Novidades e melhorias do sistema Tesouraria (Cloud)

remessa bancária é um arquivo enviado pela entidade ao seu banco contendo informações que serão interpretados pelo sistema bancário. Essas informações enviadas objetivam:

  • Registrar ou realizar a baixa em cobrança de boletos ou débitos automáticos;
  • Pagar títulos, impostos ou folha de pagamento.

Com relação a sua estrutura, cada banco pode determinar o leiaute de recebimento de seus arquivos ou utilizar o padrão CNAB 240 determinado pela FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos).

Para auxiliá-lo na configuração do CNAB 240, preparamos um material específico e que já está disponível na Central de Ajuda. Nele é possível conferir detalhes sobre as configurações necessárias para geração das remessas bancárias ao Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF). Confira!

A partir deste final de semana (08/11) a fonte de dados Movimentações da Tesouraria (movimentacoes.tesouraria) estará sendo descontinuada.

Conforme já comunicado, em substituição, uma nova fonte de dados mais performática foi criada: Movimentações Financeiras (movimentacoes.financeiras).

Com ela é possível ter o ganho significativo em agilidade na emissão e atualização de dados após registros das movimentações.

Assim, os artefatos que utilizam-se da fonte antiga deveriam estar migrados para a nova fonte conforme comunicado já publicado. Lembrando que os artefatos padrões da Vertical já estão todos adequados.

Além da fonte de dados, como já citado, o relatório Saldos por Destinação de Recursos também está sendo descontinuado. Entretanto, para realizar todas as conferências que esse possibilitava, você poderá efetuar a emissão do Relatório de Gestão Bancária, o qual possui:

Foi alterada a regra do Tesouraria (Cloud) para realizar sugestão da conta bancária no recurso da retenção relacionados aos pagamentos de empenho, subempenho e despesa extra:

  • Regra anterior: Sugere conta bancária administradora conforme recurso relacionado ao documento origem.
  • Regra nova: Sugere conta bancária conforme a conta da baixa do pagamento.

Pensando em melhorar ainda mais o gerenciamento das atividades em nossos sistemas, visando a verificação e garantindo a integridade dos dados manipulados. Informamos que foi disponibilizado no sistema de Auditoria novas funcionalidades do sistema Tesouraria (Cloud) para consulta, o qual possibilita visualizar as movimentações dos usuários nos cadastros de:

  • Transferências;
  • Aplicação;
  • Resgate;
  • Depósito;
  • Saque;
  • Ajuste;
  • Saldo Inicial;
  • Ajuste de Recurso.

Para acessar a ferramenta de Auditoria acesse: https://auditoria.cloud.betha.com.br/

Na Linha do tempo é possível filtrar por Período, Tipo, Usuário, Atividade e na aba Origem você poderá filtrar pelos cadastros mencionados acima, veja na imagem abaixo.

Na aba Registros, você pode conferir na coluna Tipo de registro os cadastros auditados e nas colunas Primeira auditoria e Última auditoria será apresentado a data, hora e a pessoa que realizou algum tipo de alteração, inclusão ou exclusão do mesmo.

Gostou? Para obter mais detalhes sobre a ferramenta e como visualizar o histórico de movimentações, clique aqui!