Atualização das fórmulas de eventos padrões

Informamos que os eventos a serem pagos em férias tiveram sua fórmula alterada, pois duas composições de bases estavam com incidências indevidas:

1) O evento “75 – HORAS FÉRIAS” estava montando valor para a base de cálculo PAGAPROP, gerando um valor indevido na folha mensal das matrículas.

2) Os eventos “75 – HORAS FÉRIAS“, “77 – 1/3 DAS FÉRIAS“, “80 – MÉDIA HORAS FÉRIAS“, “81 – MÉDIA VALOR FÉRIAS“, “82 – VANTAGENS FÉRIAS“, “87 – FÉRIAS EM DOBRO“, “234 – MÉDIA PERCENTUAL FÉRIAS” e “252 – 1/3 DE FÉRIAS EM DOBRO“, quando replicados para a folha mensal, estavam montando valor para a base de cálculo INSS. Esta montagem impossibilitava que os relatórios conseguissem distinguir o valor referente ao INSS da folha mensal e o INSS da folha de férias.

Por este motivo, os seguintes eventos foram modificados, considerando o impacto da alteração:

11 – INSALUBRIDADE 10%

12 – INSALUBRIDADE 20%

13 – INSALUBRIDADE 40%

16 – ANUÊNIO

17 – BIÊNIO

18 – TRIÊNIO

19 – QUADRIÊNIO

20 – QUINQUÊNIO

75 – HORAS FÉRIAS

77 – 1/3 DAS FÉRIAS

80 – MÉDIA HORAS FÉRIAS

81 – MÉDIA VALOR FÉRIAS

82 – VANTAGENS FÉRIAS

87 – FÉRIAS EM DOBRO

217 – DEVOLUÇÃO I.N.S.S.

234 – MÉDIA PERCENTUAL FÉRIAS

252 – 1/3 DE FÉRIAS EM DOBRO

Todas as alterações encontram-se no pacote de fórmulas disponibilizado no dia 29 de janeiro de 2021 na Central de Ajuda. Para conferir, clique aqui.

– Fique atento as orientações da nova versão do programa SEFIP e seus impactos no sistema Folha (Cloud)

Informamos que o sistema Folha (Cloud) está sendo adequado a nova alteração da SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), no que diz respeito a base de contribuição previdenciária para auxílio doença/acidente até 15 dias, auxilio maternidade/aborto não criminoso/adoção e a isenção patronal de INSS sobre esses afastamentos.

Mas vale ressaltar que enquanto o sistema não está adequado, os clientes devem continuar utilizando a versão anterior do SEFIP, pois o cálculo de contribuição tanto do empregado como do empregador na versão nova, será feita com base nas informações do campo 21 – Base de Cálculo da Previdência Social, o qual ainda não estaremos alimentando e poderá haver divergências de valores no envio da SEFIP. 

Fique tranquilo, assim que o sistema estiver adequado, iremos lhe informar! 

Para acessar o manual da GFIP/SEFIP, como também baixar o  Programa SEFIP versão 8.40 de 27/03/2020, clique aqui

IMPORTANTE: Já está disponível a geração do arquivo da DIRF 2021 e Comprovante de Rendimentos para geração do ano-base 2020 no sistema Folha (Cloud)

O início do ano demarca a retomada das obrigações fiscais pelas empresas públicas e privadas e para alguns, a DIRF 2021 já deve estar em evidência.

No mês de novembro foi liberado a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 1.990, que dispõe sobre a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF 2021) relativa ao ano-calendário de 2020, bem como, a aprovação e utilização do Programa Gerador da Dirf 2021 (PGD DIRF 2021).

Por isso, você que utiliza o Folha (Cloud), informamos que o sistema já está preparado para a execução da rotina de geração e emissão da declaração.

No sistema, você localiza a Geração do arquivo por meio do menu Gerenciador de Scripts > DIRF ou F4 > DIRF:

Já para a emissão do Comprovante de rendimentos, acesse Gerenciador de Relatórios > Comprovante de Rendimentos ou F4 > Comprovante de Rendimentos:

–  IMPORTANTE: Alterações das URLs dos sistemas da área de Pessoal e Recursos Humanos

Informamos que alguns sistemas da área de Pessoal e Recursos Humanos, passarão a ser acessados exclusivamente pelos novos endereços da suíte cloud, composta pelo nome do sistema e o novo domínio, por exemplo folha.betha.cloud, deixando assim, de existirem os antigos endereços.

Segue abaixo a lista dos endereços Antigos, os quais deixarão de existir e a relação dos Novos:

Antigos Novos
https://folha.cloud.betha.com.br/ http://folha.betha.cloud/
https://rh.cloud.betha.com.br/ https://rh.betha.cloud/
https://esocial.cloud.betha.com.br/ https://esocial.betha.cloud/
https://minhafolha.cloud.betha.com.br/ https://minhafolha.betha.cloud/

Vale ressaltar que os sistemas Ponto (Cloud) e Pontual (Cloud), permanecem com os endereços atuais, sendo eles:  https://ponto.betha.cloud/  e https://pontual.betha.cloud/, como também não será alterado o endereço do sistema Pontual Fly, permanecendo http://e-gov.betha.com.br/pontual

Solicitamos que os clientes revisem as listas de páginas favoritas e históricos de navegação caso utilizem estes recursos.

Clique nos links abaixo e confira as dicas que separamos para vocês!

https://support.google.com/chrome/answer/188842?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR

– Alterações nas fórmulas de eventos padrões

Informamos que os eventos 118 – PENSÃO POR MORTE e 189 – PARCELA ISENTA I.R.R.F. MOLÉSTIA GRAVE, tiveram sua fórmula padrão alterada, ajustando a incidência da base de PAISIR para PARCINSENIRRF.

Também foram alteradas as fórmulas dos eventos abaixo para que a incidência de base ocorra na fórmula do evento e não mais na função replicaFeriasNaFolhaMensal().

Acompanhe abaixo e fique por dentro!

75 – HORAS FÉRIAS

77 – 1/3 DAS FÉRIAS

80 – MÉDIA HORAS FÉRIAS

81 – MÉDIA VALOR FÉRIAS

82 – VANTAGENS FÉRIAS

87 – FÉRIAS EM DOBRO

234 – MÉDIA PERCENTUAL FÉRIAS

252 – 1/3 DE FÉRIAS EM DOBRO

Todas as alterações encontram-se no pacote de fórmulas disponível na central de ajuda. Para conferir, clique aqui.  

– Modificações no SEFIP

Comunicamos que no dia 30/12/2020, a Caixa Econômica Federal liberou uma versão atualizada do sistema SEFIP 8.4, que suporta a isenção previdenciária patronal sobre os valores decorrentes de licença maternidade e também sobre os valores recebidos em decorrência de auxílio doença/acidente de até 15 dias. Especialmente, quanto aos afastamentos de até 15 dias decorrentes de auxílio doença/acidente, para o direito à isenção previdenciária patronal é necessário que deles tenha-se originado um afastamento superior a quinze dias pago pelo INSS.

Em relação a estas alterações, o Ministério da Economia publicou dois pareceres que circunstanciam o tema: 

PARECER SEI Nº 18361/2020/ME

PARECER SEI Nº 16120/2020/ME

Desta forma, o MANUAL DA GFIP/SEFIP PARA USUÁRIOS DO SEFIP 8.4 que é mantido pela Caixa Econômica Federal, foi atualizado em Dezembro de 2020 e as alterações relacionadas a estes pareceres foram adicionadas nos itens 4.7.4 e 4.7.5.

Estamos analisando os impactos destas alterações com prioridade, mas é necessário comunicar que devido a Caixa Econômica Federal ter feito os ajustes no sistema SEFIP e no Manual somente no final do mês de Dezembro/2020, não nos restou tempo hábil para prover estas alterações aos clientes, em tempo de utilizar na geração da SEFIP deste mesmo mês.

Diante disso, trazemos aos clientes dos sistemas de Folha Desktop e Folha Cloud, orientações paliativas para o contorno da situação(recomendamos o uso da opção 1):

Opção 1: Para os clientes que provisoriamente optarem por continuar entregando a SEFIP com a incidência patronal previdenciária sobre as verbas mencionadas acima, podem manter o fechamento e entrega normal do SEFIP como fizeram nas competências anteriores. Posteriormente, assim que disponibilizarmos os ajustes necessários na rotina de geração da GFIP/SEFIP e também nos demais relatórios impactados, o cliente poderá providenciar uma retificadora da SEFIP e recuperar o valor recolhido a maior com uma compensação em competência futura.

Opção 2: Para os clientes que optarem pela entrega da GFIP/SEFIP de Dezembro de 2020, já com a suspensão da incidência patronal previdenciária sobre as verbas mencionadas acima, recomendamos a utilização da versão atualizado do SEFIP 8.4 disponibilizada no portal da Caixa Econômica Federal, seguir as orientações do MANUAL DA GFIP/SEFIP PARA USUÁRIOS DO SEFIP 8.4, em relação aos itens 4.7.4 e 4.7.5 e realizar os ajustes das informações diretamente na aplicação do SEFIP. É importante lembrar aos clientes que optarem por essa alternativa, que os relatórios abaixo não estarão fechando com os ajustes que foram realizados manualmente na aplicação do SEFIP.

– Relatório de Encargos do INSS e FGTS

– Guia do INSS

– Relatório de Integração Contábil

– Integração com a Contabilidade