PESSOAL E RECURSOS HUMANOS_SET ICONES-01 (23)

Novidades e melhorias da ferramenta Relatórios

Permitido definir o tamanho da janela dos parâmetros

Foi implementado nas ferramentas de Relatórios e Scripts a possibilidade de definir o tamanho da janela dos parâmetros. As opções são: Padrão, Média ou Grande.

Consequentemente, a configuração estabelecida ficará disponível no Assistente F4.

  • Padrão
  • Média
  • Grande

Reaproveitando execuções realizadas nos Relatórios, Scripts e Assistente F4

A partir dessa liberação, é possível de uma maneira simples acessar os resultados  das execuções recentes diretamente na tela de parâmetros. Esse recurso está disponível Execuções recentes > ABRIR.

Visualizando informações das execuções recentes de Relatórios e Scripts através do Assistente F4

Para que os usuários possam acompanhar o andamento da sua execução e não ter que reexecutar relatórios ou scripts para acessar seus resultados, foi implementado no Assistente F4 o recurso Execuções recentes, a opção é exibida do lado direito ao passar o mouse em cada artefato.

Clicando no recurso, é possível visualizar todas as execuções recentes com todas as informações disponíveis através de colunas. Pressionando o botão ABRIR, é apresentado o artefato executado. Para facilitar a pesquisa das execuções filtre por: Minhas execuções, Todas execuções ou utilize o campo de busca.

Clicando no ícone representado por um olho e habilitando a opção Detalhes da execução, é mostrado todas as informações relacionadas às execuções. É possível também visualizar essas informações das execuções pressionando o item ver detalhes da execução, porém, será direcionado para outra página.  

Por meio da opção Ações disponíveis, estão disponibilizadas as opções: Reexeutar, enviar para assinatura, visualizar parâmetros, métricas e metadados, habilitar e/ou desabilitar a execução informando se será pública ou não e ainda consultar o artefato através do protocolo.

Quando pressionado o item Gerenciador de extensões, localizado no canto superior da tela. A ferramenta possibilita a visualização das execuções, agendamentos, compartilhamentos e as variáveis de ambiente do artefato, e nos últimos itens pode-se inserir novos compartilhamentos e novas variáveis. 

Visualizando artefatos por Lista ou Pastas no Assistente F4

Agora no Assistente F4 é possível visualizar relatórios e/ou scripts através de lista ou pastas, facilitando na organização visual e adaptação dos usuários.

  • Lista   
  • Pastas

Acesso ao contexto da aplicação nos filtros avançados

Para melhorar a usabilidade das extensões evitando que o usuário precise informar um valor que já está no contexto da aplicação, foi disponibilizado o acesso programático a essas informações.

Nos filtros avançados de parâmetros os valores do contexto da aplicação estão disponíveis no objeto contextoAplicacao.

Exemplo utilizando o contexto do sistema educação:

Adicionando metadados e marcadores customizados nos relatórios

Ao desenvolver um relatório é possível criar variáveis que serão adicionadas como metadados customizados do arquivo PDF, e também propagadas como marcadores para as demais ferramentas.

Todas as variáveis que tiverem o prefixo BTH_METADADO_  serão tratadas como um metadado customizado e um marcador.

A coleta desses valores acontece ao término de impressão de cada página do relatório, portanto para relatórios particionados é possível ter metadados customizados com valores diferentes para cada arquivo PDF gerado. Por esse motivo é importante se atentar para a correta configuração das propriedades da variável, pois impactam diretamente em como e quando o valor vai ser computado, para mais informações técnicas, favor consultar a documentação de variáveis do jasper.

Os valores dos marcadores serão coletados na impressão da última página do relatório, pois são globais para a execução, não importando se o relatório é particionado.

A seguir veja o exemplo de criação de um metadado customizado.

Imagem1: Definição da variável com o prefixo necessário

Imagem 2: Verificando os metadados customizados no arquivo PDF gerado

Visualizando Trace na consulta de relatórios e scripts

Ao consultar uma execução de um artefato (relatório e/ou script), o usuário consegue visualizar todas as métricas, inclusive a opção Trace. Essa melhoria visa facilitar a observação do tempo gasto nas execuções, obtendo assim maior controle da qualidade do código executado.