PESSOAL E RECURSOS HUMANOS_SET ICONES-01 (33)

Novidades e melhorias da ferramenta Scripts

Credenciais para e-mails do gmail

O Google disponibilizou em seu canal de ajuda a seguinte informação:

“A partir de 30 de maio de 2022, o Google não autorizará mais o uso de apps ou dispositivos de terceiros que exigem apenas nome de usuário e senha para fazer login na Conta do Google. Essa mudança tem como objetivo proteger sua conta…”

Isso significa que a autenticação precisará ser realizada em duas etapas, ou seja, é necessário ter a configuração em dois fatores ativados. Antes desse prazo era possível enviar e-mail mesmo que essa configuração estivesse desabilitada utilizando usuário e senha para enviar e-mail por exemplo, agora, não é mais possível. Ao habilitar a autenticação de dois fatores o Google permite cadastrar senha para aplicativos, permitindo cadastrar informações, logo é gerado uma senha para ser utilizada no lugar da senha principal do usuário no envio do e-mail.

Para habilitar essa funcionalidade clique em Gerenciar sua conta > Segurança > Verificação em duas etapas.

Siga os próximos passos conforme solicitado, a partir do momento que que a configuração é habilitada aparece na tela. Clique em Senha de app para cadastrar uma senha para um determinado aplicativo.

Ao clicar no botão mencionado, a senha gerada é apresentada na tela.

Exclua a(s) senha(s) no ícone de lixeira ou adicione outras senhas caso desejar. 

Agendando scripts de forma programática

Foi disponibilizada a funcionalidade de agendamentos automáticos nos scripts, sendo assim, agora existe uma forma programática de realizar os agendamentos. Portanto, agora há duas maneiras de realizar um agendamento: de forma visual e programática.

As sugestões de uso dessa funcionalidade são:

  • Esperar o processamento de um lote enviado para algum serviço;
    • No lugar de parar a execução atual, utilizando o método esperar, basta agendar o mesmo ou outro script passando os parâmetros necessários para a consulta;
  • Executar um processo incremental sem a necessidade de fazer um agendamento customizado;
  • De forma geral, em todos os lugares onde hoje se utiliza o esperar.

Como realizar um agendamento?
Utilizando o comando Script.identificador.agendar(‘1m’) onde o Script é palavra reservada, seguida do identificador do script a ser agendado e o método agendar(), que pode receber os paramentos da execução, juntamente com o tempo de agendamento, ou simplesmente o tempo.

Acesse aqui para ter acesso ao material sobre essa melhoria.

Executando Relatórios e Scripts no contexto de outra entidade no modo rascunho

Agora as ferramentas Relatórios e Scripts permitem executar artefatos no contexto de outra entidade no modo rascunho, agilizando assim o processo de desenvolvimento dos artefatos sem necessidade de publicar para só depois visualizar as execuções realizadas.

Para tornar visíveis as execuções habilite o parâmetro Rascunho, localizado no ícone simbolizado por um olho no lado direito da tela.

Logo, todas as execuções são apresentadas inclusive em formato de rascunho.

  • Relatórios
  • Scripts

Visualizando tags na listagem de extensões

Foi implementado nas ferramentas Relatórios e Scripts a possibilidade de visualizar as Tags de extensões diferenciando-as mesmo que tenham nomes iguais. Esse recurso está localizado em Visualizar > Tags.

Todas as Tags são mostradas na cor cinza, logo, os Atributos na cor branca.

Acessando opções de execução quando necessário

Nas ferramentas Assistente F4, Relatórios e Scripts as opções de execução ficam ocultas podendo ser acessadas quando desejado pelo usuário, essa melhoria tem o intuito de diminuir as informações apresentadas na tela de execução. Para visualizar as opções de execução pressione o botão OPÇÕES.

Marcando as opções desejadas, aparece um indicador de campo quando as informações estão ocultas.

Quando as opções estiverem ocultas e houver opções com campos obrigatórios não preenchidos é exibido uma indicação de alerta.

<