Disponibilização de um novo tipo de Enturmação de funcionários para atendimento ao Censo escolar

Visando atendimento ao Censo escolar 2022, informamos que disponibilizamos um novo tipo de Enturmação de funcionário, na funcionalidade de Enturmações de funcionários, nomeada Instrutor de Educação Profissional. Para conferir acesse Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas:

Atrelado ao exposto acima, as rotinas de desenturmação e exclusão da enturmação dos profissionais, foram adaptadas.

Disponibilização de Services Layers que possibilitam o cadastro de Estados (UF) e de Municípios

Informamos que disponibilizamos Services Layers que possibilitam o cadastro de estados e municípios, relacionados a endereçamento, bem como a naturalidade das pessoas.

Disponibilização de melhorias para atendimento ao Censo escolar

Visando atendimento ao Censo escolar 2022, informamos que disponibilizamos melhorias no sistema Educação. Confira abaixo com detalhes!

Atualização da classificação do Inep no cadastro de Disciplinas

No cadastro de Disciplinas, acessível pelo menu Administrando > Matriz curricular > Disciplinas, adicionamos no campo Classificação do INEP a classificação 33 – Projeto de vida e também inserimos os campos Considerar como unidade curricular para o Ensino Médio? e Classificação de Unidade Curricular do INEP, veja:

Com base no exposto acima, atualizamos as Fontes de dados e  o Service layer com os novos campos.

Adicionado novos campos na matrícula dos alunos

Agora, no cadastro de Matrículas, acessível pelo menu Executando > Matrículas > Matrículas, adicionamos o campo Código da matrícula INEP, e para as matrículas dos alunos do ensino médio, adicionamos os campos Área do itinerário formativo, Composição do itinerário formativo integrado, Tipo do curso do itinerário de formação técnica e profissional e Itinerário concomitante intercomplementar à matrícula de formação geral básica, veja:

Com base no exposto acima, atualizamos as Fontes de dados e o service layer com os novos campos.

Possibilidade de matricular o mesmo aluno em turmas e/ou escolas diferentes na Educação Infantil

Visando atender as necessidades de nossos mais diversificados clientes e realidade escolar, informamos que a partir de agora, é possível que o secretário(a) escolar, realize  Mais de uma matrícula na Educação Básica, para o mesmo aluno, porém da educação infantil. Entretanto, deve atender aos critérios de ser em turnos e/ou escolas diferentes. Bacana, não é mesmo?! Vamos conferir como proceder para tornar isso possível.

O primeiro passo a ser dado é configurar a opção de ter mais de uma matrícula para a educação infantil, o que ocorre por meio do menu Configurando > Parâmetros > Matrículas > guia Educação infantil.

Com a configuração realizada, basta proceder com o processo das matrículas normalmente. 

Exemplo 1:

Exemplo 2:

Deu um branco em como se faz uma matrícula?

Clique aqui e confira nossa Central de ajuda.

Melhorias em rotinas para atendimento ao Censo Escolar 2022

Priorizando a entrega do Censo Escolar 2022 com informações completas, corretas e em tempo hábil, algumas rotinas sofreram algumas alterações, para adequar-se ao novo layout do Censo Escolar.

Vamos conferir quais são essas alterações?

O cadastro das turmas agora conta com dois campos a mais: o campo Código da turma – INEP e o campo Forma(s) de organização

Importante destacar que na primeira etapa do Censo apenas Forma(s) de organização será necessário o preenchimento, para cada turma. Já o campo  Código da turma – INEP será preenchido na segunda etapa do Censo, quando ocorrer a importação do arquivo no sistema Educação.

O cadastro e edição das turmas ocorrem por meio do menu Executando > Enturmação e ensalamento > Turmas.

O segundo cadastro a ser afetado é no cadastro da Matriz curricular. No cadastro agora tem o campo Estrutura curricular com as opções de seleção Formação geral básica ou Itinerário formativo.