Disponibilização de novas classificações de eventos da folha

Atualizamos o sistema para trazer as novas classificações de eventos abaixo:

  • Abono pecuniário (95);
  • Férias adiantadas (provento) (96);
  • Adiantamento de férias (desconto) (97);
  • Média/vantagem abono pecuniário (98).

Por meio desta liberação, executamos uma atualização nos eventos que faz o tratamento buscando eventos de ABONO PECUNIÁRIO, FÉRIAS ADIANTADAS, ADIANTAMENTO DE FÉRIAS, MÉDIA HORAS ABONO PECUNIÁRIO, MÉDIA VALOR ABONO PECUNIÁRIO, VANTAGENS ABONO PECUNIÁRIO para colocar as devidas classificações neles. A busca é feita procurando os eventos que tem exatamente esse nome ou ainda que tenham sua fórmula igual a fórmula padrão destes eventos, veja um exemplo:

Atenção! Caso você tenha eventos de abono pecuniário ou de suas médias e vantagens, assim como de férias adiantadas ou adiantamento de férias, que possuam nomes diferentes e que a sua fórmula é personalizada, favor acessar o Cadastro de Eventos e ajustar a classificação destes eventos.

Isto é muito importante para o correto funcionamento do cálculo de férias segundo as regras do e-Social.

Atualização do Arqjob de Reintegração

Ajustamos o arqjob de integração com o eSocial Cloud para gerar os funcionários que têm rescisão reintegrada, onde a data informada no campo Data de reintegração for maior que a data da carga inicial (fase 2)

Observação: essa regra busca contemplar os funcionários reintegrados depois da data de carga inicial (fase 2), para situações em que o cliente estiver fazendo carga inicial em meses posteriores à data de carga inicial.

Disponibilização do domínio de Admissão Preliminar

Disponibilizamos o domínio de Admissão Preliminar dos funcionários que irá gerar apenas o registro histórico correspondente à data de admissão, para isso irá considerar apenas as admissões posteriores ao início da fase 2 (22/11/2021), que tem marcado no cadastro de funcionários, o campo Gerar registro preliminar no eSocial.

Disponibilização do Arqjob de Desligamento

Liberamos o arqjob de Desligamento para a integração com o eSocial Cloud, para a geração das informações de desligamento ao eSocial, é necessário configurar o campo “Motivo de desligamento do Servidor” no quadro eSocial, na tela Cadastro de Motivos de desligamentos.

– Atualização da remodelagem do período aquisitivo de férias

Ajustamos a rotina de Reintegração para disparar a remodelagem de período aquisitivo para o funcionário que está sendo reintegrado, da seguinte forma:

  • A data de cancelamento do período aquisitivo mais atual quitado na rescisão seja modificada para o dia que antecede a data informada no campo “Pagamento a partir de” e que um novo período aquisitivo seja aberto, tendo como data de início a data informada no campo “Pagamento a partir de”.

– Controle de exclusão de registros para o eSocial

Agora, quando excluído algum registro dos cadastros abaixo, essas informações excluídas serão registradas também no eSocial, quando realizada a integração.

  • Cadastro de histórico de entidades;
  • Cadastro/histórico de Eventos;
  • Cadastro/histórico de pessoas;
  • Cadastro/histórico de Funcionários;
  • Cadastro/histórico de Beneficiários.

Ajustado o cálculo dos aposentados e pensionistas para o eSocial

Atualizamos o cálculo dos aposentados e pensionistas no caso de suspensão ou cessação do benefício que irá se comportar de acordo com a informação constante no Cadastro de Suspensão e Cessação, de forma que o cálculo será cancelado quando houver uma suspensão ou cessação. 

Atualização do arqjob de integração com eSocial cloud – Afastamento temporário

A partir de agora o sistema irá enviar os afastamentos temporários para o eSocial, sendo que estes afastamentos serão enviados com base no cadastro de Tipo de Afastamento – Classificação eSocial. 

Exceção para os afastamentos decorrentes de aposentadoria por invalidez de trabalhador celetista e afastamento por férias, que estes serão gerados respectivamente a partir do cadastro da rescisão por aposentadoria por invalidez e do cálculo de férias.

Atualização no Cadastro de Afastamentos para atendimento do eSocial

Em cumprimento a uma exigência do eSocial, ajustamos o Cadastro de Afastamentos, para que quando cadastrado um afastamento com a classificação eSocial for “10 Afastamento/licença de servidor público prevista em estatuto, com remuneração”, o sistema realize a validação para impedir a gravação do afastamento com informação nula no campo “Último dia de afastamento”.

– Ajuste no Cadastro de Funcionários


Disponibilizamos o campo chamado “Recebe abono permanência” com as opções Sim/Não no Cadastro de Histórico de Funcionários.

– Ajuste na geração do Arqjob de integração de funcionários

Atualizamos o arqjob para gerar a informação correspondente ao histórico mais atual e menor ou igual ao último dia da fase 2 do eSocial.

– Ajuste na geração de pendências de funcionários para integração com o eSocial Cloud

Para funcionários:

Atualizamos a rotina de geração de pendências de funcionários, de forma que o cálculo irá gerar pendência para funcionários, quando o funcionário tem rescisão onde a data de desligamento é menor que a data de início da fase 2 (21/11/2021) e executa um cálculo com data de pagamento maior ou igual a data inicial da fase 3 (22/08/2022).

Para Conselheiros Tutelares – autônomos:

Ajustamos a rotina de controle de pendências para os conselheiros tutelares (Cadastro de autônomos), de forma que a partir de agora o lançamento de valor na guia “Serviço” só gera pendência, quando o valor lançado no mês, for diferente do valor do mês imediatamente anterior.

– Ajuste no Cadastro de Turmas para o eSocial

Atualizamos o Cadastro de Turmas, na guia Geral, onde o campo Limite da jornada parcial passa a ter as seguintes opções:

  • Não é contrato em tempo parcial;
  • Limitado a 25 horas semanais;
  • Limitado a 26 horas semanais;
  • Limitado a 30 horas semanais.

– Atualização do Cálculo de Rescisão Individual

Ajustamos o comportamento da guia Aposentado pelo RPPS, da tela de  o Cálculo de Rescisão Individual, de forma que para a rescisão extingue com uma aposentadoria, nesta guia seja permitido informar apenas  os campos “Motivo da cessação” e “CNPJ sucessor”.

A rescisão que põe fim à aposentadoria, é aquela feita para um servidor aposentado (que já tem uma rescisão, não reintegrada e com continuidade de vínculo) e que também possui uma nova rescisão feita para esse servidor e nessa nova rescisão, no campo “Motivo do desligamento” foi utilizado uma alternativa que carrega consigo a opção “Morte” ou “Cessação eSocial” no campo Tipo de rescisão.

Ainda, atualizamos o campo Tipo de benefício da guia Cadastro, no quadro “Aposentado pelo RPPS”, que irá apresentar as opções de acordo com o layout do eSocial.