Novidades e melhorias do sistema Planejamento (Cloud)

- Melhorias entregues em 28/02/2020
- Adequado o relatório Metodologia e Memória de Cálculo das Metas Anuais para o Resultado Primário e Nominal
- Adequado o relatório Discriminação das Despesas
- Adequado o Anexo 1 - Demonstrativo da Receita e Despesa segundo Categorias Econômicas
- Aprimorada a Pesquisa avançada no ambiente Alterações orçamentárias da despesa
- Permitida a criação de Metas físicas com valor zerado no PPA
- Adequado o relatório Metodologia e Memória de Cálculo das Metas Anuais para o Resultado Primário e Nominal
Os três primeiros itens representam aprimoramentos realizados nos relatórios disponíveis no sistema Planejamento (Cloud). Assim, relembremos que seus acessos se fazem pela tecla F4 ou mesmo pelo menu Utilitários > Gerenciador de relatórios.
Para agilizar a busca façamos uso da pesquisa pelo nome ou mesmo pelas tags disponíveis:

O relatório supracitado foi adequado para realizar buscar de valores constantes nos exercícios quando não existir dados no CSV.
Assim, quando não identificado no CSV a existência de dados de exercícios anteriores, o sistema pesquisará os dados do respectivo exercício no sistema.

- Adequado o relatório Discriminação das Despesas
Assim como o anterior, o relatório Discriminação das Despesas está adequado, ao apresentar um novo parâmetro (sim e não) que listará as fontes de Recursos. Ao selecionar a opção sim, os Recursos da previsão da LDO e LOA serão listados.


Quando selecionada a Peça Orçamentário do tipo LDO também serão apresentados valores para os Recursos das Metas fiscais.

- Adequado o Anexo 1 - Demonstrativo da Receita e Despesa segundo Categorias Econômicas
O anexo supracitado está adequado e agora disponibiliza o novo quadro Resumo. Ele possibilitará visualizar as transferências financeiras recebidas e concedidas, quando utilizado o parâmetro Demonstrar transferências financeiras, também criado.


- Aprimorada a Pesquisa avançada no ambiente Alterações orçamentárias da despesa
Após identificarmos a necessidade de melhoria nas opções da Pesquisa avançada do ambiente Alterações orçamentárias da despesa, algumas alterações foram efetuadas a fim de agilizar e adequar melhor a busca de informações.
Primeiramente para acessar o ambiente e a funcionalidade utilize o menu Planejamento > LOA > Alterações orçamentárias da despesa.

Assim, no ícone Pesquisa avançada que está em destaque, as alterações realizadas contemplam a remoção dos itens:
- Número do organograma da despesa;
- Descrição do organograma da despesa;
- Número da despesa creditada;
- Número da natureza da despesa;
- Descrição da ação da despesa;
- Descrição da natureza da despesa.
Para tanto, continuam ainda disponíveis os seguintes critérios de busca:
- Finalidade;
- Motivo do crédito não informado;
- Motivo da origem não informada.

Logo, foram criados filtros específicos na Pesquisa avançada. Em Outras opções tem-se:
- Entidade(s): busca as alterações orçamentárias cujas despesas origem ou creditas sejam pertencentes a determinada entidade ou entidades selecionadas;
- Número:
- da despesa creditada (padrão);
- da despesa origem.
- Tipo do crédito: lista tipos de créditos disponíveis para pesquisa.
- Origens: lista as origens disponíveis para a pesquisa;
- Ato autorizativo: busca pelo ato autorizativo;
- Ato de abertura: busca pelo ato de abertura;
- Data da alteração: busca pela data da publicação.

E em Mais Filtros, tem-se diversas outras opções de busca:
- Organograma da despesa creditada: lista os organogramas da configuração em uso, permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Organograma da despesa origem: lista também os organogramas da configuração em uso, permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Programa da despesa creditada: lista os programas do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Programa da despesa origem: lista programas do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Ação da despesa creditada: lista as ações do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Ação da despesa origem: lista as ações do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
- Recurso da despesa creditada;
- Recurso da origem.

Lembre-se!
As alterações estão disponíveis em ambos os sistemas: Planejamento (Cloud) e Contábil.
- Permitida a criação de Metas físicas com valor zerado no PPA
Agora durante a criação das Metas físicas no PPA, o sistema permitirá que elas sejam efetuadas com valor zerado, permitindo ainda sancionar a peça quando estiver em modo de alteração.
Ressalta-se ainda que o sistema validará os valores, ou seja, a quantidade quadrienal informada deverá estar em concordância com os valores anuais, caso contrário, não será permitido salvar.
Fique atento! As Metas físicas com valor zerado serão permitidas somente quando o PPA estiver em modo de alteração. Em modo de elaboração isso não será possível. |



