– Disponibilização do cálculo e consulta da média valor atualizada

Informamos que foi disponibilizado a possibilidade de atualização dos valores referentes à Média valor de Décimo Terceiro, Férias(inclusive rescisórias), Abono e Aviso Prévio por meio do salário mínimo, salário contratual e nível salarial. 

Os valores passam a ser calculados conforme definição do Evento de composição, na Configuração de médias e vantagens, acessível pelo menu Configurando > Cálculo > Médias e vantagens.  

Agora, quando eu seleciono o tipo Média Valor e informo os eventos de composição desta média, foi disponibilizado o campo Atualizar?, com as opções de preenchimento detalhadas abaixo:

  • Vazio: o valor original do evento calculado será utilizado, não haverá atualização de valores.
  • Salário Mínimo: o valor do evento será atualizado conforme o salário mínimo vigente. Caso houver lançamento na manutenção de estabelecimento de um novo salário mínimo, este valor será utilizado para atualizar o valor do evento.
  • Salário Contratual: o valor do evento será atualizado conforme o salário contratual da matrícula vigente. Caso o salário da matrícula tenha sido modificado, este valor será utilizado para atualizar o valor do evento.
  • Nível Salarial: o valor do evento será atualizado conforme o nível salarial informado. Esta opção, diferente das outras, habilita o campo Nível para ser informado o nível e exibe o valor atual deste nível selecionado, o qual será utilizado para atualizar o valor do evento. Como nos casos acima, atualizará quando houver uma modificação do valor base do nível (sendo o campo Valor do nível salarial, do cadastro de níveis).

Os valores passam a ser calculados conforme definição do Evento de composição e podem ser conferidos, com detalhes, na Gestão de médias e vantagens, basta pesquisar por uma Matrícula, informe o Ano do processamento, Tipo de processamento, clique em Mais detalhes > Visualizar detalhes do evento.

 Abrindo a consulta, no quadro Configuração da média/vantagem, é apresentado o campo Atualiza valor, com a opção selecionada, neste exemplo, é o Nível Salarial. Neste campo é detalhado ao usuário como o evento é atualizado pelo nível salarial, veja:

Gostou? Ainda tem mais!

É possível ver pelo ícone  de Informação, a Fórmula de cálculo utilizada, exemplo da competência 07/2020, ao clicar sobre o ícone ele mostra como aquele valor foi atualizado, veja:

Neste exemplo o sistema buscou o valor original calculado, multiplicando pelo valor do nível salarial em que o cálculo da média foi executado e dividiu este valor calculado pelo valor do nível salarial que estava válido na competência em que o evento foi encontrado, gerando o valor atualizado.

Vale lembrar que quando tenho os valores atualizados, ele usa estes valores combinados com as demais configurações da média valor: 

  • Período de cálculo: quando os valores serão buscados; 
  • Abrangência: como estes valores são buscados. Aqui, por exemplo, é possível definir se é somado todos os valores (no caso, todo o período de cálculo, que normalmente é 11 ou 12 meses) ou usar apenas os valores dos meses que  teve o cálculo daquele evento de composição (no caso, se tenho em 3 meses, por exemplo, são esses 3 que vou considerar); 
  • Valor: o valor final encontrado conforme as regras definidas de período, abrangência e os valores atualizados. 

– Disponibilização da natureza Cadastro de Matrículas para emissão de relatórios na Listagem de matrículas

Pensando em atender a necessidade de emitir relatórios, a partir da listagem de matrículas, informamos que desenvolvemos a natureza para vincular nos relatórios com a descrição Cadastro de Matrículas. Ao vincular essa natureza ao relatório, o mesmo passa a ser demonstrado na listagem de modelos para emissão na listagem de matrículas. O modelo de relatório considera como base, o resultado do filtro aplicado na Listagem de matrículas.

Para conferir acesse Administrando > Pessoas > Matrículas, aplique o filtro desejado e clique em Imprimir > Emitir relatórios, veja:

Vale ressaltar que no campo Modelo, serão apresentados os relatórios desenvolvidos onde a natureza mencionada acima, foi informada na criação do artefato, conforme apresentado abaixo: 

– Possibilidade de realizar o cálculo  13º  de adiantamento para matrículas reintegradas

Informamos que foi disponibilizado o Cálculo de 13º para matrículas reintegradas, ajustando a remodelagem do período de décimo terceiro para estas matrículas.

Para melhor exemplificar, no exemplo abaixo, temos uma Matrícula com Afastamento Data final, veja:

Na Gestão de pagamentos por meio da aba Consulta de cálculos, é apresentado o cálculo do Décimo Terceiro Salário (Adiantamento), veja: 

Na Gestão do período aquisitivo a Situação do Período após o cálculo de adiantamento, é atualizada, conforme apresentado abaixo:

–  Inclusão dos dados referentes aos Planos de Previdenciários em fonte de dados

Informamos que foi realizada a inclusão dos dados referentes aos Planos de Previdenciários nas fontes de dados Dados.pessoal.v1.matriculas.busca e Dados.pessoal.v2.matriculas.busca. Veja!

– Disponibilização do cálculo de uma folha Complementar sem ter uma integral paga

Buscando atender a necessidade de nossos usuários, a rotina de Cálculo Mensal (Complementar) foi ajustada, anteriormente para ter uma folha mensal complementar, era necessário ter uma folha integral calculada.

Agora, o sistema Folha (Cloud), passou a permitir Cálculo Mensal (Complementar), sem haver necessidade de existir uma mensal integral calculada, conforme apresentado abaixo:

Vale ressaltar que para o cálculo de Rescisão, ainda é necessário haver um cálculo integral.

– Ajustes nas Fontes de dados de relatórios para a versão 2(v2)

Conforme comunicado enviado, as Fontes de dados da versão 1 (v1), utilizadas atualmente nos artefatos do produto Folha, não respeitam o mapeamento de campos nos scripts e artefatos, onde, nesse caso, retornam sempre todos os campos na execução. Isso faz com que o volume de dados retornado nas fontes seja muito alto, onde em alguns casos acaba gerando problemas de indisponibilidade na execução do artefato.

Pensando em otimizar este cenário, desenvolvemos as mesmas fontes na versão 2(v2), e agora alguns relatórios foram ajustados com essas fontes, segue abaixo a relação: 

  • Relatório de Relação de Cargos
  • Relatório de Pessoas Físicas
  • Relatório de Aniversariantes
  • Relatório de Eventos Lançados em Variáveis
  • Relatório de Férias
  • Relatório do Retorno da Qualificação Cadastral
  • Relatório de Salário de Contribuição – Modelo Federal
  • Relatório de Resumo da Folha por Funcionário
  • Relatório de Rescisões
  • Relatório de Requerimentos e Solicitações de Benefício por Incapacidade
  • Relatório de Recibo de Férias
  • Relatório de Provisões – Modelo Resumido
  • Relatório da Guia de IRRF – DARF
  • Relatório de Aviso de Férias
  • Relatório de Escala de Férias
  • Relatório de Funcionários – Forma de Pagamento
  • Relatório de Movimentação de Pessoal
  • Relatório de Movimentos por Funcionários
  • Relatório da Ficha Cadastral
  • Relatório TQRCT – Termo de Quitação do Contrato de Trabalho
  • Relatório Encargos de IRRF
  • Relatório do TRCT – Termo de Rescisão de Contrato de Trabalho
  • Relação dos Salários de Contribuição
  • Relatório de Período Aquisitivo de féria
  • Certidão de Tempo de Contribuição
  • Relatório do SISOBI – Sistema de Controle de Óbitos
  • Relatório de Alterações de Cargos
  • Relatório de Alterações Salariais
  • Ficha Financeira
  • Relatório da Guia de INSS – GPS
  • Relatório de Encargos INSS – FGTS
  • Relatório de Extrato Mensal da Folha
  • Relatório de Funcionários
  • Relatório de Líquidos da Folha
  • Relatório de Movimentos por Eventos
  • Relatório de Recibo de Pagamento
  • Relatório de Recibo de Rescisão – Portaria 302/2002
  • Relatório de Resumo Mensal da Folha
  • Relatório de Resumo Mensal da Folha – Integração Contábil
  • Relatório de Matrículas – Modelo da Listagem do Cadastro

– Ajustado a rotina de cálculo de folha para que não gere mais lock no banco para matrículas e outras rotinas

Informamos que foi ajustado o processo de controle e alteração de matrículas, sejam elas por diferentes ações no sistema, de modo que seja possível realizar ações em simultâneo sempre que possível. Nos casos em que ocorrerem ações que conflitem, o sistema sinaliza ao usuário pelos logs de execução.

–  Ajuste no Cálculo da folha

Informamos que a Execução do cálculo foi alterada, passando a bloquear a entrada de múltiplos cálculos com os mesmos parâmetros na fila, bem como, adicionado mensagem de confirmação para o usuário quando o cálculo for executado sem parâmetros, conforme apresentado abaixo: 

Essa alteração tem por objetivo evitar que uma matrícula seja enviada mais de uma vez para o cálculo sem que o último cálculo da mesma tenha sido finalizado.

Ao enviar um novo cálculo que contenha matrículas que já estejam na fila para calcular, o sistema ignora o segundo cálculo da matrícula e informa no log de execução,  que a matrícula foi ignorada, pois, já existe uma solicitação de cálculo para a mesma matrícula em andamento. Veja:

– Ajuste na rotina de exclusão de cálculo de folha

Informamos que foi ajustada a rotina de Exclusão de cálculo de folha para que a mesma seja feita de forma mais efetiva. Particionamos as exclusões em 5 registros por lote de exclusão, até que todas as folhas sejam removidas. Sendo assim, conforme os lotes de 5 folhas são finalizados, o resultado das exclusões já são apresentados na listagem da consulta de cálculo.

–  Inclusão do campo adicional no cadastro de eventos para geração do SIOPE

Informamos que agora, disponibilizamos a possibilidade de criar Campos Adicionais  e disponibiliza-los no cadastro de Eventos para geração do SIOPE (Sistema de informações Sobre Orçamento Público em Educação). 

Para conferir acesse Utilitários > Campos Adicionais.