Publicado em: Seg, 06/04/2020
Com a pandemia causada pelo COVID-19, as atividades escolares foram diretamente atingidas, exigindo da gestão escolar criar, de forma rápida, mecanismos para mitigar os impactos decorrentes da pandemia.
Sempre buscando em prover recursos que auxiliam professores e alunos na prática ensino-aprendizagem, ainda mais nesse cenário atípico, o sistema de Professores está cheio de novidades, principalmente nos cadastros de Planejamento de aula e Conteúdo ministrado.
Confira todas elas!
Agora, os professores passam a contar com novas extensões de arquivos para anexar em seus Planejamentos de aula e Conteúdos ministrado: .PPT e .PPTX – arquivos de apresentação. Ou seja, os docentes podem criar apresentações de suas aulas ou conteúdos e enviá-los aos seus alunos por meio dos anexos.
É possível anexar diversos arquivos com, no máximo, 10MB cada.
Os campos EAD e Carga horária foram inseridos nos cadastros no intuito de registrar quais as aulas e suas respectivas cargas horárias serão registradas durante o período de quarentena em decorrência da pandemia COVID-19.
O preenchimento dos campos é simples, o professor quando registrar um Planejamento de aula ou um Conteúdo ministrado, poderá indicar se o mesmo será aplicado como um conteúdo EAD e qual a sua carga horária.
Além disso, como um recurso adicional para o Planejamento de aula e Conteúdo ministrado, o professor poderá adicionar links, de forma organizada e fácil, que complementam as atividades propostas nos cadastros. Ou seja, o professor poderá indicar um vídeo, um artigo, uma página de um site, dentre outros links da internet.
Para inserir um link, basta clicar em +Link e preencher os campos Descrição e link.
Agora, quando criado um Planejamento de aula ou Conteúdo ministrado, mesmo não contendo uma aula vinculada, será possível visualizar tais registros no sistema Pais e alunos.
Portanto, se o professor não informar a aula que aquele conteúdo foi ou será trabalhado é possível registrá-los sem restrições e os mesmos estarão visíveis no ambiente dos Pais e Alunos automaticamente.
Agora o Ambiente de Pais e Alunos ganhou uma nova guia, nela está centralizado todos conteúdos de Planejamento e Conteúdo ministrado.
Veja abaixo a nova guia, intitulada de Conteúdos.
Nesta nova guia é possível, realizar filtros por tipo de aula (Realizada ou Planejada) e por disciplinas, além de realizar download dos materiais, acessar links e visualizar detalhes de todo o conteúdo informado pelo professor, para isso, basta acessar o conteúdo, clicando no ícone visualizar “olho”.
Como uma forma de refinar ainda mais a pesquisa, os pais ou alunos poderão filtrar um conteúdo por data ou por professor, clicando em Pesquisa avançada.
IMPORTANTE
Se o aluno acessa o Ambiente de Pais e alunos por um smartphone, a guia de Conteúdos foi desenvolvida para se adequar às dimensões da tela, de acordo com o aparelho telefônico.
Então, aproveite todos estes novos recursos e facilidades!