Publicado em: Ter, 25/08/2020

– Ajuste no cálculo e recálculo de folhas de férias para múltiplos vínculos

Realizamos o ajuste do cálculo e recálculo das folhas de férias!

Agora, ao calcular e recalcular uma folha de férias de uma matrícula que possua múltiplos vínculos na entidade (ou não), o sistema recalcula também as folhas mensais dos demais vínculos da mesma pessoa.

– Consistência de cálculo ao gravar, excluir e recalcular as folhas das matrículas de múltiplos vínculos

Agora, o sistema só irá gravar o cálculo das folhas de múltiplos vínculos ao final do cálculo de todas as matrículas quando todas tiverem sucesso no cálculo, garantindo consistência em seus cálculos. 

E o recálculo ou exclusão de folhas dos múltiplos vínculos não irá ocorrer se uma ou mais folhas já tiverem sido fechadas.

Nos logs de execução aparecerá que a execução falhou se tiver alguma inconsistência 

Quando não possuir nenhuma inconsistência aparecerá que a execução foi concluída.

– Permite identificar se a matrícula possui duplo vínculo e busca valor calculado de outras folhas das matrículas

Disponibilizamos a variável funcionario.possuiMultiploVinculo que irá retornar se a matrícula que está sendo calculada faz parte de uma ordem de cálculo de múltiplos vínculo e também a função abaixo que retorna a soma dos eventos, por classificação do evento, das matrículas – da mesma pessoa da matrícula que está sendo calculada – que foram calculadas antes da matrícula atual conforme ordem de cálculo.

  • Eventos de outras matriculas por classificação do evento (servidorID, classificacaoEvento, tipoValorEvento, competencia, processamento, subtipo)

Essa funcionalidade irá controlar o número do contrato de uma nova matrícula ou se caso o funcionário já tenha um ou mais cadastros o campo Contrato será preenchido automaticamente pelo sistema, evitando assim duplicidade na contratação. Você encontra essa funcionalidade em Administrando > Pessoas > Matrículas.

Ainda, é possível visualizar o número da matrícula em ordem crescente, observe:

 

– Criação das tabelas auxiliares

Foi implementado em Configurando > Cadastros auxiliares > Tabelas auxiliares o cadastro Tabelas auxiliares.

Após SALVAR a tabela criada, o sistema mostrará todas tabelas cadastradas.

Agora é só cadastrar os valores correspondentes nos campos criados, basta clicar no botão VALE REFEIÇÃO/ALIMENTAÇÃO (conforme exemplo utilizado neste cadastro),  veja abaixo:

Criada função para retornar os dados dessas tabelas nas fórmulas dos eventos:

Ex. de script no cálculo:

TabelasAuxiliares.tabela(“identificador_da_tabela“).each{registro ->
imprimir “campo1.valor: ” + registro.campo1.valor
imprimir “campo1.descricao: ” + registro.campo1.descricao
imprimir “campo1.tipo: ” + registro.campo1.tipo
imprimir “campo1.tamanho: ” + (registro.campo1.tamanho == null ? “não informado” : registro.campo1.tamanho)
}

– Alteração de funções

Foram alteradas as seguintes funções:

  • “AdicionaisTempoServico.busca()”: Foi alterada para utilizar um Enum no primeiro parâmetro em vez de um número inteiro.
    • TipoRetorno.QUANTIDADE_ADICIONAIS ou TipoRetorno.PERCENTUAL_TEMPO_SERVICO
  • “funcionario.classeSalarial” e “estagiario.classeSalarial”: foram alteradas para que retornem os dados da classe/referência adequadamente.
    • Esta função conta com três subpropriedades cada:
      • funcionario.classeSalarial.classe
      • funcionario.classeSalarial.referencia
      • funcionario.classeSalarial.valor
      • estagiario.classeSalarial.classe
      • estagiario.classeSalarial.referencia
  • estagiario.classeSalarial.valorFuncoes.diastrab(): Ajustada a função para considerar o parâmetro Trabalhou no dia da rescisão? (“calculo.trabalhouDiaRescisao”) 

– Alteração da fonte “tipoAto.buscarTodos”

Incluímos os Campos Adicionais na fonte de integração “tipoAto.buscarTodos”.

– Disponibilizada nova função

Criamos a função Lancamentos.gerar(tipoProcessamento, subTipoProcessamento , competencia, evento, valor, observacao)  para permitir gerar um determinado evento no cadastro de lançamentos de eventos, desde que este não seja na competência e tipo de processamento do cálculo atual.

Para a função, todas as informações exceto a observação são obrigatórias. Caso exista lançamento na competência do mesmo evento o valor será sobrescrito.

– Integração de encargos de baixa de décimo terceiro e férias na rescisão

Ajustamos o script Integração Contábil – Encargos Sociais para que, quando houver encargos de férias e décimo terceiro no mesmo processamento que está sendo gerado, seja possível enviar os encargos com suas devidas classificações de baixa de provisão de férias e décimo terceiro separados dos demais encargos de mesmo tipo.

Ex.: Uma rescisão com pagamento de férias proporcionais e décimo terceiro e valores mensais.

Se houver encargos de INSS de Férias, INSS de Décimo Terceiro e INSS Mensal, os encargos serão separados da seguinte forma:

  • O encargo de “INSS de Férias” será enviado para o contábil com a classificação de baixa de férias.
  • O encargo de “INSS de Décimo Terceiro” será enviado para o contábil com a classificação de baixa de décimo terceiro.
  • O encargo de “INSS Mensal” será enviado para o contábil sem classificação de baixa.