Novidades e melhorias do sistema Tesouraria (Cloud)

Foi permitido a geração de ajustes de recursos concomitante para movimentações em recursos não administrados pela conta bancária. Tais ajustes devem seguir condições do anexo abaixo, para que seja realizado a alteração de Recurso origem para Recurso de destino:

Vale ressaltar que os ajustes de recursos gerados de forma concomitante não podem sofrer edição ou exclusão apenas poderão ser visualizados, tais alterações devem ser feitas no registro de origem do recurso.

Verifique nas demonstrações abaixo, como a melhoria ficou estruturada no ambiente ajustes de recursos:

Para que seja possível realizar os ajustes, a conta bancária deve ser cadastrada tendo o recurso administrado selecionado como padrão. Conforme a imagem abaixo:

Quando houver movimentação na conta bancária, com uma fonte de recurso diferente das quais a conta administra, o sistema irá emitir automaticamente os ajustes de recursos. Com isso,  haverá a transferência do saldo movimentado para o recurso da conta bancária padrão. Dessa forma as informações enviadas ao SIM – AM estarão compatíveis com os movimentos realizados no sistema e consequentemente manterão a integridade entre os saldos do sistema e a prestação de contas.

A novidade dispõe das seguintes condições:

  • Se a conta bancária administrar mais de uma fonte de recurso, o recurso a ser considerado no ajuste será o selecionado como “padrão”.
  • Saldos de recursos não administrados pela conta bancária padrão,  serão substituídos pelo saldo no novo recurso. Tudo via ajuste de recurso.

A partir desta liberação, o ambiente Contas bancárias possibilita a visualização rápida do status de cada conta bancária cadastrada, bem como a sua pesquisa. 

Com acesso por meio do menu Administrando > Bancários > Contas, é possível perceber que agora o sistema apresenta a situação da conta, ou seja, se está Ativa ou Inativa.

E por meio da Pesquisa avançada é possível também efetua a consulta das contas conforme esses status.

Como já de conhecimento, no momento da migração ou implantação o Saldo inicial bancário deve ser cadastrado para uma determinada conta bancária. Até então, este saldo somete poderia ser cadastrado um única vez, independente do exercício. Entretanto, com o aprimoramento realizado, a regra está alterada e agora é possível cadastrar o saldo inicial para exercício distintos.

Logo, quando já cadastrado um saldo inicial em 2022 para uma determinada conta bancária, ao efetuar um novo cadastro o ssitema emitira a seguinte mensagem:

Lembre-se que o cadastro de Saldo inicial bancário é realizado por meio da Visão geral > Gestão bancária ou por meio do menu Executando > Gestão. Ao lado do botão APLICAÇÃO é possível selecionar a opção Saldo inicial.


Essa facilidade de cadastro de saldo inicial por exercício tem um objetivo maior. Ele permitirá às entidades que adotaram o novo rol de recursos, efetuam os cadastros novamente de saldos iniciais para as contas bancárias com o recurso válido para 2022 em diante.