Novidades e melhorias do sistema Planejamento (Cloud)

- Melhorias entregues em 25/05/2020
- Adequado o cadastro de Cenários Macroeconômicos
Agora o cadastro de Cenários Macroeconômicos permite a você, informar os valores dos quatros anos anteriores ao exercício logado. Para acessar a funcionalidade utilize a peça LDO, localizada na Visão geral do sistema. Logo você visualizará a guia CENÁRIOS MACROECONÔMICOS.
Ao editar ou clicar em + CENÁRIO estarão disponíveis quatro campos para você informar os valores dos Anos anteriores (R$), conforme já citado. Veja:
- Possibilitada a Cópia de PPA
O sistema Planejamento (Cloud) traz uma novidade. Está possibilitada a Cópia de PPA, bem como, a emissão de relatório deste processo. Para acessar esse recurso, utilize o menu Executando > Artefatos > Cópia de PPA. Perceba que logo abaixo consta também a opção Relatório da cópia de PPA.
Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual PPA de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na próxima peça orçamentária.
Atenção com os seguintes critérios!
Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configurações, Receitas, Macroobjetivos, Ações, Produtos e Localizadores, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente.
Para tanto, caso seja selecionada a cópia das Despesas, as opções Programas, Macroobjetivos, Ações, Produtos e Localizadores são automaticamente selecionadas, pois as despesas necessitam que tais registros as acompanhem. Assim como os Programas, quando selecionada esta opção, os Macroobjetivos também serão copiados automaticamente.
Outros dois detalhes é que registros os quais estejam em exclusão ou excluídos não serão copiados. E receitas e despesas que tiverem vínculos com Marcadores, estes serão copiados também para o novo PPA.
Como já citado, a opção de emissão do Relatório da cópia de PPA também está disponível. Esta opção objetivo demonstrar quais registros não foram copiados e os motivos, além de outras informações que forem geradas com relação a cópias dos cadastros.
É possível realizar a Cópia de PPA sem as configurações de Naturezas de receitas e despesas, Funções e Subfunções estarem em uso?
Não. É fundamental que tais configurações corretas e em uso, pois ao realizar a cópia dos cadastros, o sistema realizará um de x para, criando os registros de Receitas e Despesas conforme as Naturezas de Receitas e Despesas.
Com relação a configuração de Organograma, Recurso e Funcional Programática também devem estar em uso para o novo exercício, entretanto, não existe o de x para, pois em sua grande maioria as entidades utilizam a mesma configuração.
A cópia pode ser realizada de um ou mais PPA?
Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas e Ações de um determinado PPA por exemplo, e os demais cadastro de outro PPA, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.
E para acompanhar todo o processo de cópia, por meio do ícone NOTIFICAÇÕES, localizado no canto superior direito do sistema, você visualiza o processamento.
- Possibilitada a Cópia de LDO
Assim como é possível realizar a cópia do PPA, também está sendo disponibilizada a Cópia de LDO no sistema Planejamento (Cloud), além da emissão de relatório. Para acessar esse recurso, utilize o mesmo menu Executando > Artefatos > Cópia de LDO. Perceba que logo abaixo consta também a opção Relatório da cópia de LDO.
Ao clicar na opção de cópia, uma tela com diversas opções, como de qual LDO de origem deseja realizar a cópia é uma delas, bem como, quais dados deseja constar na nova peça orçamentária.
Atenção com os seguintes critérios!
Com relação as opções demonstradas acima, para a cópia dos Parâmetros e configurações, Receitas e Despesas, não existem dependências com as demais opções, ou seja, podem copiados ou não conforme a necessidade do cliente.
Assim como no PPA, também está disponível a opção de emissão do Relatório da cópia de LDO.
É possível realizar a Cópia de LDO sem as configurações de Naturezas de receitas e despesas, Funções e Subfunções estarem em uso?
Não. É fundamental que tais configurações corretas e em uso, pois ao realizar a cópia dos cadastros, o sistema realizará um de x para, criando os registros de Receitas e Despesas conforme as Naturezas de Receitas e Despesas.
Com relação a configuração de Organograma, Recurso e Funcional Programática também devem estar em uso para o novo exercício, entretanto, não existe o de x para, pois em sua grande maioria as entidades utilizam a mesma configuração.
Caso existam receitas ou despesas com inconsistências em sua natureza, elas não serão copiadas.
A cópia pode ser realizada de uma ou mais LDO?
Sim. Caso deseja efetuar a cópia somente das Receitas de uma determinada LDO por exemplo, e as Despesas de outra, o sistema possibilita. Caso registros duplicados com a mesma configuração sejam encontrados, é emitida uma mensagem no Relatório da cópia que o(s) registro(s) não foi(ram) copiado(s) pois já existe(m) no sistema.
E como no item anterior, o ícone NOTIFICAÇÕES também demonstrará o processamento da cópia da LDO.