Novidades e melhorias do sistema Planejamento (Cloud)

Agora no sistema Contábil, ao iniciar um novo exercício, foi disponibilizado a opção gerar sequenciais do SIM AM. Ao selecionar a opção gerar sequenciais, será executada a fase de sequenciais para os arquivos de tipo de envio Abertura. A novidade está disponível em: Escriturando > Períodos > Iniciar exercício, conforme a demonstração abaixo:

INSERIR GIF

A novidade supracitada dispõe das seguintes condições:

  • Serão gerados os sequenciais na entidade e exercício logado;
  • Caso usuário selecione somente opção Lançamentos de abertura, o sistema irá verificar se já foi gerado o sequencial de saldo iniciais, se não houver sequencial de saldos iniciais, o usuário receberá uma notificação de Erro informando que para geração dos sequenciais na abertura do exercício, a opção Executar saldos iniciais deve ser selecionada;
  • Se houver sequenciais de saldos iniciais, o sistema irá verificar se há diferenças entre ativos e sequenciais gerados a apresentará as seguintes informações:
  • Quando houver diferença: emitirá uma notificação de Erro informando necessidade de refazer a  geração os sequenciais da saldos iniciais;
  • Quando não houver diferença: irá gerar sequenciais de abertura do exercício com tipo igual a MENSAL, iniciando do último sequencial de abertura (saldos iniciais) +1.
  • Caso o usuário iniciar um exercício e não selecionar a opção Gerar sequenciais (sendo que não existe nenhum sequencial gerado ainda para este tipo e período), nenhuma fase será executada e os sequenciais não serão gerados. Será registrado no histórico/parâmetros que não foi selecionada a opção gerar sequenciais pelo usuário.
  • Quando usuário realizar a Reexecução do sequencial com a opção Iniciar Exercício e selecionar a opção Gerar sequenciais (sendo que já existem sequenciais gerados para este tipo e período), o sistema irá verificar a necessidade de regerar os sequenciais, caso exista divergência entre os ativos a sequenciar e os sequenciais já existentes, então fará automaticamente a geração deles, seguindo as mesmas regras da criação do sequencial.

Agora no sistema Contábil, ao realizar o encerramento do período contábil do dia 31/12/2021 marcando opção Encerrar Exercício, serão gerados os sequenciais mensais e também os sequenciais da remessa de encerramento do SIM-AM – Tipo de envio Encerramento. A novidade está disponível em: Escriturando > Períodos > Encerrar exercício.

A novidade supracitada dispõe das seguintes condições:

  • O encerramento de um período contábil realizado com a seleção das opções Encerrar exercício e Gerar sequenciais ocorrerá com os seguintes parâmetros:
  • Serão gerados os sequenciais na entidade e exercício logado;
  • Será emitida uma notificação Sucesso informando que os sequenciais foram gerados.
  • Será encerrada a prestação de contas do mês 12 para o exercício encerrado
  • Será verificado se existem diferenças entre os sequenciais e ativos do período. Para os arquivos com diferença de sequenciais é efetuada uma nova geração dos sequenciais de encerramento

Agora no sistema Contábil, foram unificadas as fases de execução dos sequenciais do SIM -AM.

A novidade supracitada dispõe das seguintes condições:

  • Será verificada a existência de sequenciais posteriores no exercício atual e posteriores. A checagem de sequencial único ocorrerá por um arquivo e apenas para sequencial único.
  • Caso exista um sequencial já criado para o arquivo em meses posteriores, será verificado se o período contábil do referido mês e ano já está aberto. 
  • Se estiver, fará a reabertura da prestação de contas do mesmo mês e exclui os sequenciais gerados deste arquivo;
  • Se o período contábil não estiver aberto, o sistema fará uma validação, indicando ao usuário qual mês/ano e arquivo já possui o registro e precisa ser reaberto.
  •  

Temos certeza de que você já ouviu falar da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), não é mesmo?  Aqui na Betha estamos sempre atentos às regras dessa nova lei, realizando todas as adequações necessárias.

Por isso, buscando proporcionar maior transparência e segurança, implementamos um termo de privacidade e responsabilidade em nossos sistemas.

Agora, o usuário poderá conferir informações sobre nossa Política de Privacidade e Cookies, bem como se responsabilizará em fazer uso adequado do sistema. Confira abaixo como será esta atualização:

Assim, quando um usuário recebe acesso a uma de nossas soluções, deverá ler o conteúdo do novo termo com atenção, e depois selecionar a opção “Li e aceito o termo de responsabilidade”

Em seguida, será possível clicar em “Concluir e Acessar Sistema” para prosseguir com o uso da solução, conforme imagem a seguir:

Seguimos trabalhando em prol de uma cultura de proteção de dados e segurança das informações em nosso país, e levando sempre soluções de excelência à Gestão Pública.

Foi permitida a geração dos arquivos do sistema E-Contas do módulo OP Orçamento Programa Planejamento para  2022.  A emissão dos scripts ocorre no sistema Prestação de contas por meio do Menu: Gerenciador de Scripts, e estão disponíveis os seguintes anexos:

Nome do anexo Tipo de geração
PPA - Anexo Contendo os Programas e Metas do Governo
Consolidado
LDO - Anexo 1 - AMF - Anexo de Metas Fiscais, Demonstrativo de Metas Anuais


Consolidado
LDO - Anexo 2 - AMF - Anexo de Metas Fiscais, Demonstrativo de Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais do Exercício

Consolidado
LDO - Anexo 3 - AMF – Anexo de scais, Comparativo das Metas Fiscais Atuais com as Fixadas nos Três Exercícios
Consolidado
LDO - Anexo 4 - AMF – Anexo de Metas Fiscais, Demonstrativo de Evolução do Patrimônio Líquido
Consolidado
LDO - Anexo 5 - AMF – Anexo de Metas Fiscais, Demonstrativo de Origem e Aplicação dos Recursos Obtidos com a Alienação de Ativos
Consolidado
LDO - Anexo 6 - AMF – Anexo de Metas Fiscais, Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos Servidores
Consolidado
LDO - Anexo 7 - AMF – Anexo de Metas Fiscais, Demonstrativo da Estimativa e Compensação da Renúncia de Receita Consolidado
Consolidado
LDO - Anexo 8 - AMF – Anexo de Metas Fiscais, Demonstrativo da Margem de Expansão das Despesas Obrigatórias de Caráter Continuado
Consolidado
LDO - Anexo 1 - ARF – Anexo de Riscos Fiscais, Demonstrativo de Riscos Fiscais e Providências
Consolidado
LOA - Sumário Geral da Receita por Fontes e das Despesas por Função do Governo
Consolidado
LOA - Anexo 1 - Demonstrativo da Receita e Despesa Segundo as Categorias Econômicas
Consolidado
LOA - Anexo 2 - Demonstrativo da Receita Segundo as Categorias Econômicas e Natureza da Despesa
Por entidade

LOA - Quadro Discriminativo da Receita por Fontes e respectiva Legislação
Consolidado
LOA - Quadro das Dotações por Órgãos do Governo: Poder Executivo e Poder Legislativo
Consolidado
LOA - Anexo 6 - Programa de trabalho por Órgão e Unidade Orçamentária, detalhado por Projeto e Atividades
Por entidade

LOA - Anexo 7 - Demonstrativo de Funções, Programas e Subprogramas por Projetos e Atividades
Consolidado
LOA - Anexo 8 - Demonstrativo de Despesas por Funções, Programas e Subprogramas, conforme o Vínculo com os Recursos
Consolidado
LOA - Anexo 9 - Demonstrativo das Despesas por Órgão e Funções

Consolidado
LOA - Quadro Demonstrativo do Programa Anual de Trabalho do Governo em termos de Realização de Obras e de Prestação de Serviços
Consolidado
LOA - Tabelas Explicativas de Evolução da Receita e da Despesa Evidenciada em Notas Explicativas
Consolidado
LOA - Anexo 2 - Consolidação Geral - Resumo Geral da Despesa Segundo as Categorias Econômicas
Consolidado

Para gerar os scripts o usuário deve informar o parâmetro Exercício: 2022, sendo possível a  emissão de forma Consolidada. Quando selecionado o tipo de parâmetro Consolidado = Sim, todos os anexos da lista supracitada serão executados, exceto os anexos 14 e 17 e o parâmetro Entidade deixa de ser obrigatório. Verifique na imagem abaixo:

Mas se for selecionado o parâmetro  Consolidado = Não, o preenchimento do parâmetro Entidade se torna obrigatório. Nessa geração, são gerados os anexos 14 e 17 no xml.  Os anexos, tanto da geração consolidada como da por entidade, são incluídos no mesmo arquivo xml, seguindo layout e ordenação do modelo do TCE.  

A geração é feita pela entidade informada no parâmetro, independente da entidade logada no Prestação de Contas. É possível ter login na prefeitura e gerar os anexos de outra entidade do município.

Foi permitida a geração dos arquivos do sistema SICOM do módulo Planejamento para  2022.  A emissão dos scripts ocorre de forma Consolidada e está disponível no sistema Prestação de contas por meio do Menu: Gerenciador de Scripts > SICOM 2022 – Geração de arquivos. Estão disponíveis os seguintes arquivos:

Arquivo Descrição
IDE
Gera somente um registro com código do município que será informado na prefeitura (entidade principal e padrão da geração)
ISI
Gera somente um registro
LPP
Gera somente um registro, a lei do PPA é a mesma para todas as entidades
PRO
Gera todos os programas do PPA de todas as entidades do município
AMP

Gera todas as Ações do PPA de todas as entidades do município
LDO
Gera somente um registro a lei da LDO é a mesma para todas as entidades
LOC
Gera gera somente um registro, a lei da LOA é a mesma para todas as entidades
REC
Gera todas as receitas da LOA, abrangendo todas as entidades do município
DSP
Gera todas as despesas da LOA, abrangendo todas as entidades do município

Para gerar os scripts o usuário deve informar o parâmetro Exercício: 2022, sendo possível a  emissão de forma Consolidada. Quando selecionado o tipo de parâmetro Consolidado = Sim, todos os anexos da lista supracitada serão executados, exceto os anexos 14 e 17 e o parâmetro Entidade deixa de ser obrigatório. Verifique no anexo abaixo:

Para a emissão do arquivo é necessário preencher os parâmetro Exercício e o Módulo conforme a imagem abaixo: