– Disponibilização da funcionalidade Atividades

Pensando sempre em se adequar a realidade dos estabelecimentos de ensino, buscando atender a  todas as necessidades rotineiras, informamos que disponibilizamos a funcionalidade Atividades

Por meio dela é possível que o professor cadastre uma Atividade com as informações gerais, selecione a turma que irá aplicá-la, bem como os alunos/grupos, gerencie as respostas, sua situação e ainda tenha um canal de contato com seus alunos. 

Vamos conferir detalhes dessa nova possibilidade? Para conferir acesse Registrando > Diário de classe > Atividades:

Para inserir uma nova atividade, basta clicar sobre o botão +Atividade e registrar as informações de preenchimento obrigatório, conforme apresentado abaixo: 

Observe que após Salvar, a mesma é apresentada na Listagem, e neste exemplo, com a informação Atividade não publicada, veja: 

Para ela ser publicada no sistema Pais e Alunos, o professor deve selecionar o checkbox Publicar no Pais e alunos ou clicar sobre o ícone Mundinho:

Para Remover a publicação do sistema Pais e Alunos, basta clicar sobre o ícone Mundinho, apresentado na imagem: 

Quando o ícone mundinho é apresentado na  cor azul, significa que o conteúdo foi publicado na plataforma Pais e alunos, quando está na cor cinza, o conteúdo não foi publicado na plataforma Pais e alunos

Agora é hora de conhecer um pouco mais sobre a coluna Respostas! Borá lá?

Nesta coluna são apresentadas quatro informações referentes às atividades, veja:

  • Enviadas aos alunos (ícone azul): Ao lado desse ícone, é apresentado o número de alunos que essa atividade foi enviada. 
  • Disponíveis para correção do professor (ícone alaranjado): Ao lado desse ícone, é apresentado o número de atividades realizadas pelos alunos e já disponíveis para o professor realizar a correção.
  • Aguardando alteração do aluno (ícone vermelho): Ao lado desse ícone é apresentado o número de atividades que o professor já fez uma correção inicial e devolveu para o aluno, para o mesmo fazer alguma correção na resposta. 
  • Concluídas (ícone verde): Ao lado desse ícone é apresentado o número de atividades já realizadas pelos alunos, corrigidas pelo professor e finalizadas. 

Ao lado inferior esquerdo da tela, é apresentado uma breve legenda sobre os ícones mencionados acima, veja:

Sempre que existir alguma informação nova não visualizada, o ícone Ver alunos, é apresentado na cor amarelo e a descrição da atividade em Negrito, conforme exemplo abaixo, veja:

Nele podemos ver por meio do Ícone alaranjado, o professor tem uma nova atividade disponível para correção e para visualizar detalhes, basta clicar em Ver alunos

Ao clicar, o professor é direcionado para uma nova tela, onde por meio da coluna Situação da resposta,  ele identifica a resposta, neste exemplo, atividade Disponível para correção do professor, e por meio do botão Ver resposta, o mesmo pode visualizá-la por meio da caixa Resposta, Falar com o(a) Aluno(a) por meio do chat, Responder pelo aluno, Concluir revisão ou ainda Devolver para o aluno corrigir, veja:

Ainda na listagem, é apresentado o ícone Cadeado e basta clicar sobre ele para Concluir a atividade, veja: 

Abaixo do nome de cada aluno, é possível visualizar se o mesmo já Leu a atividade publicada ou Não leu, conforme apresentado na imagem abaixo, veja:

Nesta tela, o professor também conta com os facilitadores aplicados por meio dos Filtros, por Todos os alunos, somente os Ativos, filtrar por Situação e por Grupos

É importante ressaltar ser necessário que a secretária de educação ou da escola conceda acesso a essa funcionalidade, caso ao acessar ela, seja apresentado a mensagem abaixo, entre em contato com sua secretaria e solicite o acesso

Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa nova possibilidade, vamos conferir como ficou no sistema Pais e alunos? Clique aqui

 Descontinuidade do campo isEAD no sistema Professores

Informamos que o campo isEad  será descontinuado das fontes de dados conteudoPlanejado.listar e conteudo.listar, devido à criação do novo campo ANP, ambos das funcionalidades Planejamento de aulas e Conteúdo ministrado, o qual agora também contempla a possibilidade de preenchimento de ensino Híbrido

Sendo assim, é necessário que, caso existam artefatos com o campo isEad, estes sejam ajustados até o dia 01/11/2021, pois, posterior a essa data, o mesmo será descontinuado.

– Disponibilização da opção Híbrido no campo ANP do Planejamento de aulas e Conteúdo ministrado

Buscando atender as necessidades de nossos usuários, informamos que agora, disponibilizamos no campo ANP (Atividades não presenciais), a opção de ensino Híbrido, nas funcionalidades Planejamento de aulas e Conteúdo ministrado, conforme ilustrado abaixo:

– Aumento do limite de caracteres do registro de pareceres

Visando flexibilizar ainda mais os registros dos Pareceres dos professores, informamos que agora, aumentamos o limite de caracteres dos pareceres. Para conferir acesse Registrando > Diário de classe > Desempenho!

– Disponibilização do filtro por Grupos na funcionalidade Desempenho escolar

Informamos que agora, é possível que o professor, registre o Desempenho escolar visualizando os alunos por grupos, para facilitar a identificação e registros realizados. Para isso, disponibilizamos o filtro por Grupos, conforme apresentado abaixo, veja:

– Disponibilização do filtro por Grupo e Situação na funcionalidade Devolutivas

Informamos que agora, é possível que o professor, registre as Devolutivas visualizando os alunos por Situação e Grupos, para facilitar a identificação e registros realizados. Para isso, disponibilizamos o filtro Situação e Grupos, conforme apresentado abaixo, veja:

– Disponibilização da Frequência escolar a partir do reconhecimento facial

Informamos que a partir de agora, o sistema Professores possibilita que os alunos das turmas configuradas com separação por grupos, recebam a frequência a partir do reconhecimento facial. 

Para isso, foi modificado o script [Reconhecimento Facial] Registro de Faltas

Como o script funciona?

A partir dessa versão, o sistema deve considerar presença para todos os alunos que passaram pelo dispositivo de reconhecimento facial. A partir dos alunos que foram reconhecidos, o sistema vai criar estimativas para determinar o grupo de alunos que deve receber faltas e os grupos que devem receber presença remota, para isso, é considerado o grupo com maior número de alunos com reconhecimento facial diariamente.