Disponibilizados os Indicadores de Desempenho referente  ao programa Previne Brasil

Informamos que agora, o sistema Saúde conta com os sete indicadores de desempenho que auxiliam os gestores no acompanhamento do atingimento das metas para o programa Previne Brasil

Esse programa efetua pagamentos aos Municípios com base nas metas atingidas, sendo este o objetivo dos indicadores, estimular os Municípios a atingirem as suas metas, para assim, receberem os  devidos recursos.  Demais né?

Confira quais são os sete indicadores disponibilizados:

  1. Proporção de gestantes com pelo menos 6 (seis) consultas pré-natal realizadas, sendo a primeira até a 12º semana de gestação; 
  2. Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;
  3. Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;
  4. Cobertura de exame citopatológico;
  5. Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente;
  6. Percentual de pessoas hipertensas com pressão arterial aferida em cada semestre; 
  7. Percentual de diabéticos com solicitação de hemoglobina glicada.

Quer saber o porquê de cada um deles, o que mostra e como melhorar esse indicador? Clique aqui e tenha acesso a todas essas informações!

Vale frisar que esses indicadores estão disponíveis na funcionalidade Gestão:

Para realizar a criação de cada um deles, basta entrar na funcionalidade, e realizar a criação por meio do botão +Indicador. 

O resultado dos indicadores são demonstrados por quadrimestre, com base nas informações registradas no sistema.

Por exemplo: Indicador 5: Cobertura vacinal de Poliomielite inativada e de Pentavalente

Considera neste indicador, todos os pacientes com ficha de cadastro individual, cuja a idade no quadrimestre selecionado seja menor de 1 ano, e tenha registrado na rotina de aplicação de vacinas a 3 dose das vacinas Poliomielite inativada e Pentavalente.

Lembrando que é possível criar vários painéis diferentes, Veja:

  • Caso acesse no contexto de Secretaria, é possível visualizar os indicadores para a entidade toda, ou filtrar por unidades específicas;
  • Ainda é possível filtrar por equipes específicas, ou todas 
  • Caso acesse com o contexto de Unidade, é possível visualizar os indicadores com base nos registros feitos na sua unidade de saúde, e nas equipes a ela pertencente.

IMPORTANTE: A informação da Unidade de saúde de referência, no cadastro individual ou do cliente, é de suma importância, pois é esta informação que define onde o paciente será contabilizado, ou seja, ele será considerado na unidade informada no seu registro, e caso não seja informado, será considerado na secretaria.

Nos indicadores, é possível ainda, visualizar as informações sobre as metas dos indicadores, Veja:

Ressaltamos que as metas, seguem as mesmas exigidas pelo SISAB.

Não deixe de se atentar aos seguintes detalhes:

  • Os painéis são configurados por usuário, então cada usuário pode criar seu próprio painel.
  • Os painéis são atualizados em tempo real.

Possui alguma dúvida sobre programa Previne Brasil? Clique aqui e fique por dentro de todos os detalhes.

– Disponibilizado novo processo de medicação no atendimento

Agora o sistema disponibiliza uma nova rotina, o registro de medicações, ou seja, o profissional pode enviar o paciente para receber uma medicação e já liberar o mesmo para ir pra casa, sem precisar reavaliá-lo. Veja como ficou:

A guia Administração, localizada dentro do Atendimento mudou, agora, ela passa a se chamar Medicação.

Por meio dela, é possível criar um processo para administrar um medicamento na fila de medicação, ou seja, todo medicamento cadastrado através do botão +Medicamento irá para a fila de medicação.

Observe que ao Finalizar e encaminhar para medicação, o paciente vai direto para a fila da Medicação, sem que seja necessário reavaliar o mesmo para finalizar o referido atendimento.

Ao realizar o encaminhamento para a medicação, o profissional deve administrar ou bolar o medicamento, dessa forma, ao finalizar, o paciente estará liberado para ir embora.

Ações:

Salvar: o paciente permanece na fila de medicação;

Salvar e finalizar: o mesmo é finalizado.

Vale ressaltar que a produção registrada por meio da guia Procedimentos também é faturado, ou seja, enviamos os registros para a exportação e-SUS e BPA.

Alguns procedimentos serão gerados automaticamente ao administrar o medicamento, conforme o tipo de administração: 

  • VIA ENDOVENOSA: 03.01.10.019-5 – ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA ENDOVENOSA
  • VIA INTRAMUSCULAR: 03.01.10.020-9 – ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA INTRAMUSCULAR
  • VIA ORAL: 03.01.10.021-7 – ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA ORAL
  • VIA SUBCUTÂNEA: 3.01.10.022-5 – ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS POR VIA SUBCUTÂNEA (SC)
  • VIA TÓPICA: 03.01.10.023-3 – ADMINISTRAÇÃO TÓPICA DE MEDICAMENTO(S)

Disponibilizada a importação do CNES

Com o intuito de otimizar a rotina do usuário, informamos que esta disponível o ambiente de importação do CNES, o mesmo pode ser acessado através da funcionalidade Importação (Executando > Sistema > Importação)

Através do botão +Importação, o profissional pode fazer a importação pelo código do CNES de uma unidade ou realizar a importação de tudo (todas as unidades do município).

Essa importação consiste em elencar os dados dos profissionais cadastrados no sistema e das unidades de saúde, e seus vínculos conforme disponibilizado pelo CNES.

Quando a importação for finalizada, o profissional será notificado.

IMPORTANTE: Os dados importados, são conforme disponibilizado pelo CNES, diante disso sugerimos que seja realizado a conferência dos dados e complemento dos itens não disponibilizados pelo CNES como: Equipes, Serviço especializado (Se atende ambulatorial SUS e Não SUS, Hospitalar SUS e Não SUS). 

Ainda não acabou! 

Visando prevenir algumas inconsistências que podem ocorrer em virtude dos registros estarem incompletos e divergentes do CNES, foi inserido uma mensagem de alerta no sistema quando a importação/atualização do CNES foi realizada a um período superior a trinta dias, contando a data atual. 

O alerta foi incluído nas rotinas de exportação do e-SUS e BPA, observe:

– Otimizada as pesquisas do sistema, desconsiderando acentuações

Foram otimizadas todas as consultas do sistema Saúde relacionadas aos filtros e campos, agora, quando for realizada uma pesquisa que busca alguma informação por texto, não será mais considerado os acentos e caracteres a fim de facilitar a pesquisa do usuário.

Disponibilizado histórico de prescrições manuais de medicamentos

Agora, o profissional da saúde consegue realizar a renovação das receitas que foram realizadas através da prescrição manual sem precisar reescrevê-las novamente, otimizando assim, o tempo de atendimento.

Essa alteração abrange os medicamentos de uso contínuo e os medicamentos prescritos anteriormente. Confira:

Observe que quando esse paciente for atendido novamente, as suas prescrições cadastradas anteriormente já estarão disponíveis nas opções USO CONTÍNUO e PRESCRIÇÕES ANTERIORES , basta o usuário selecionar e renovar:

Foram otimizadas essas opções,  disponibilizando assim, filtros para mostrar apenas as receitas manuais ou do sistema e também a possibilidade de visualizar as receitas manuais. Legal né? 

– Melhoria no atendimento clínico para a opção Gestante

Informamos que agora, quando a opção Gestante for marcada no atendimento clínico ou a paciente ja for gestante, a opção Pré Natal será automaticamente marcada, caso o usuário deseje, ele poderá desmarcar a referida opção.

Inclusão de filtro Equipe no relatório de cadastro de domicílio

Informamos que foi realizada a inclusão do filtro Equipe no relatório de cadastro de domicílio.

– Disponibilizado parâmetro para definir se o usuário deseja realizar a emissão do comprovante de agendamento

Com o objetivo de otimizar a experiência dos nossos usuários com o sistema Saúde, disponibilizamos um parâmetro para que o usuario possa definir se deseja emitir o comprovante de agendamento automaticamente após a conclusão do cadastro. O parâmetro pode ser configurado por meio do menu Utilitários > Configuração > Agendamentos.

Atualmente, o sistema realiza a impressão do comprovante de agendamento de modo automático ao finalizar o agendamento.

Caso o parâmetro não seja marcado, o sistema não irá realizar a emissão de modo automático, e caso o usuário deseje, pode emitir manualmente.

– Disponibilização de novas informações no RES do cliente 

Informamos que a partir de agora no RES do cliente passa a apresentar uma série de novas informações, pertinentes à atenção primária e às viagens. Vamos ver os detalhes abaixo.

O RES do cliente tem a seguinte estrutura e divisão na guia Atenção primária:

  • Vacinas
  • Atividades coletivas
  • Consumo alimentar
  • Viagens – contam as viagens que o mesmo realizou seja como paciente ou como acompanhante
  • Visitas
  • Avaliações de elegibilidade
  • Acompanhamentos pós-óbito

Em todos os registros é possível ver detalhes do mesmo, basta clicar sobre o ícone “olho”.

Registro de falta para pacientes programados na viagem 

A partir de agora será possível registrar as ausências que os clientes, com viagem agendada, fizerem. Isso mesmo! Além disso, esta informação ficará disponível no RES dele e, se porventura ele vier a precisar agendar uma nova viagem, será apresentado em tela que ele esteve ausente em sua última viagem.

Vejamos os detalhes dessa novidade. Importante ressaltar que o acesso à rotinas de viagens é por meio do menu Administrando > Transportes > Transportes > guia Viagens.

Quando uma viagem estiver criada, isto é, com todos os dados pertinentes à ela inseridos e com cliente ou acompanhante vinculado a ela, clicando no botão Outras opções (três pontos) tem a opção de Registrar ausências.

Na tela serão apresentados todos os clientes envolvidos na viagem planejada. Para cada um deles que não compareceu, basta selecionar e inserir uma observação.

Tanto a informação das viagens quanto as ausências, se houverem, estarão disponíveis no RES do cliente.