– Atualização do evento Estouro do mês no sistema Folha (Cloud)

Informamos que a fórmula dos eventos de Estouro do mês foi ajustada e encontra-se disponível para download. Confira por meio do link

 

– Criação do Campo e Filtro da matriculaId nas fontes de Pensionistas e Aposentados

Visando flexibilizar ainda mais a rotina de nossos usuários, informamos que foram desenvolvidas nas fontes pensionista.buscarTodosComHistorico e aposentado.buscarTodosComHistorico o campo e filtro matriculaId, veja:

 

– Criação da fonte de dados da configuração de tabelas auxiliares e dos dados das tabelas auxiliares

Informamos que foram criadas as Fontes de dados da Configuração de tabelas auxiliares e dos dados das Tabelas auxiliares, incluindo  todos os campos da configuração de tabelas auxiliares e permitindo filtrar pelo id, identificador e descrição, veja: 

 

Segue abaixo a relação das Fontes de dados disponibilizadas: 

– Criação da fonte de dados de movimentação de pessoal

Informamos que foi disponibilizado a Fonte de dados movimentacaoMatricula.buscarTodos, contendo todos os campos das movimentações de pessoal e possibilitando a consulta dos registros de movimentação das matrículas.

– Criação do script de importação do SISOBI e Relatório que demonstre os registros importados do arquivo e sua situação

Informamos que foi disponibilizado o script de importação do SISOBI (Sistema de Controle de Óbitos), possibilitando a emissão do Relatório que demonstre as pessoas em óbito com matrícula ativa na entidade. 

Para importar os dados do SISOBI acesse Gerenciador de scripts > Importação do SISOBI – Sistema de Controle de Óbitos e confira!

Para emitir o relatório acesse Gerenciador de relatórios > Relatório do SISOBI e confira!

– Alteração nas fórmulas dos eventos de adicionais de tempo de serviço

Informamos que as fórmulas dos eventos de Adicionais de Tempo de Serviço, passaram por algumas alterações, visando o atendimento a  Lei Complementar 173/2020, a qual trata da paralisação da contagem do tempo do período aquisitivo de maio de 2020 a dezembro de 2021.

Mas o que mudou nas fórmulas? 

Incluímos a regra abaixo que prorroga o prazo do período aquisitivo e ignora o período entre 05/2020 e 12/2021.

– Disponibilização do Cálculo virtual das folhas mensais em competências que abrangem o período de gozo de férias para o cálculo do tipo Média Valor e Média horas do grupo Férias

Informamos que foi disponibilizado o recurso de Execução do cálculo virtual para férias pagas dentro do período aquisitivo para buscar valores de média valor de férias e média horas de férias, gerando o pagamento de forma correta dos valores de eventos lançados na competência do gozo.

– Disponibilização do Cálculo virtual das folhas mensais em competências que abrangem o período de gozo de férias para o cálculo do tipo Média Valor e Média Horas do grupo Abono

Informamos que foi disponibilizado o recurso de Execução do cálculo virtual para férias pagas dentro do período aquisitivo para buscar valores de média valor de abonomédia horas de abono, gerando o pagamento de forma correta dos valores de eventos lançados na competência do gozo.

Incluímos a regra abaixo que prorroga o prazo do período aquisitivo e ignora o período entre 05/2020 e 12/2021.

– Disponibilização de correções nas Fórmulas de eventos

Informamos que foram realizadas correções nas fórmulas de eventos padrões do sistema Folha (Cloud)

Estes eventos podem ser encontrados na Central de Ajuda do Folha (Cloud) por meio deste link: https://centraldeajuda.betha.com.br/pessoal-e-recursos-humanos/folha-cloud/ajuda-folha-cloud

Abaixo confira a lista dos eventos que foram alterados.

44 – PENSÃO ALIMENTÍCIA: Corrigido o valor gerado para a função “aplicaRateio()”, pois estava recebendo em alguns casos um valor incompatível com o cálculo, na qual gerava inconsistência.

50 – I.N.S.S.: Removida a condição de dependência existente e alterado para que o valor a ser descontado seja truncado e não arredondado, pois poderia gerar diferença de 1 centavo ao ser calculado.

51 – I.N.S.S. 13º SALÁRIO: Alterado para que o valor a ser descontado seja truncado e não arredondado, pois poderia gerar diferença de 1 centavo ao ser calculado.

71 – REMUNERAÇÃO FIXA: Corrigido o valor de referência gerado via lançamento de variáveis.

75 – HORAS FÉRIAS: Ajustado para montar base de INSSFER e FGTS no próprio evento ao invés de montar pela função de réplica, pois a ordenação do cálculo não identificava a montagem da base para gerar as dependências corretamente, possibilitando assim que o valor da base ficasse incorreto.

77 – 1/3 DAS FÉRIAS: Ajustado para montar base de INSSFER e FGTS no próprio evento ao invés de montar pela função de réplica, pois a ordenação do cálculo não identificava a montagem da base para gerar as dependências corretamente, possibilitando assim que o valor da base ficasse incorreto.

80 – MÉDIA HORAS FÉRIAS: Ajustado para montar base de INSSFER e FGTS no próprio evento ao invés de montar pela função de réplica, pois a ordenação do cálculo não identificava a montagem da base para gerar as dependências corretamente, possibilitando assim que o valor da base ficasse incorreto.

81 – MÉDIA VALOR FÉRIAS: Ajustado para montar base de INSSFER e FGTS no próprio evento ao invés de montar pela função de réplica, pois a ordenação do cálculo não identificava a montagem da base para gerar as dependências corretamente, possibilitando assim que o valor da base ficasse incorreto.

82 – VANTAGENS FÉRIAS: Ajustado para montar base de INSSFER e FGTS no próprio evento ao invés de montar pela função de réplica, pois a ordenação do cálculo não identificava a montagem da base para gerar as dependências corretamente, possibilitando assim que o valor da base ficasse incorreto.

88 – I.N.S.S. FÉRIAS: Alterado para que o valor a ser descontado seja truncado e não arredondado, pois poderia gerar diferença de 1 centavo ao ser calculado.

149 – ABATIMENTO SALÁRIO MATERNIDADE 13º SALÁRIO: Adequada a forma de busca dos valores de dedução na rescisão para utilizar a competência em que a rescisão está sendo calculada, pois a informação anterior apresentava problemas.

229 – DESPESAS COM PLANO DE SAÚDE – MENSALIDADE: Incluído o novo parâmetro obrigatório da competência de cálculo na função “buscaDespesasPlanoSaude()” para buscar os valores a serem pagos na competência em que o cálculo é executado.

230 – DESPESAS COM PLANO DE SAÚDE – EXTRAORDINÁRIA: Incluído o novo parâmetro obrigatório da competência de cálculo na função buscaDespesasPlanoSaude() para buscar os valores a serem pagos na competência em que o cálculo é executado.

240 – DESPESAS COM PLANO DE SAÚDE – ADESÃO: Incluído o novo parâmetro obrigatório da competência de cálculo na função buscaDespesasPlanoSaude() para buscar os valores a serem pagos na competência em que o cálculo é executado.

242 – ABATIMENTO SALÁRIO MATERNIDADE 13º SALÁRIO – RPPS: Adequada a forma de busca dos valores de dedução na rescisão para utilizar a competência em que a rescisão está sendo calculada, pois a informação anterior apresentava problemas.

234 – MÉDIA PERCENTUAL FÉRIAS: Ajustado para montar base de INSSFER e FGTS no próprio evento ao invés de montar pela função de réplica, pois a ordenação do cálculo não identificava a montagem da base para gerar as dependências corretamente, possibilitando assim que o valor da base ficasse incorreto.

Melhoria na performance do envio de dados da Integração com o Transparência Fly

Visando uma melhor performance na Integração de dados com o sistema Transparência Fly, informamos que o envio dos dados em bases com muitos dados deve ser feita separada por Tipo de dado.

Para isso, acesse o menu Gerenciador de scripts > Integração com o Transparência Fly e conforme apresentado na imagem abaixo, veja que cada parâmetro, representa um tipo de dado, sendo eles:

  • Enviar Total da Folha de Pagamento;

  • Enviar Matrículas Ativas;

  • Enviar Quadro de Pessoal;

  • Enviar Demais Dados de Pessoal.

Vale ressaltar que os parâmetros Ano Inicial e Ano Final devem ser utilizados apenas em necessidades específicas, como a de enviar dados apenas de determinado período. Esses parâmetros são funcionais apenas para a carga de dados executada pelo parâmetro Enviar Matrículas Ativas igual a Sim.

Sugestão de Configuração de Envio de Dados de Integração com o Transparência Fly

Na configuração de envio dos dados sugerimos sempre utilizar a data de 01/01/1900 para o campo Competência inicial para dados, pois ela é considerada para envio de dados cadastrais e uma data mais recente para o campo Competência inicial para movimentos, pois ela é considerada para envio de movimentações de cálculo.

O parâmetro Fazer o envio de dados cadastrais, deve estar selecionado, caso queiram enviar dados cadastrais.

O parâmetro Fazer o envio de dados de cálculo de folha, deve estar selecionado, caso queiram enviar dados de movimentações de folha.

De imediato não temos carga incremental no produto, logo os parâmetros de Carga inicial devem estar sem marcados.

Para isso acesse Utilitários > Central de configurações > Federais > Transparência:  

Melhoria na performance dos Eventos para cálculo

Visando melhorar a performance do sistema, agora, ao Criar, Editar ou Excluir um Evento ou Histórico de evento o sistema agenda o processo de criação da ordenação de eventos para o cálculo de forma assíncrona.

Anteriormente o sistema criava a ordenação de eventos para o cálculo de forma síncrona, o que estava gerando muita lentidão no sistema.

IMPORTANTE: Se nesse tempo entre a alteração em eventos, houver um cálculo ou recálculo de folha, pode ocorrer divergência nos valores dos eventos no cálculo, pois a ordenação nova ainda não foi finalizada e pode ter alguma dependência necessária que não foi considerada.

FICAADICA: Quando o processo de ordenação de cálculo finalizar, o mesmo será notificado ao usuário. Sendo assim, sugerimos aguardar a notificação para depois executar algum cálculo/recálculo.

 Alterações em Service layers que não atualizam dados no banco de integração

Informamos que após finalizada a migração e realizado a carga inicial dos dados para o banco de integração, qualquer alteração realizada via service layer não irá atualizar os dados no projeto de integração, logo, os dados ficaram divergentes.

Sendo assim, se houver necessidade de inserir algum dado via Service Layer após carga inicial de dados para o banco de integração, sugere-se que após a inserção desse dado, seja solicitado nova carga de dados para o banco de integração, ou a importação seja solicitada via tratamento de dados.

IMPORTANTE: Vale ressaltar que os dados que forem criados ou alterados pelo processo de cálculo e já foram inseridos ou atualizados no banco de integração, se foram alterados ou excluídos via service layer, não irão atualizar o banco de integração, o que pode gerar divergência de valores em prestações de contas.