Quer conhecer mais detalhes sobre a Inteligência Artificial aplicada no Tributos em relação a transferência de imóveis? Assista o video abaixo e confira!

– Mudança no layout da importação do arquivo DAF607

Atualmente, na baixa do arquivo DAF607, que se refere ao arquivo de Baixa do Simples Nacional, o sistema permite fazer a importação apenas quando é de uma pessoa jurídica, através do seu CNPJ.

Essa rotina sofreu alterações, agora é possível também realizar a importação de arquivos que se referem a uma pessoa física, através do seu CPF, ou seja, com essa mudança implementada no layout o arquivo poderá ser composto tanto pelo CNPJ, quanto pelo CPF.

Implementada a demonstração da situação do econômico no momento de realizar a emissão do Espelho Mobiliário

Agora, na hora de realizar a emissão do espelho do cadastro mobiliário, o usuário conseguirá visualizar quando o referido econômico estiver com a situação Suspenso, Baixado ou Cancelado, essa informação será demonstrada no campo Econômico (s).

– Possibilidade de identificar situação do imóvel ao realizar a emissão do espelho

No momento em que for realizada a emissão do espelho imobiliário, será possível identificar um imóvel que esteja com a situação diferente de Ativo, ou seja, aqueles imóveis que estão desativados, essa informação será demonstrada no campo Imóvel(eis)

Nesse caso, a opção Incluir imóveis desativados será preenchida de forma automática. 

– Possibilidade de busca de valores e campos adicionais dentro da fórmula de acréscimo 

Agora, é possível buscar valores e campos adicionais dos referentes dentro da fórmula de acréscimo conforme o seguinte quadro:  

Confira um exemplo de fórmula abaixo utilizando uma das funções de campos adicionais:

– Liberado o envio de Alvará, Habite-se e Declarações sem movimento para o sistema SisObraPref

Olá usuário!

Conforme já havíamos comunicado anteriormente, houve uma alteração na forma de envio dos arquivos do Tributos para o sistema SisObra, agora, com o objetivo de realizar a padronização dos documentos de alvarás, habite-se e declarações sem movimento, esses dados serão enviados via WebService integrado ao sistema da Receita Federal.

Durante os últimos meses foram realizadas a fase de implementação e a fase de testes para que a rotina seja liberada de forma efetiva aos nossos usuários. 

Na fase de implementação, realizamos a liberação de novos campos que precisam ser preenchidos para posterior envio dos dados. 

Preparamos uma página com todas as informações que você precisa saber relacionadas ao envio do SisObra,  contemplando o preenchimento dos novos campos do sistema, a forma de envio e algumas informações importantes que você precisa saber para que seja realizado o envio com sucesso. Clique aqui e confira! 

Implementado filtro referente a Unidade do imóvel

Foi incluído na tela de atendimento de pesquisa do imóvel o campo unidade da inscrição para que a mesma possa ser consultada quando a unidade do imóvel fizer parte da inscrição de acordo com a respectiva configuração do imóvel. 

Dessa forma, com o intuito de facilitar a pesquisa, esse campo também foi incluso nos filtros para pesquisa de um imóvel por meio do módulo Imobiliário.

Implementada possibilidade de desabilitar créditos tributários

Agora, é possível desabilitar um crédito tributário que não é mais utilizado pela entidade. Dessa forma, foi criado um FLAG no cadastro de crédito para que o mesmo possa ser desativado e não mais exibidos em futuros lançamentos.

Para desabilitá-lo basta realizar a edição do crédito desejado e marca a opção Registro desativado

 – Alterações no modelo do extrato de contribuinte

Com o intuito de otimizar a usabilidade do sistema, a situação Aberto na guia Lançamentos, virá por padrão selecionada sem a necessidade de preenchimento por parte do usuário nos casos em que o extrato emitido for referente a dívidas e débitos que estejam em aberto.

Possibilidade de não demonstrar contribuintes desativados no módulo Atendimento

Agora, ao realizar uma pesquisa de contribuintes através do módulo Atendimento, por padrão, os contribuintes desativados não entrarão na pesquisa realizada, caso o usuário deseja que na listagem também constem os contribuintes desativados, basta dar um check no campo Exibir desativados antes de realizar a sua pesquisa.

 – Inserida quantidade de caracteres no campo Informação complementar

Foram inseridos o limite de 500 caracteres no campo Informações complementares na hora de realizar a emissão de um documento do tipo Alvará. 

-Implementada opção de limpar endereço na hora de realizar o cadastro de um imóvel

Agora, ao informar um contribuinte na hora de realizar o cadastro de um imóvel, é possível limpar o endereço que automaticamente é informado no respectivo cadastro e realizar a sua alteração, para isso, basta clicar no endereço que foi informado, clicar em Limpar e inserir o endereço desejado. 

– Alterações na nota avulsa por meio do módulo Atendimento 

Visando facilitar a usabilidade ao sistema, agora, quando o usuário estiver consultando um contribuinte no módulo Atendimento e desejar realizar a emissão de uma nota avulsa, o campo prestador e requerente virão preenchidos de forma automática.

Além disso, na tela de Atendimento, a ordenação da nota avulsa ocorrerá primeiramente pela data e posteriormente pela sua numeração.

-Disponibilizado filtros para busca de Planta de valores

Foram disponibilizados os seguintes filtros para realizar  a busca de uma planta de valores: logradouro(s), bairro(s), distrito(s), seções(s) e face(s).

Vale frisar que em todos os itens da pesquisa é possível informar mais de um valor e que apenas o item referente a seção é possível digitar o valor desejado sem que o sistema realize a busca em seu cadastro de seção, sendo possível ainda, informar mais de uma seção separando-as por vírgula.

OBS: Ao realizar a busca de um dos itens para incluir no filtro, será demonstrado apenas dados do referido Município. 

-Possibilidade de adicionar uma nova movimentação no econômico por meio do Módulo Atendimento

Visando agilidade e praticidade ao usuário, agora, é possível adicionar uma nova movimentação diretamente pelo módulo Atendimento na guia referente aos econômicos. 

-Alterações na funcionalidade Prorrogação/antecipação de vencimentos

Visando facilitar a rotina do usuário, realizamos algumas alterações pequenas porém de grande valia para que otimizar o tempo do usuário na rotina de Prorrogação/antecipação de vencimentos, confira quais foram elas:

  • Ao adicionar uma prorrogação/antecipação de vencimentos, será demonstrado na lista de crédito apenas os lançamentos existentes que estejam em aberto para o referido contribuinte.
  • A opção Abrangência virá automaticamente preenchida como Individual e o ano será preenchido com o ano corrente.
  • Possibilidade de informar se trata de uma parcela única ou não única.