– Permitir agrupar as gerações da integração contábil por entidade contábil

Informamos que foram disponibilizadas melhorias na integração Contábil, acessível pelo menu Executando > Integrações entre sistemas > Contábil. Segue abaixo detalhamento das implementações.

Incluído na listagem da integração contábil o nome da entidade contábil que o envio foi realizado:

Agrupamento dos envios por entidade contábil:

Possibilidade de excluir um ou mais envios da entidade contábil:

– Melhoria no desempenho de relatórios

Visando otimizar o tempo de emissão dos relatórios da Guia de INSS, Encargos INSS FGTS e Recibo de Pagamento, informamos que agora, eles foram atualizados com a execução das fontes padrão V2.

– Inclusão de novos campos na listagem de matrículas e possibilidade de ordenação de colunas

Informamos que foram inseridos novos campos na listagem de Matrículas, bem como, a opção Definir colunas, a qual possibilita ao usuário definir quais colunas serão apresentadas na listagem.

Para conferir acesse Administrando > Pessoas > Matrículas e aproveite todas as possibilidades oferecidas! 

–  Ajustes no relatório de Ficha financeira

Informamos que o relatório de Ficha financeira foi aprimorado, possibilitando filtrar por Ano do Início do Período, Ano Final do Período e Matrícula(s), bem como, apresentar o valor de referência dos eventos. Para conferir acesse  Gerenciador de relatórios >  Ficha financeira:

– Disponibilização da configuração da média percentual

Informamos que foi disponibilizado no cadastro de Médias e Vantagens a possibilidade de configurar a Média percentual. Para conferir acesse Configurando > Cálculo > Médias e Vantagens

– Disponibilização do cálculo das médias percentuais

Informamos que disponibilizamos o Cálculo de médias percentuais, considerando a configuração estabelecida, com suas bases, períodos e valores – para os eventos de décimo terceiro (adiantado e integral), abono, aviso prévio, férias, férias proporcionais e férias vencidas. Veja: 

Para proceder com o uso, basta acessar a funcionalidade de médias e vantagens e configurar os respectivos eventos. Sugerimos que, antes do primeiro uso, sejam atualizadas as fórmulas de eventos correspondentes no último pacote de fórmulas existente na Central de Ajuda.

– Disponibilizada a consulta da média percentual

Agora, é possível realizar a consulta das informações calculadas pelas médias percentuais por meio da funcionalidade Gestão de médias e vantagens, acessível pelo menu Executando > Médias e vantagens > Gestão de médias e vantagens,  verificando o detalhamento dos valores e base de cálculo utilizada, veja:

– Possibilidade de lançar variáveis para matrículas reintegradas

Informamos que agora é possível realizar Lançamentos de variáveis após a data de rescisão do colaborador, quando a matrícula possuir reintegração, independentemente da competência da reintegração.

Para conferir acesse Executando > Folha de pagamento > Gestão de pagamentos > Lançamento de variáveis:

– Ajuste na integração contábil de eventos da folha para considerar os eventos de réplica referente a Contribuição Previdenciária

Informamos que foi ajustado o relatório de Integração contábil e o script de Integração de eventos para considerar os eventos 902, 905, 906, 907, 908 e os novos eventos criados, sendo eles:

  • 909 – ABATIMENTO I.N.S.S. PAGO EM FÉRIAS;
  • 910 – ABATIMENTO I.P.E.S.C. PAGO EM FÉRIAS;
  • 911 – ABATIMENTO FUNDO ASSISTÊNCIA PAGO EM FÉRIAS;
  • 912 – ABATIMENTO FUNDO PREVIDÊNCIA PAGO EM FÉRIAS;
  • 913 – ABATIMENTO FUNDO FINANCEIRO PAGO EM FÉRIAS;
  • 914 – VALOR DE PREVIDÊNCIA PROPORCIONAL RETIDO NAS FÉRIAS.

Exemplo:

Como a contribuição previdenciária de férias em alguns casos pode ocorrer de forma proporcional em mais de uma competência, o valor de Contribuição Previdenciária de Férias calculado no processamento Férias não pode ser considerado como retenção de Contribuição Previdenciária, pois o mesmo contém a Contribuição Previdenciária integral das férias.

Sendo assim, o valor correto a ser enviado para o Contábil como retenção da Contribuição Previdenciária estará contido nos eventos 902, 905, 906, 907 e 908. Contudo, se enviarmos somente esses eventos para a integração contábil com o empenho mensal, o valor do empenho irá ficar menor. Nesse caso, foi necessário criar os eventos 909, 910, 911, 912 e 913 para somar no empenho bruto, de modo a anular esses valores no empenho mensal, e reter as contribuições previdenciárias corretamente.

O evento 914 foi criado para demonstrar na consulta de cálculo e no relatório de resumo mensal – integração contábil o valor que será ou que já foi retido na outra competência que compreende o período de gozo de férias.

– Disponibilização de novo parâmetro no Relatório de Movimentos por Eventos

Informamos que foi disponibilizado um novo parâmetro  no Relatório de Movimentos por Eventos, possibilitando agora, filtrar por Situações das matrículas de forma histórica, considerando sempre o último dia da competência gerada.

Para conferir acesse Gerenciador de relatórios > Relatório de Movimentos por Eventos:

– Disponibilizado o cálculo de devolução de INSS na folha dos processamentos mensal e rescisão complementar

Informamos que foi ajustado a fórmula padrão do evento 217 – Devolução de INSS para permitir o cálculo de devolução de INSS na folha dos processamentos mensal e rescisão complementar.

– Alteração da fórmula padrão do evento 77 – ⅓ das Férias

Informamos que a fórmula padrão do evento 77 – ⅓ das férias, foi atualizada, a qual deve ser avaliada e incluída nas entidades. Segue abaixo detalhamento:

  • O trecho que verificava o pagamento de 1/3 integral das férias, estava sendo considerado na provisão de férias, gerando assim um ajuste positivo desnecessário, por este motivo, a fórmula foi alterada.

As alterações encontram-se no pacote de fórmulas disponibilizado no dia 18 de Maio de 2021 na Central de Ajuda. Para conferir, clique aqui.