IMPORTANTE: Substituição de funções no sistema Folha (Cloud)

Informamos que foram criadas novas funções para retorno de dados em fórmula de eventos, pois as funções antigas estavam em desacordo com o caminho das mesmas no sistema Folha (Cloud), confira quais são elas:

  • EncargosSociais.RGPS.cnaePreponderante
  • EncargosSociais.RGPS.codigoFpas
  • EncargosSociais.RGPS.codigoTerceiros
  • EncargosSociais.RGPS.percentualFap
  • EncargosSociais.RGPS.percentualGilRat
  • EncargosSociais.RGPS.percentualInssEmpregador
  • EncargosSociais.RGPS.percentualIsencaoFilantropia
  • EncargosSociais.RGPS.percentualTerceiros

Confira quais são as funções novas que devem ser utilizadas:

  • EncargosSociais.cnaePreponderante
  • EncargosSociais.codigoFpas
  • EncargosSociais.codigoTerceiros
  • EncargosSociais.percentualFap
  • EncargosSociais.percentualGilRat
  • EncargosSociais.percentualInssEmpregador
  • EncargosSociais.percentualIsencaoFilantropia
  • EncargosSociais.percentualTerceiros

Eventos padrões impactados: Informamos que as fórmulas padrões dos eventos “50 – INSS” e “217 – Devolução INSS” já foram ajustadas e já estão disponíveis na Central de Ajuda.

– Melhorias para atendimento ao eSocial

Adicionado filtro para envio de funcionários ativos

Informamos que foi realizada uma alteração no filtro referente a geração de funcionários, o mesmo foi alterado para que seja considerado no envio ao eSocial apenas os funcionários ativos ou os que a data de rescisão sejam posteriores ao início da fase 2 do eSocial.

Ajustada fonte de dados das entidades

Foram adicionados os campos enteFederativo e enteFederativoMesmoBancoDeDados na fonte de dados da integração da entidade.

Criado processo de integração do domínio Admissão preliminar

Foi realizada a criação do processo de integração do domínio Admissão preliminar. Com isso, esse domínio será validado por meio do parâmetro Gerar registro preliminar no eSocial do cadastro de matrícula, dessa forma, devemos nos atentar às seguintes regras:

  • Se o funcionário estiver com o parâmetro habilitado, será enviado para o domínio Admissão preliminar.
  • Caso contrário, será enviado para o domínio de funcionário.

IMPORTANTE: Enquanto o parâmetro de admissão preliminar estiver marcado, não será possível criar um novo histórico para a matrícula.

Inclusão de campo na matrícula

Informamos que foi realizada a inclusão do campo Gerar registro preliminar no eSocial nas matrículas de tipo funcionário, estagiário e autônomo.  

Esse campo é de informação não histórica e será apresentado na aba de identificação, podendo ser editado posteriormente pela ficha.

Caso o campo seja selecionado como Sim, será apresentada uma mensagem informando em qual domínio será gerado o funcionário com um link para uma documentação que irá explicar o processo. 

Realizada integração de dados de domínios de Trabalhador sem vínculo

Informamos que foi implementada a etapa 01 da integração de dados de domínios do Trabalhador sem vínculo

Esse arquivo irá enviar os dados de matrícula nas seguintes condições:

  • Se for funcionário e a categoria do trabalhador for igual a 410;
  • Se for funcionário com o campo conselheiro tutelar igual a Sim e a categoria do trabalhador for igual a 771; 
  • Se for funcionário e a categoria do trabalhador for igual a 304; 
  • Se for estagiário e a categoria do trabalhador for igual a 901 e 902; 
  • Se for autônomo e a categoria do trabalhador for igual a 721, 722, 723, 731, 734, 738 ou 761.

Vale destacar que o arquivo será enviado quando for incluído ou alterado o histórico de pessoas e matrículas, tendo seu campo de domínio alterado.

Nessa entrega será gerado apenas as informações da admissão do Trabalhador sem vínculo, na entrega posterior, será realizada a geração dos valores das verbas rescisórias

Disponibilizado campo referente a data da alteração salaria

Foi disponibilizado um campo no histórico de matrícula e reajuste salarial coletivo referente a alteração salarial. 

Esse campo estará disponível para as matrículas de funcionários, estagiários e aposentados e deve ser utilizado exclusivamente para quando houver alteração de salário para atendimento ao eSocial.

– Realizada alteração para atendimento a Lei complementar 191/2022

Conforme a legislação 191/2022, foi realizada uma alteração na Lei complementar 173/2020, onde a aplicação da suspensão do cômputo do tempo de serviços para fins de concessão de adicionais e licença prêmio passa a não ser aplicada para profissionais da saúde e segurança pública.

Dessa forma, embora o tempo de serviço volte a ser computado para esses profissionais, o pagamento das progressões dos adicionais e licença prêmio irão ocorrer apenas a partir de 01/2022, sem direito ao ressarcimento dos atrasados. 

Com isso, foi criado um novo campo chamado Profissional de saúde ou segurança pública que permitirá o usuário informar as opções Sim ou Não, sendo adicionada uma orientação ao usuário indicando que é através desse campo que será calculado de forma diferenciada aquisição de adicionais e licenças-prêmio no período de calamidade pública da COVID-19. 

Permitida realizar alteração no tipo de cargo

Agora, é possível realizar a alteração do tipo de cargo no cargo ou ainda a classificação do tipo de cargo, desde que a classificação atual ou a nova do tipo de cargo não seja a classificação Comissionado.

Implementado service layer

Visando atender as necessidades de nossos usuários, informamos que foram criados os Service layers referente ao histórico de cargos e histórico de eventos. Por meio destes é que será possível atualizar dados de históricos anteriores ao atual via Service Layer.

Realizada inclusão de dados na consulta da pessoa da funcionalidade Base de outras empresas

Informamos que foi incluída na consulta da pessoa na funcionalidade Base de outras empresas os dados referentes ao CPF, Data de Nascimento e RG, com o intuito de facilitar a identificação de qual é a pessoa correta quando houver mais de uma pessoa com o mesmo nome. 

Reajuste salarial simulado por matrícula ou nível salarial de forma individualizada

Foi realizada uma adequação no processo de reajuste salarial para que cada registro seja gravado individualmente, dessa forma a sua execução é realizada em filas e transações diferentes, evitando problemas de bloqueio e travamentos na execução e aumentando a performance do processo.

– Realizado ajuste nas validações das matrículas

Foram realizados ajustes nas validações apresentadas no reajuste salarial, para serem validados somente os dados pertinentes ao mesmo. 

Com isso, quando houver uma criação de histórico de matrículas através de reajuste salarial, a validação da matrícula será feita somente em consistência de dados que impactam especificamente no cálculo. Sendo assim, não serão realizadas as validações que não sejam referentes a alteração salarial.

– Disponibilizada configuração para integração com o Transparência (Cloud)

Agora, o usuário tem a opção de realizar o seu cadastro de configuração para habilitar a integração com o sistema Transparência (Cloud).

Para isso, é fácil!

O usuário deve realizar a configuração por meio do menu Utilitários > Central de Configurações > Integração com transparência e habilitar a opção Integrar com o Transparência (Cloud). 

Após isso, o usuário deve realizar a inserção de alguns dados pertinente a configuração de integração como por exemplo os tipos de informações que devem ser enviados ao portal.

Possibilitada a ordenação da listagem do cadastro de feriado por qualquer campo na listagem

Foi possibilitada a listagem do cadastro de feriados por qualquer campo da listagem, dessa forma, foram adicionadas as opções de ordenação pelos campos Data, abrangência e tipo