Adicionadas novas modalidades no porte de empresa

Conforme definido pela Receita Federal, foram adicionadas duas novas modalidades no porte da empresa, são elas:

  • Eireli
  • Demais

Elas estão disponíveis nas seguintes funcionalidades do sistema Livro Eletrônico:

  • Módulo Fiscal > Cadastro de Pessoas
  • Módulo Fiscal > Liberação de Acesso 
  • Módulo Contribuinte > Dados do Contribuinte
  • Módulo Contribuinte > Tomadores e Prestadores
  • Módulo Contribuinte > Declaração de Documentos
  • Módulo Contribuinte > Taxas Especiai

Disponibilizada funcionalidade para identificação dos erros de integração e reenvio das guias para os sistemas Cloud

Agora, foi disponibilizada uma funcionalidade no sistema Livro Eletrônico, que permite analisar a origem dos possíveis erros de integração dos serviços enviados do Livro Eletrônico para os sistemas Cloud, dessa forma, temos um facilitador para conseguir identificar o problema de forma rápida e eficaz.

No módulo contribuinte essa funcionalidade vai estar disponível na própria guia que não foi integrada conforme nos exemplifica a imagem abaixo, a guia irá apresentar uma falha na integração com o sistema tributário e será exibida uma mensagem ao usuário informando o erro, possibilitando assim o reenvio da guia de pagamento ao sistema Tributos (Cloud) por meio da opção  Reenviar guias:

Já no módulo fiscal, essa funcionalidade está disponível por meio do menu Processos > Reenviar guias Tributos Cloud.

O sistema irá permitir realizar a busca dos registros que não foram enviados ao Tributos (Cloud) por meio dos filtros Contribuintes, Exercício, Competência, Status que possui a opção não analisado, erro no reenvio ou ambos e Mensagem de erro

Após você filtrar conforme sua necessidade, você tem a opção de selecionar todas as guias ou cada uma delas da relação listada e realizar o reenvio das mesmas clicando em Processar selecionadas.

Implementada mensagem de alerta no módulo contribuinte para indicar se o econômico está baixado ou suspenso

Visando a otimização das informações e a praticidade na sua rotina diária, agora, através do módulo contribuinte, você será avisado por meio de uma mensagem na tela inicial se o contribuinte que você está acessando encontra-se com a situação  baixado ou suspenso:

Vale ressaltar que o sistema irá considerar a movimentação de baixa de atividade que é inserida por meio do menu Opções > Dados do Contribuinte > Movimentações para exibição da mensagem.

Possibilidade ao fisco de comparação entre o valor arrecadado e o valor declarado do ISS

Agora, você consegue realizar a comparação entre o valor arrecadado e o valor declarado do ISS por meio de um novo relatório que foi disponibilizado no sistema.

Você consegue acessar o relatório por meio do menu Relatórios > Movimentações Financeiras > Arrecadações e Lançamentos de ISS.

Na tela você pode selecionar um Modelo de relatório personalizado ou padrão e deve ser informado o período por meio do exercício inicial e exercício final, o regime tributário da empresa, selecionando a opção Simples Nacional com o fim de informar se deve ser emitido um relatório comparativo com todas as empresas cadastradas no Município, somente com as empresas optantes do Simples Nacional ou ainda, com as empresas que não são optantes do Simples Nacional e por fim, deve selecionar se o gráfico por competência será emitido de forma geral em barra ou de forma individual em linha.

No presente relatório serão demonstradas as seguintes informações:

  • O valor arrecadado de ISS por competência no respectivo exercício; 
  • O valor declarado de ISS por competência no respectivo exercício; 
  • O totalizador do valor arrecadado no exercício; 
  • O totalizador do valor declarado do ISS do exercício;
  • A média do valor arrecadado no exercício; 
  • A média do valor declarado no exercício; 
  • O comparativo da evolução da arrecadação do exercício atual com os anteriores;
  • O comparativo da evolução da apuração do exercício atual com os anteriores.

Esse acompanhamento será feito por meio de dois gráficos, conforme nos mostra o exemplo a seguir, o primeiro é referente a uma comparação anual:

Já o segundo gráfico é visualizado de acordo com a competência do ISS lançado e arrecadado, podendo ser visualizado por meio de duas opções: Geral em barras ou Individual em linhas, observe o exemplo dos dois modelos, respectivamente:

Disponibilizada nova cobrança registrada

Visando maior praticidade ao usuário, foi implementado no sistema Livro Eletrônico o registro de boletos para o Banco Bradesco, onde o boleto é registrado no momento da emissão da guia.

Atualmente, o contribuinte realiza a emissão da guia no Livro Eletrônico e essa guia é enviada ao Tributos para efetivar o registro da mesma e possibilitar o pagamento da  guia, entretanto, com essa melhoria o boleto é enviado para o Tributos com o seu registro bancário efetivado.

Disponibilizado Relatório de Arrecadações de ISS

A partir da versão 02.0.20-102, do Livro Eletrônico, você conta com a seguinte melhoria. Confira!

Agora, o sistema Livro Eletrônico permite que o usuário acesse por meio do Módulo Fiscal o menu Relatórios > Movimentação financeira > Arrecadações de ISS e realize a emissão de um relatório  que demonstre a movimentação do valor arrecadado do ISS do Município, essa informação deve ser exibida por competência de acordo com o respectivo exercício selecionado.

Na tela você pode selecionar um Modelo de relatório personalizado ou padrão e deve ser informado o período por meio do exercício inicial e exercício final. Você também pode filtrar de acordo com o regime tributário da empresa, selecionando a opção Simples Nacional com o fim de informar se deve ser emitido um relatório com todas as empresas cadastradas no Município, somente com as empresas optantes do Simples Nacional ou ainda, com as empresas que não são optantes do Simples Nacional. 

Ao emitir o relatório será apresentado as informações por meio de uma comparação mensal de arrecadação através de um gráfico, conforme nos ilustra o exemplo abaixo onde foi realizada a emissão de um relatório do exercício de 2016 à 2020. 

No presente relatório serão demonstradas as seguintes informações:

  • O valor arrecadado de ISS por competência em cada respectivo exercício; 
  • O totalizador do valor arrecadado no exercício; 
  • A média do valor arrecadado no exercício; 
  • O comparativo da evolução da arrecadação do exercício atual com os anteriores; 

Disponibilizado Relatório de Lançamento de ISS

Foi também implementado um relatório que consiste na verificação dos lançamentos referentes ao valor do ISS no Município por meio do Módulo Fiscal no menu Relatórios > Movimentação financeira > Lançamentos de ISS.

Esse relatório consiste em demonstrar as informações referentes aos lançamentos efetuados do ISS no Município, independente de ter sido pago ou não.

Na tela você também pode selecionar o Modelo de relatório personalizado ou padrão e deve ser informado o período por meio do exercício inicial e exercício final. Você também pode filtrar de acordo com o regime tributário da empresa, selecionando a opção Simples Nacional com o fim de informar se deve ser emitido um relatório com todas as empresas cadastradas no Município, somente com as empresas optantes do Simples Nacional ou ainda, com as empresas que não são optantes do Simples Nacional. 

Ao realizar a emissão do relatório será demonstrado uma comparação mensal referente aos lançamentos do Município por meio de um gráfico com as seguintes informações:

  • O valor apurado de ISS por competência no respectivo exercício;
  • O totalizador do valor lançado no exercício;
  • A média do valor lançado  no exercício;
  • O comparativo da evolução do valor lançado  do ISS do exercício atual com os exercícios anteriores.

Confira abaixo um exemplo de relatório realizado com a emissão dos exercícios de 2016 a 2020:

Disponibilizado Relatório de guias registradas

A partir da versão 02.0.20-087, do Livro Eletrônico, você conta com as seguintes melhorias.

O sistema Livro Eletrônico permite que o usuário acesse por meio do Módulo Fiscal o menu Relatórios > Movimentação financeira > Guias registradas e emita um documento com informações sobre os boletos gerados pelo registro bancário.

Na tela você poderá selecionar um Modelo de relatório personalizado ou padrão e ainda poderá filtrar por um ou mais contribuintes. Deverá obrigatoriamente definir um Período inicial e final com um intervalo de no máximo 60 dias ou deverá definir os Números de baixa.

Ao emitir o relatório será apresentado as informações agrupadas por contribuinte, informando a data e hora da emissão da guia, o número da baixa atual e o número antigo e a situação da integração:

Parâmetro que permite considerar script de Cálculo de ISS diferenciado para declarações de serviços tomados

Foi disponibilizado o parâmetro no Cadastro de contribuinte Considerar script de Cálculo de ISS diferenciado para declarações de serviço tomado.

Com este parâmetro habilitado conforme a imagem:

E com o script da fórmula de Cálculo do ISS diferenciado devidamente configurado:

Ao encerrar a declaração de serviços tomados o sistema deve gerar o cálculo do lançamento de acordo com o script.

Anexar documentos nas Declarações de Serviços Prestados e Tomados

A partir da versão 02.0.20-075, do Livro Eletrônico, ao realizar as Declarações de Serviços Prestados ou Tomados o usuário poderá anexar documentos nos formatos de PDF, JPG e PNG

Estes arquivos podem ter no máximo 5 megabytes de tamanho e para cada documento fiscal declarado serão permitidos até 5 documentos anexados.

Ao declarar, após informar o serviço, você terá o quadro Anexos do documento, clique sobre o botão Adicionar:

Ao abrir a janela Importação de arquivos clique sobre o botão +Arquivo ou arraste e solte o arquivo no campo:

Após selecionar o documento desejado, espere carregar e finalize clicando sobre o botão Concluir:

Ao voltar a tela de declaração, seu documento estará disponível.

Você poderá ver informações como o usuário que anexou o documento, a data e será permitido na coluna Ações baixar o arquivo e/ou visualizar:

Lembrando que caso necessário você poderá editar uma declaração não encerrada e inserir os documentos.

Consultar arquivos anexados nas declarações

Ao acessar a competência desejada e clicar sobre o ícone de engrenagem você poderá ver os documentos anexados na opção de Detalhes da declaração:

Ao acessar a competência desejada e clicar sobre o ícone de engrenagem você poderá ver os documentos anexados na opção de Detalhes da declaração: