arquivo é necessário informar o(s) estabelecimento(s) de ensino no campo Estabelecimentos ou deixá-lo em branco para gerar os dados de todos os estabelecimentos.

  • Após a execução do script, o usuário será notificado e poderá fazer o download do arquivo. Para tanto, é preciso colocar o mouse sobre o resultado da execução do script e imediatamente o download do arquivo é feito.
  • Ao realizar o download, um arquivo compactado é baixado. Nele estará disponível o arquivo .txt e o arquivo de erros cadastrais da(s) escola(s) da entidade.

2ª Etapa - Realizada no sistema Educação

  • Realizar a correção dos dados cadastrais conforme inconsistências geradas no arquivo de erros.
  • Descompacte o arquivo gerado na etapa anterior, e abra o arquivo “arquivoerro.html”. O arquivo exibirá a(s) inconsistência(s) e também um link de acesso direto ao cadastro que precisa ser corrigido.

Após a correção de todas as inconsistências, é necessário que os passos da Etapa 1 sejam realizados novamente até que nenhuma inconsistência seja gerada.

3ª Etapa - Realizada no site do Ambiente de Treinamento do Educacenso

  • Realizar a Importação dos dados gerados pelo sistema Educação no site do Ambiente de Treinamento Educacenso, onde será verificado o arquivo.txt. Importante: este ambiente deve estar disponível a partir do dia 18/06/2021.
  • Caso o referido arquivo possua erros na verificação, o sistema do Inep gera um arquivo pdf, com o detalhamento de todas as inconsistências

Atenção!

  • Os erros identificados deverão ser corrigidos na base de dados e uma nova validação do arquivo deverá ser feita até que nenhum erro seja identificado.

Disponibilização de emissão dos relatórios a partir do cadastro de turmas

Pensando no melhor gerenciamento das turmas, informamos que foi disponibilizado a emissão de relatórios que contenham a natureza TURMA, diretamente do próprio cadastro. Para conferir acesse Executando > Turmas > Impressora: 

Gostou? Ainda tem mais! 

Que o sistema Educação se adaptou para atender o ensino não presencial você já sabe né?

Com isso, disponibilizamos dois relatórios relacionados as turmas que utilizam a separação dos alunos por grupos, sendo eles: Lista de turmas por grupos e Listagem de alunos por grupo. Para conferir acesse Executando > Turmas > selecione a(s) turma(s) e clique na Impressora e no relatório que deseja emitir, conforme apresentado nas imagens abaixo: 

Relatório Lista de turmas por grupos:

Relatório Listagem de alunos por grupo:

Disponibilização de recurso para definir o formato da frequência não presencial para o Ambiente dos Professores

Visando o atendimento ao ensino Híbrido, informamos que agora, é possível que o profissional da secretaria de educação ou do estabelecimento de ensino, configure os identificadores para o registro da frequência não presencial que será refletido no sistema Professores.

Para conferir acesse Configurando > Avaliação e Frequência > Frequência:

Por meio do campo apresentado na imagem acima, é possível realizar a configuração do formato do registro da frequência para os alunos em aulas não presenciais, cujas turmas utilizam o formato de Ensino Híbrido, nele você informa a Cor, Letra e Legenda que será apresentada ao registrar a Frequência no sistema Professores.

Quer saber quais são os impactos no sistema Professores? Clique aqui!

Clica aqui e assista a live com todos os detalhes das melhorias implementadas para atendimento ao ensino Híbrido!