– Possibilitada a alteração de vencimento no módulo Atendimento e na Manutenção de parcelamento de créditos

Com o intuito de facilitar a sua rotina diária, agora, o usuário consegue realizar a alteração do vencimento de um parcelamento no módulo Atendimento ou pela Manutenção de parcelamento de créditos de uma forma simples e intuitiva.

Para isso, no Módulo Atendimento, você deve acessar o resumo financeiro do contribuinte desejado e clicar na aba Parcelamentos > Mais opções > Prorrogar vencimentos, inserir os novos vencimentos e o número do processo que ocasionou essa alteração. 

Já por meio do menu Executando > Manutenções > Parcelamento de crédito, basta você clicar no botão de Engrenagem > Prorrogar vencimentos.

Ou realizar a manutenção no parcelamento desejado e clicar na opção Prorrogar vencimentos.

Vale frisar que o sistema pede a autenticação do usuário para confirmar a operação.

MELHORIA TÉCNICA

– Implementado códigos reduzidos dos bairros, loteamentos, distritos e condomínios

Foram implementados os códigos reduzidos dos bairros, loteamentos, distritos e condomínios, vale frisar que esses códigos se referem aos cadastrados no sistema Tributos (Desktop), ou seja, em relação a migração de dados do Tributos (Desktop) para o Tributos (Cloud) os clientes terão a opção de manter a mesma codificação já existente, visto que este campo foi criado no Cloud e poderá ser alimentado via migração. 

– Possibilitado o cadastro de Tabelião e de Correspondente bancário no cartório de imóveis

Agora, é possível realizar o cadastro de um tabelião de cartório de imóveis na funcionalidade referente aos cadastros de cartórios, para isso, o usuário deve acessar o menu Administrando > Pessoas > Cartórios, clicar em +Cartório,  selecionar o contribuinte desejado (lembrando que pode ser pessoa física ou jurídica) e preencher o campo Tipo como Tabelião.

Além disso, também é possível realizar o cadastro do tipo Correspondente bancário, lembrando que nesse caso, o contribuinte obrigatoriamente precisa ser pessoa jurídica.

– Possibilitado informar o tabelião ou correspondente bancário no campo de cartórios na funcionalidade referente a transferência de imóveis

Ao realizar o cadastro de uma solicitação de transferência de imóvel por meio do módulo Imobiliário, no menu Executando > Movimentação cadastral > Solicitação de transferência de imóveis, na hora de realizar a configuração dessa transferência, preenchendo o cartório desejado, será demonstrado em tela se o cartório cadastrado se trata de um tabelião, correspondente bancário ou registro de imóveis

– Implementada emissão de forma impressa de uma simulação de parcelamento

Com o intuito de otimizar a rotina dos nossos usuários, agora, é possível realizar a impressão de uma simulação de parcelamento, para isso, ao realizar um parcelamento por meio do menu Executando > Manutenções > Parcelamento de créditos, na tela de Confirmação de parcelamento terá o botão Imprimir simulação.

Com isso, o usuário irá conseguir realizar a impressão da simulação realizada, onde serão apresentados os dados detalhados do parcelamento, bem como um aviso de que os valores poderão sofrer alterações caso o parcelamento seja efetivado em uma data posterior.

Demonstrada a quantidade de testadas ativas do imóvel

Foi realizada uma alteração na forma de gerenciamento das testadas, agora, ao clicar no botão +Testadas no cadastro de imóveis, é apresentada a quantidade de testadas ativas, também foi mantida as testadas inativas para fins de cálculos retroativos e histórico, dessa forma, foi adicionado o campo Ano desativação, sendo realizada uma alteração na listagem na hora de visualizar as testadas existentes para o imóvel.

Possibilitada emissão de guia após cadastro de receita diversa

Visando facilitar o dia a dia do servidor público, agora, ao realizar o cadastro de uma receita diversa por meio do menu Administrando > Taxas > Receitas diversas, e gerar o lançamento da mesma, o usuário poderá sinalizar, na opção Emitir guias ao finalizar cálculo, caso desejar que a guia para pagamento seja emitida no término do cálculo.

Se a opção destacada acima for marcada, será aberta uma nova tela, referente a emissão da guia de pagamento, nela, o usuário irá preencher dados como o convênio da respectiva guia e se irá ser cobrado taxa de expediente. 

– Alteração realizada no cadastro de uma Planta de valores

Foi realizada uma alteração no comportamento das telas referente ao cadastro de planta de valores, agora ao realizar o cadastro de um valor, por meio do menu Configurando > Tabelas > Plantas de valores, os campos serão retornados da seguinte forma:

  • Retornar para a seleção apenas cadastros relacionados ao Município da entidade;
  • Quando preenchido um bairro, retornar apenas os logradouros vinculados à aquele bairro.
  • Quando preenchido um logradouro, retornar apenas seções vinculadas à aquele logradouro;
  • Quando informada a seção, retornar apenas os logradouros daquela seção.

– Implementadas fontes de dados referente a manutenção de pagamentos

Foram implementadas duas fontes para manutenção de pagamentos, são elas:

  • manutencao.pagamento.busca;
  • manutencao.saldos.busca.

A fonte de manutenção de pagamento busca na Collection “ManutencaoPagamentos” os dados referentes a um pagamento que foi realizado uma manutenção. Já o de manutenção de saldos, busca com o ID do pagamento em questão, os saldos referentes ao mesmo. 

Por meio delas, é possível extrair dados das guias referente a pagamentos e a saldos, e a partir deles, chegar a origem dos pagamentos (lançamentos, dívidas, parcelamentos), bem como o destino dos saldos gerados e utilizados.

– Acrescentado na fonte de lançamentos simulados, o tipo/abrangência do cálculo

Foi acrescentado na fonte de lançamentos simulados o tipo/abrangência do cálculo, o mesmo encontra-se disponível na fonte lancamentos.busca.

–  Implementadas novas funções de cálculo

Foram implementadas duas novas funções de cálculo, são elas:

  • UtilitariosReceitasDiversas.receitasDiversasContribuinte(contribuinte.codigo, ano, possuiLancamento): Verifica os cadastros de receitas diversas do contribuinte que possuem lançamentos ou não. Exemplo:

Confira como utilizar a fórmula:

  • UtilitariosReceitasDiversas.receitasDiversasContribuinte(contribuinte.codigo, ano): Verifica todos os cadastros de receitas diversas do contribuinte, independente se eles possuem ou não lançamentos que estejam vinculados.

Confira como utilizar a fórmula:

IMPORTANTE: Com o retorno dos dados da função, você poderá, por exemplo, fazer a soma do valor de um determinado campo adicional dos cadastros de receitas diversas do contribuinte utilizando a função CamposAdicionais.valor. 

– Implementada novas fórmulas para receitas vinculadas a imóveis

Foram implementadas novas fórmulas para receitas vinculadas a imóveis, são elas:

  • imovel.nroTestadas: Retorna a quantidade de testadas ativas;
  • UtilitariosImoveis.testadasAtivasNoano: Retorna todas as testadas ativas de acordo com o ano inserido na fórmula.

Confira como utilizar as fórmulas:

– Ajustada critica dos imóveis e fontes conforme novo controle de testadas

Foi realizada uma alteração na crítica dos imóveis, adicionando o campo do ano de desativação das testadas referentes a um imóvel.

Também foi realizada a alteração na fonte imovel.testadas.busca, sendo implementado o filtro anoDesativacao.

– Alterações realizadas nas fontes referentes ao parcelamento

Foram realizadas algumas alterações nas seguintes fontes: parcelamentos.busca e termoParcelamento.dividas.

Na fonte parcelamentos.busca foi implementado filtro por:

  • código reduzido da dívida ativa;
  • id da dívida ativa, 

Tendo como regra que seja retornado o parcelamento e suas informações de acordo com a dívida inserida, este retorno deve ser de todos os parcelamentos apresentados ao qual tem na sua composição a dívida inserida , não importando a situação do parcelamento.

Além disso, foi acrescentado os campos Motivo do cancelamento e Comentário do cancelamento.

Já a fonte termoParcelamento.dividas retorna dados dos termos de parcelamentos emitidos para a dívida em questão, sendo que o retorno deve ser de todos os termos de parcelamentos apresentados ao qual tem na sua composição a dívida inserida, não importando a situação do parcelamento.