
- Versão 6.1.36
1. Disponibilização do Radar eSocial
Você está se preparando para o eSocial?
Na Versão 6.1.36-020 liberamos o Radar eSocial, um local no sistema que de forma intuitiva une as informações enviadas ao eSocial (Cloud) e apresenta se as mesmas possuem inconsistências ou alertas, sendo que pelo próprio ícone de atalho você já sabe o status dos envios, pois ele é sinalizado com as cores verde (quando não existem alertas ou inconsistências), amarela (quando existem informações que devem ser revisadas) ou vermelha (quando as informações estão inconsistentes), veja:
Aaah e ainda tem muito mais! Ao passar o mouse no ícone você visualiza quando foi a última atualização e ao clicá-lo você pode acessar os seguintes conteúdos:
Se o usuário do sistema possuir um usuário ativo no eSocial (Cloud), ao clicar em Domínios inconsistentes, Eventos inconsistentes ou Eventos aguardando envio, o usuário já é direcionado para a página do eSocial (Cloud) onde pode visualizar detalhadamente todas as informações.
Já quando o clique ocorre em Domínios pendentes de envio o usuário será redirecionado para a tela do sistema onde visualiza todos os domínios que estão pendentes de envio.
Caso a entidade ainda não utilize o eSocial (Cloud) o ícone do Radar eSocial ficará desabilitado.
Aproveite mais essa facilidade do sistema, arrume sua base e fique pronto para o eSocial!
2. Disponibilizada a Rais 2018
A partir da Versão 6.1.36-020 disponibilizamos a Relação Anual de Informações Sociais – Rais referente ao ano de 2018, acesse Relatórios > Anuais > RAIS > Arquivo e faça sua declaração.
3. Disponibilização da Sincronização dos históricos de pessoas de dependentes dos funcionários
A partir da Versão 6.1.36-020 em Parâmetros > guia eSocial acrescentamos o parâmetro Sincronizar históricos de pessoas de dependentes dos funcionários, quando ele é habilitado faz com que o sistema unifique as informações dos dependentes da pessoa e dependentes do funcionário e as armazene no histórico de pessoas, para que posteriormente sejam enviadas ao eSocial.
4. Interação do sistema Folha (Desktop) com o sistema Contabilidade (Cloud)
A partir da Versão 6.1.36-012 do Folha (Desktop) o sistema passa a interagir com o Contábil (Cloud), assim, para ativar este processo, você deve acessar Controle > Parâmetros > guia Cadastros e selecionar com qual sistema será realizada a interação contábil, se com o SAPO Desktopou Contábil Cloud, veja a imagem:
Se você utiliza o Contabilidade (Cloud), após realizada a parametrização é necessário informar alguns dados da interação, para isso acesse Arquivos > Integração Contábil > Configuração de integração para o Contábil Cloud.
A interação com o Contabilidade (Cloud) facilitou a geração do Relatório de Integração Contábil, pois algumas informações são apresentadas automaticamente, veja:
E para que não haja equívocos na hora de realizar a interação com a contabilidade, na tela Integração com a contabilidade, informamos qual sistema o Folha (Desktop) está interagindo, veja:
5. IMPORTANTE: Função reservada PORULTIMO() no Folha (Desktop)
Você sabia que a função reservada PORULTIMO() utilizada em fórmulas, fará com que o evento seja calculado depois de todos os outros eventos? Assim, o bloco de comandos após a função será ignorado completamente, ficando somente para o final.
Percebemos que alguns clientes estão utilizando a função PORULTIMO() de forma equivocada, o que pode acarretar em problemas no resultado final do cálculo. Deste modo, deve-se atentar para as seguintes regras de utilização da fórmula:
- A variável reservada VLRCALC não deve ser usada na fórmula antes da função reservada PORULTIMO();
- A função reservada PORULTIMO() não pode ser utilizada na mesma fórmula que utiliza a função reservada MONTABASE().
Dessa forma, para evitar a criação de novas fórmulas no sistema de maneira incorreta, o mesmo mostrará uma advertência indicando qual das duas regras está sendo violada, bloqueando a criação da fórmula, veja:
Salientamos que estas validações serão executadas inclusive em trechos comentados da fórmula, tanto em um comentário de linha, como em um bloco de comentário, e também que a função PORULTIMO() deve ser utilizada somente quando existe a necessidade de buscar os totalizadores da folha de pagamento, não devendo ser utilizada para solução de problemas com ordem de cálculo e dependências de fórmulas. E ainda, os eventos com fórmulas específicas já existentes no sistema não serão alterados e devem ser verificados!
Veja agora, exemplos de onde a função deve ser utilizada:
- Estouro do mês
Neste evento precisamos do total de proventos e de descontos que foram calculados na folha, para verificar se os descontos são maiores do que os proventos e então lançar esta diferença como estouro do mês. - Adiantamento de férias
Este evento tem por função adiantar o valor líquido das férias e para isso calcula a diferença entre os proventos e os descontos. Logo, ambos os eventos precisam estar no final da fila de execução, com os valores de todos os outros eventos de desconto/provento já calculados. Por boa prática, quando o evento necessitar do uso da função reservada PORULTIMO() ela deve ser colocada no início da fórmula.
6. Possibilitar a escolha de quais dados serão enviados ao eSocial (Cloud)
A partir desta entrega é possível parametrizar quais dados serão enviados para as tabelas iniciais do eSocial, dessa forma, foi criado o campo Enviar eSocial nos seguintes cadastros:
Horários Ponto;
Cargos;
Quadro de Cargos;
Funcionários;
Ambientes de trabalho;
Autônomos.
7. Adequações do sistema para atendimento do eSocial nos seguintes cadastros:
7.1 Cadastro de Eventos
Na tela eSocial do Cadastro de Eventos, atualizamos as opções dos campos Incidência Previd, Incidência FGTS, Incidência IRRF, Incidência contr. sindical e criamos os campos Incidência de RPPS e Rubrica do eSocial para atender ao NDE 02.2018 – Anexo I do eSocial.
7.2 Cadastro de Funcionários
Para atender ao eSocial, mudamos o campo Limite da jornada parcial, que ficava na guia Profissionais 3 para o Cadastro de Horário do Ponto e adicionamos o campo Recebido por Cessão que é habilitado quando o funcionário é recebido por cessão.
7.3 Cadastro de Horário do Ponto
A partir de agora é possível informar a duração de intervalo para horários variáveis no Cadastro de Horário do Ponto, para isso, criamos o campo Duração do intervalo variável na tela Horários.
7.4 Cadastro de Sindicatos
Com essa atualização criamos os campos Tipo de contribuição sindical e Valor da contribuição e o cadastro passa a ser histórico.
7.5 Cadastro de Autônomo
Atendendo às exigências do eSocial para os autônomos, criamos os campos Natureza da atividade, na guia Autônomos e Quantidade de dias na guia Serviços do Cadastro de Autônomos.
7.6 Cadastro de Afastamentos
Adequamos o Cadastro de Afastamentos para que seja possível realizar a alteração do Tipo de Afastamento de Auxílio doença para Acidente de trabalho, ou vice e versa. Além disso, atualizamos os tipos de afastamentos de acordo com as novas classificações do eSocial.
Ainda, agora o sistema apresenta uma mensagem ao usuário para informar sobre a necessidade de recalcular a folha ao alterar um afastamento.
7.7 Cadastro de Motivos de Alterações de Cargos
No Cadastro de Motivos de Alterações de Cargos criamos o campo Motivo para atender ao arquivo S2200 do eSocial, sendo possível informar os seguintes motivos:
1 – Promoção;
2 – Readaptação;
3 – Aproveitamento;
8 – Outros;
9 – Não alterado.
7.8 Cadastros de Motivos de Rescisões e Motivos de Aposentadorias
Para atender ao evento S229 – Motivos de desligamento, adequamos os cadastros de Motivos de Rescisões e de Aposentadorias para que passem a exibir o campo Categoria eSocial com as opções disponibilizadas pelo eSocial.
7.9 Cadastro de Vínculos Empregatícios
Para atender as exigências do eSocial, agora é possível alterar as informações do vínculo empregatício quando o parâmetro Controle de obrigatoriedades estiver desmarcado.
7.10 Cadastro de Períodos de Trabalho
A partir de agora, habilitamos para o Folha (Desktop) o Cadastro de Períodos de Trabalho, Arquivos > Quadros de Trabalho > Períodos de Trabalho, que antes era disponível apenas no Ponto (Desktop).
7.11 Cadastro de Turmas
A partir de agora, habilitamos para o Folha (Desktop) o Cadastro de Turmas, Arquivos > Quadros de Trabalho > Turmas, que antes era disponível apenas no Ponto (Desktop) e acrescentamos no Cadastro de Turmas os campos Média horas semanais e Limite da jornada parcial.
7.12 Cadastro de Entidades
A partir de agora é possível que o usuário defina qual entidade enviará dados para o eSocial. Para isso, basta habilitar o campo Envia dados da Entidade para o esocial Cloud, na guia Entidade.