Publicado em: Ter, 05/11/2019

– Criado o cadastro de Macro-objetivos

Agora o Planejamento (Cloud) possibilita o cadastro de Macro-objetivos, permitindo definir com maior especificidade os Programas de governo.

Esta funcionalidade pode ser acessada pelo menu Administrando > Base estratégica > Macro-objetivos, e pelo botão + MACRO-OBJETIVO você realiza a inserção.

Logo, basta inserir uma Denominação e Descrição.

Após preenchimento as informações constaram numa listagem no respectivo ambiente passíveis de ordenação, filtros, paginação, Campos adicionais e Pesquisa.

Com relação ao recurso de busca, a mesma é possível ser realizada pela Denominação e Descrição.

Além de ser possível efetuar a edição e exclusão do registro, é possível também vinculá-lo ao Programa de governo, o qual pode ser acessado pelo menu Administrando > Funcional programática > Programas, bem como, vinculá-lo a Avalição do PPA, cujo acesso se faz pelo menu Planejando > PPA.

 

Logo, o Macro-objetivo já está incluso no Service Layer e Fonte de Dados dos Programas.

Cabe salientar que o cadastro é passível de permissão por meio da funcionalidade Gerenciador de acessos.

– Criado o cadastro Avaliação do PPA

Outra nova funcionalidade disponível no Planejamento (Cloud), é a Avaliação do PPA. Ela permitirá que você avalie a gestão do plano e seu macro-objetivos.

Para acessá-la utilize o menu Planejando > PPA > Avaliação do PPA. Pelo botão + AVALIAÇÃO PLANO PLURIANUAL é possível cadastrá-la.

 

Após, o cadastro constará na listagem do ambiente, sendo passível de ordenação, edição, exclusão e pesquisa.

A imagem abaixo demonstra os critérios de pesquisa para a busca de alguma avaliação efetuada, os quais poderá ocorrer pela Avaliação, Avaliação do macro objetivo ou Exercício.

E assim como no cadastro demonstrado no item anterior, este também possui fontes de dados desenvolvidas, além de ser passível de permissão por meio da funcionalidade Gerenciador de acessos.

– Adequações na geração de relatórios e arquivos para atendimento legal e gerencial

Neste tópico serão apresentados todas as melhorias e aprimoramentos realizados nos relatórios do sistema Planejamento (Cloud), bem como, a criação de novos. 

Primeiramente, para acessar cada um dos relatórios citados abaixo, entre outros disponíveis no sistema, utilize o F4 do teclado ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios. 

Logo, faça uso das tags ou mesmo do recurso Pesquisar para localizar algum relatório ou demonstrativo específico.

– Desenvolvido o relatório Comparativo da Receita Programada no PPA

Foram desenvolvidos três relatórios que objetivam o acompanhamento das receitas programadas no PPA em comparação com a LDO, LOA e a efetivamente arrecadada. São eles:

  • Comparativo da Receita Programada no Plano Plurianual com a Lei de Diretrizes Orçamentárias;
  • Comparativo da Receita Programada no Plano Plurianual com a Lei Orçamentária Anual;
  • Comparativo da Receita Programada no Plano Plurianual com a Receita Arrecadada.

Ambos objetivam demonstrar os valores orçados das peças do PPA, LDO e LOA, bem como, os valores executados no sistema Contábil. Para tanto, contêm os seguintes parâmetros de emissão:

  • Exercício;
  • Consolidado;
  • Entidades;
  • Mês – somente no Comparativo com a Receita Arrecadada;
  • Natureza da Receita;
  • Organograma – somente no Comparativo com a Receita Arrecadada.

Para exemplificar, a imagem abaixo demonstra o terceiro relatório citado, o qual contém todos os parâmetros de emissão:

– Aprimorado o Demonstrativo VI – Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do RPPS

Já está adequado e disponível o Demonstrativo VI – Avaliação da Situação Financeira e Atuarial do RPPS para 2020 conforme a publicação do Tesouro Nacional e do Manual de Demonstrativos Fiscais.

– Desenvolvido o relatório Resumo das Despesas por Programas

O relatório supracitado foi desenvolvido e já está disponível para emissão. Localize-o mais facilmente pela tag Gerenciais ou informando uma descrição em Pesquisar.

Logo, você tem os seguintes parâmetros de emissão:

– Disponibilizado novos filtros no relatório Discriminação de Receitas

O relatório Discriminação de Receitas agora conta com dois novos filtros Natureza da Receita e Desconsiderar Natureza da Receita. 

Por meio deles é possível confrontar os valores desejados a linhas específicas de relatórios legais, onde consideram mascaras por determinados grupos de receita ou mesmo realizar o descarte de outros grupos.

– Desenvolvida a exclusão em conjunto de Marcadores 

No momento da edição de receitas e despesas nas peças PPA, LDO e LOA, é possível que exista a necessidade de exclusão em conjunto dos Marcadores informados.

Para isso basta apenas clicar em Limpar todos os marcadores, automaticamente serão removidos, possibilitando informá-los novamente.