Novidades e melhorias do sistema Tesouraria (Cloud)

- Melhorias entregues em 29/03/2021
- Permitida a exclusão de itens do extrato importado
A partir desta liberação o sistema possibilita a exclusão de itens de um extrato importado. Até o momento essa exclusão era permitida apenas para lançamentos manuais. Vale relembrar ainda que o sistema ainda permite apenas a importação de um único extrato, seja em formato .OFX ou .OFC.
Para localizar essa alteração, acesse a tela Relacionando itens da conciliação pelo botão Outras opções do ambiente de Conciliação bancária, o qual é acessado por meio do menu Executando > Bancários ou pela Visão geral do sistema.
- Permitida a cópia de uma conciliação bancária de um ano para o outro
É isso mesmo! Agora está possibilitada a cópia de uma conciliação bancária de um ano para outro.
Acesse a funcionalidade por meio da Visão geral ou pelo menu Executando > Bancários. Assim, localize a conciliação que deseja copiar por meio do filtro, bem como, pela pesquisa e lembre-se que são passíveis dessa cópia apenas aquelas já encerradas.
Antes de realizar a cópia de alguma conciliação, atente-se para alguns detalhes, como:
- “O ano do período de emissão deve ser o mesmo do exercício corrente ou seu subsequente”: Esta mensagem será emitida quando você pretender realizar a cópia de uma conciliação de 2019 para 2021. O sistema permite apenas a cópia com período englobado no mesmo ano ou para o subsequente (2020);
- “A data inicial deve estar no mesmo exercício da data final“: Essa mensagem é apresentada ao informar anos diferentes do campo Período. A data de início e fim de uma conciliação deve estar contemplada no mesmo exercício;
- “Não devem existir duas conciliações abertas para a mesma conta bancária, tipo de conta e tipo de aplicação”: Como já é de conhecimento, não o sistema não permite duas conciliações abertas com as mesmas configurações;
- Ativação de cadastros para o novo exercício: Ao realizar a cópia de uma conciliação, você deve se atentar para os cadastros auxiliares que a compões, pois esses deverão estar ativos para o exercício que receberá a cópia. Deverão ser verificados os cadastros Tipos de aplicação, Tipos de documentos e Tipos de movimentos. Veja na imagem abaixo onde localizar o recurso de ativação dos cadastros citados.

- Aprimorada a sugestão do valor da baixa nos pagamentos
Ao realizar pagamentos de empenhos, subempenhos e despesas extras, o sistema sugerirá ou atualizará o Valor da baixa quando no preenchimento das informações da respectiva Baixa, bem como, na inserção, exclusão ou alteração de Retenções.
Além disso, caso a Retenção possua apenas um Recurso vinculado a ela, o sistema preencherá automaticamente com o mesmo, bem como seu valor.

- Melhorias entregues em 04/03/2021
- Permitida a importação de extrato de bancário em formato OFC
Como já é de conhecimento, para agilizar e proporcionar mais fidedignidade ao processo de conciliação bancária, o sistema permite a importação do extrato bancário e todos seus registros, validando até mesmo o período da conciliação aberta com a data dos movimentos do extrato.
Até o momento somente estava permitida a importação de extrato bancário em formato OFX e a partir desta liberação o formato OFC também está sendo possibilitado. É isso mesmo!
Para acessar a funcionalidade que realiza o processo de conciliação, utilize a Visão geral ou o menu Executando > Bancários > Conciliações. Após o cadastro da conciliação, por meio do botão Outras opções, clique em Conciliar. No lado Extrato bancário o pequeno ícone em forma de nuvem permitirá que você insira o extrato em formato OFC ou OFX conforme sua necessidade.
- Aprimorado o filtro do ambiente Pagamentos
Com essa liberação ao realizar a busca pelas liquidações que deseja realizar o pagamento, o sistema mantém o filtro no ambiente de listagem, bem como, na tela de pagamento.
É comum um empenho possuir inúmeras liquidações e a entidade realizar a união de algumas delas e efetuar um único pagamento. Por conta desse cenário, o sistema mantém a pesquisa e você não precisa mais selecionar as liquidações na tela de pagamento, pois desde o filtro até o pagamento a seleção é garantida.
- Aprimorada a seleção das liquidações para pagamento e as sugestão de Retenções
Relacionada ao item anterior, o qual contextualiza o aprimoramento na pesquisa das liquidações para pagamento, nesse é abordada a melhoria realizada na sugestão das retenções por meio dos comprovantes.
Conforme já publicado em fevereiro pelo sistema Contábil, atualmente a sugestão das retenções por meio da vinculação dos comprovantes, quando nestes já constarem previamente informadas. E vale relembrar ainda que as Retenções presentes nos Comprovantes, não substituem aquelas já sugeridas no Empenho.
Diante do exposto e como o sistema Contábil, agora o Tesouraria, realizará a sugestão das retenções, as quais acompanharão os comprovantes vinculados às liquidações pesquisadas e selecionadas para pagamento. Isso significa que ao realizar o pagamento, você selecionará as liquidações e o sistema emitirá um alerta para atualizar a sugestão das retenções automaticamente.