– Usuário não autorizado na exportação do BNDASAF

Informamos que o SCPA passou por uma atualização e com isso alguns usuários tiveram seus cadastros bloqueados para atualização cadastral.

Assim, caso retorne a inconsistência Usuário não autorizado na exportação BNDASAF, é necessário acessar o link https://acesso.saude.gov.br e validar os dados cadastrais para desbloqueio.

Lembrando que a inconsistência não é gerada pelo sistema Saúde, mas sim do próprio BNDASAF, ressaltamos também que a orientação repassada acima é oriunda da Base Nacional de Dados da Assistência Farmacêutica.

Exibir equipe do profissional no RES do cliente

Com objetivo de melhorar os indicadores do Previne Brasil, a tela do RES do cliente foi otimizada e agora será demonstrado nos prontuários a equipe do profissional vinculada no momento do atendimento, segue abaixo um exemplo:

– Disponibilizado a impressão da Prescrição da medicação ao finalizar atendimento

Agora, ao finalizar um atendimento que teve medicação prescrita para o paciente, é possível imprimir o documento acessando a listagem Documentos, na seção medicamentos.

 Vale ressaltar, que os modelos disponíveis são passíveis de personalização conforme a necessidade do cliente, caso o modelo não atenda a sua necessidade, entre em contato com a nossa central de atendimento.

– Possibilidade de definir centro de custo padrão

Visando facilitar a rotina dos usuários, agora, é possível definir o Centro de Custo na seleção do contexto de atuação do usuário.

A partir do momento que indicado o centro de custo, o sistema irá replicar o centro indicado nos cadastros que utilizam essa informação, evitando que seja necessário preencher novamente a informação. Veja a seguir um exemplo:

Lembrando que a seleção do centro de custo não é obrigatória e se necessário, poderá ser alterado o centro de custo manualmente.

– Melhoria nas prescrições padrão diretamente no atendimento

No atendimento do paciente, na aba Prescrições, foi ajustado o botão + Prescrições padrão para que fique sempre visível, permitindo ao profissional gerenciar as prescrições.

Se o profissional não possui prescrições, será demonstrada uma mensagem de aviso, podendo ser direcionado para a tela do cadastro de prescrições padrão:

Caso o profissional tenha prescrições padrão cadastradas, será apresentada em tela a prescrição para seleção, basta selecionar e o sistema atribui todas as prescrições deste grupo:

Configurar Impressão da Ficha de Atendimento ao finalizar a triagem

Foi disponibilizada a configuração da Impressão da FA/FAA ao finalizar a triagem. Para configurar a funcionalidade basta acessar Configurações >> Atendimento >> Configurações por unidade. 

São 3 configurações disponíveis, vejamos:

Imprimir somente pelas filas de atendimento: o usuário acessa os 3 pontinhos, faz a seleção e imprime o documento;

Imprimir documentos automaticamente: nesta configuração, o relatório já é disparado em tela ao finalizar a triagem, sem precisar de uma ação do usuário;

Para esta opção a ficha que será gerada deverá ser indicada no campo Imprimir ficha

Abrir janela de impressão de documentos: será exibido na tela de documentos para escolha do usuário.

Lembrando que caso não seja configurado, por padrão será mantido o comportamento atual, sendo emitido através da ação manual do usuário.

– Correção das inconsistências diretamente pela rotina de exportação

Na rotina de exportação e-SUS e BPA, foi disponibilizada uma nova aba Inconsistências com a opção para corrigir inconsistências por cliente, abaixo segue um exemplo de inconsistência BPA, veja como ficou simples:

Agora, o sistema agrupa todas as inconsistências por cliente, informando o total de registros que inconsistência impacta.

Importante! Inconsistências relacionadas ao atendimento, apenas o profissional responsável poderá realizar o ajuste. Para facilitar, será indicado em tela o nome do profissional vinculado, conforme mensagem de alerta exemplo:

Permitir indicar aleitamento materno no atendimento

Foi disponibilizada no rotina do atendimento campos referentes ao aleitamento materno

O usuário poderá preencher os campos com as opções: exclusivo, predominante, complementado e inexistente, e ainda, inserir observações. 

As informações também serão enviadas para exportação e-SUS.

– Atualizações na Ficha de Vacinação

Em atendimento a versão 4.3.4 do e-SUS foi realizada a inclusão da estratégia de vacinação “Pesquisa” e a exclusão da estratégia de vacinação “Multivacinação”


Atenção! A alteração terá impacto no envio dos dados ao e-SUS a partir da competência 4. Caso algum registro tenha a classificação “Multivacinação” já descontinuada, será gerado inconsistência indicando que a estratégia não poderá ser usada, permitindo ajuste por meio da correção de inconsistências do e-SUS.

Também foram adicionadas as novas vacinas do Covid-19, onde foi incluído a 2ª dose de reforço para os imunobiológicos:

  • “Covid-19 – Covishield – Oxford/AstraZeneca”, 
  • “Covid-19 – BNT162b2 – BioNTech/Fosun Pharma/Pfizer” e 
  • “Covid-19 – Ad26.COV2.S – Janssen-Cilag”.

Ainda, foram incluídos os imunobiológicos na Tabela de Imunobiológicos:

  • 89 – Covid-19 – ASTRAZENECA – ChAdOx1-S, recombinante;
  • 95 – Covid-19 – GAMALEYA – SPUTNIK V recombinante;
  • 96 – Covid-19 – COVID-19 BHARAT – COVAXIN inativada;
  • 97 – Covid-19 – MODERNA RNAm;
  • 98 – Covid-19 – SINOVAC – CORONAVAC inativada.

Estes imunos, foram incluídos somente para registros do tipo REFORÇO.