
- Melhorias entregues em 13/04/2020
- Planta de valores passa a buscar o ano mais atual de seu registro
- Alteração do caminho para emissão de notificações de Dívida Ativa
- Criação de guias para contribuintes desativados
- Possibilidade do processo de baixa vir com a composição preenchida automaticamente
- Permissão da simulação/prévia da emissão de um documento
Publicado em: Seg, 13/04/2020
– Planta de valores passa a buscar o ano mais atual de seu registro
Agora, você não precisa mais registrar uma Planta de Valores para cada ano no Tributos (Cloud)!
A partir desta entrega, as fórmulas, scripts ou recursos que resgatam dados da Planta de valores passam a ter por base o ano mais atual de seu registro. Por exemplo, existe registrado no sistema uma planta de valores com ano de 2015 e outro de 2018, ao realizar um cálculo de IPTU para o ano de 2020, os dados serão resgatados do ano de 2018, sem ter a necessidade de ter o registrado para o ano de 2020.
Com a implementação desta melhoria, na virada do exercício não será mais necessário realizar configurações na Planta de Valores!
– Alteração do caminho para emissão de notificações de Dívida Ativa
Visando a centralização de informações, agora, o sistema permite a emissão de Notificações Dívidas somente por meio do menu Administrando > Documentos > Documentos, sendo possível consultar a composição das notificações emitidas.
Dessa forma, deixa de existir, portanto, o atalho que ficava disponível no módulo Dívida Ativa, menu Executando > Execuções Fiscais > Notificações.
O objetivo é que facilite o acesso à informação através de um procedimento padrão para esta rotina.
– Criação de guias para contribuintes desativados
Atualmente ao receber uma guia de pagamento via integração, seja do LE ou Nota, o sistema verifica se o contribuinte está ativo, e caso não esteja, impede a criação da guia.
Este comportamento foi alterado, de modo que ao receber uma guia para um contribuinte, a guia deve ser criada, independente da situação do contribuinte, estando o mesmo desativado ou não.
– Possibilidade do processo de baixa vir com a composição preenchida automaticamente
Visando um melhor aproveitamento do tempo de trabalho do usuário, agora, o sistema possibilita que o usuário defina se deseja executar a próxima baixa com os mesmos parâmetros da baixa atual, sendo eles: identificação do banco, conta bancária, convênio e script, conforme arquivo.
Essa opção pode ser utilizada e o processo é fácil e prático, basta que o usuário assinale a opção “Abrir com esta composição na próxima baixa” e execute o processo de baixa. Ao executar a próxima baixa, a mesma virá com os parâmetros preenchidos de acordo com a baixa anterior, exceto nos campos: Caminho do arquivo bancário, Baixa retroativa e Data da Baixa Retroativa, sendo que estes deverão ser preenchidos pelo próprio usuário.
Por padrão, esse item deve vir desabilitado, na hora de realizar o procedimento você deve habilitá-lo.
– Permissão da simulação/prévia da emissão de um documento
Foi liberada uma melhoria que permite que você faça uma simulação/prévia de um documento que você pretende emitir, dessa forma, você tem a opção de simular o documento antes de gerá-lo de fato, verificando antes se o documento está de acordo com o que você deseja.
Os documentos que podem ser simulados são os seguintes:
- Documentos emitidos através da rotina de documentos do sistema
A simulação é feita através do módulo imobiliário, no Menu Administrando > Documentos > Documentos, e na hora de realizar a emissão do documento que deseja, clicar em Simular Emissão.
Confira um exemplo para que você possa visualizar o procedimento:
- Documentos emitidos através da rotina de Obras
A simulação é feita através do Módulo Imobiliário > Administrando > Obras > Guia Alvará e Habite-se.
- Documentos emitidos através da rotina de Notas Avulsas
A simulação é feita através do Módulo Mobiliário > Executando > Notas avulsas.
- Documentos emitidos através da rotina de Transferência de Imóveis
A simulação é feita através do Módulo Imobiliário > Executando > Transferência de imóveis > Coluna ‘Certidão’ > Emitir.
- Documentos emitidos através da rotina de Parcelamento de créditos
A simulação é feita através do Módulo Imobiliário > Executando > Parcelamento de Créditos > Clicar na engrenagem > Termo de parcelamento.
- Documentos emitidos através da rotina de Livro da dívida ativa
A simulação é feita através do Módulo Dívida Ativa > Executando > Livro da dívida ativa.
- Documentos emitidos através da rotina de Termo de abertura/encerramento do livro
A simulação é feita através do Módulo Dívida Ativa > Termo de abertura/encerramento do livro.