Novidades e melhorias do sistema Transparência Fly

- Melhorias entregues na versão 1.0.37-119
- Melhoria entregue na versão 1.0.37-079
- Melhoria entregue na versão 1.0.37-067
- Melhoria entregue na versão 1.0.37-066
- Melhoria entregue na versão 1.0.37-065
- Melhoria entregue na versão 1.0.37-062
- Melhorias entregues na versão 1.0.37
- Implementado filtro referente as consultas de licitações da área da Saúde
Foi implementado um filtro que permite filtrar somente as licitações referentes a área da saúde, para isso, basta acessar o menu Licitações > Consulta de licitações e realizar o preenchimento do filtro Licitação referente à área da saúde como Sim.

Caso a opção Todas seja escolhida, o sistema irá exibir todas as licitações e não somente aquelas que são referentes à saúde
- Disponibilizada a consulta de obras
O Transparência Fly conta com uma nova opção de pesquisa no menu, a consulta de obras, a mesma irá retornar todas as obras de acordo com os filtros escolhidos pelo usuário, além disso, ela irá gerar os arquivos de exportação e impressão.

Mas para que essa opção seja apresentada no menu, primeiramente ela deve ser habilitada na funcionalidade Consultas. Para isso acesse com o usuário Administrador e após utilize o menu Permissões > Consultas. Na aba Obras, habilite as opções conforme desejado.

- Exibição do percentual de ocupação das vagas na consulta de Quadro de pessoal
Alteramos a consulta de Quadro de pessoal para que você possa observar o percentual de ocupação das vagas.
Essa porcentagem pode ser visualizada no primeiro nível, onde é demonstrado as vagas por tipo de cargo (efetivo, comissionado, etc) e também no segundo nível da consulta por cargo, onde é demonstrado o detalhamento das vagas por cada cargo, mas para isso, se faz necessário habilitar o parâmetro Exibir percentual de ocupação das vagas. Para visualizar essa melhoria acesse o menu Transparência > Pessoal > Quadro de pessoal.
- Disponibilizada a consulta de dispensa de licitações por vencedor
O Transparência Fly conta com uma nova opção de pesquisa no menu Covid-19: Dispensas de licitações por vencedor referente a Covid-19.

Esta opção de consulta apresentada a mesma estrutura de pesquisa já conhecida em Licitações. Ao utilizá-la, serão apresentadas as licitações e os fornecedores vencedores de cada item, ou seja, caso exista mais de um fornecedor vencedor para a mesma licitação, o sistema demonstrará ambos os registros.

Mas para que essa opção seja apresentada no menu, primeiramente ela deve ser habilitada na funcionalidade Consultas. Para isso acesse com o usuário Administrador e após utilize o menu Permissões > Consultas. Na aba Covid-19 habilite as opções conforme desejado.

- Adequada a recepção e exibição do itens do contrato
Também nessa versão, foi adequada a recepção, bem como, possibilitada a visualização dos Itens do contrato.
Com relação a recepção, será contemplada quando for efetuado o novo envio do grupo de dados Contratos_Completo. Nele serão enviados:
- Sequencial;
- Código do Item;
- Descrição do Material ou serviço;
- Unidade;
- Quantidade;
- Valor
- Valor total.

O acesso aos itens do contrato, pode ser realizado por meio dos seguintes opções de consultas:
- Menu Contratos > Contratos;
- Menu Covid-19 >Contratos referente ao Covid-19;
- Menu Educação > Contratos da educação.
Assim, após a pesquisa efetuada em cada uma do ambientes citados, clique nos detalhes do Objeto do contrato.

- Permitido a disponibilização do link da gravação das sessões de licitações
Com objetivo de proporcionar maior transparência quanto aos processos licitatórios, o sistema Transparência Fly tem uma novidade: a possibilidade de disponibilizar os links das gravações das sessões de licitações.
Como já é de conhecimento, primeiramente deve ser habilitada as consultas. Então com usuário Admin, acesse o menu Permissões > Consultas e cada uma das abas Compras, Educação e Covid-19 clique na checkbox Exibir links da gravação das sessões. Este parâmetro está localizado no menu Licitações e deverá ser habilitado em cada uma das abas citadas conforme desejado. Observe:




E como essa informação é enviada para o Transparência Fly?
Por meio dos processos licitatórios presentes nos sistemas Compras (Desktop) e Compras (Cloud). Eles serão responsáveis pelo envio dos links de acesso às gravações das sessões de licitações, ou seja, no momento que a integração entre o Transparência Fly é realizada, esses dados são enviados automaticamente pelos sistemas de compras.

- Disponibilizado o Comparativo receita versus despesa relacionadas ao Covid-19
Nesta versão, 1.0.37-065, o Transparência Fly disponibiliza uma nova consulta em tela que compara dinamicamente as receitas versus despesas empenhadas, ambas referentes a Covid-19.
Para que esta pesquisa seja visível ao usuário, primeiramente você deverá habilitá-la por meio do menu Permissões > Consultas > Covid-19 com acesso Admin.


Habilitada esta opção, é possível visualizá-la e utilizá-la no menu Covid-19.



Como pode ser observado, o sistema apresenta o total das receitas arrecadadas, bem como, das despesas executadas referentes às demandas decorrentes da pandemia. Além disso, a diferença da execução orçamentária entre receitas e despesas é também demonstrada e caso a primeira seja menor que a segunda, o valor é demonstrado negativo.
- Possibilitada a adição e relacionamento de Documentos de Compras Diretas
Conforme a melhoria já publicada no dia 02/07, que possibilita o relacionamento de Documentos de Empenhos, bem como, o manual disponibilizado dia 04/05, que visa orientar sobre as melhorias realizadas em diversos sistemas para adequação à Lei 13.979/2020, nesta versão, está disponível também a possibilidade de efetuar os relacionamentos dos Documentos de Compras Diretas. Mas lembre-se, é primordial que eles sejam adicionados previamente.
Primeiramente para adição, acesse o menu Cadastros > Documentos > Documentos de Compras Diretas.

Clique em + Adicionar documento e efetue o preenchimento dos seguintes campos.

Realizada a inserção, o próximo passo é efetuar o relacionamento desse documento . Para isso, acesse novamente o menu Cadastros > Relacionamento de documentos > Documentos de Compras Diretas.

Ao acessar a funcionalidade, uma listagem com compras diretas da entidade é apresentada para que você efetue o relacionamento do documento a respectiva compra. Para isso, ao lado direito, clique no botão Relacionar.

Os documentos adicionados anteriormente, serão apresentados no quadro Documentos disponíveis. Selecione o desejado para o quadro Documentos selecionados. Assim, basta clicar em Salvar.

- Possibilitada a adição e relacionamento de Documentos de Empenhos
Conforme o manual disponibilizado dia 04 de maio, este visa orientar sobre as melhorias realizadas nos sistemas Compras (Desktop), Compras (Cloud), Contratos, Contabilidade, Contábil e Transparência Fly para adequação a Lei 13.979/2020.
E com a realização de aprimoramentos no envio de dados, esse comunicado ressalta a possibilidade de anexar e relacionar documentos aos registros das consulta de Relação de despesas empenhadas, liquidadas e pagas, bem como, de Empenhos referente ao Covid-19.
Lembre-se se consultar o manual atualizado acessando a Central de Ajuda!