– Alterações realizadas no script padrão do sistema Tributos (Cloud)!

Informamos que com o objetivo de otimizar a integração entre os sistemas, foram realizadas algumas alterações no script [Tributos] Interação de situação Fly e [Tributos] Atualizar Pagamentos E-Nota para que o processo de envio de informações sobre pagamentos e estorno de pagamentos seja enviado de forma efetiva para o sistema E-nota (Fly), evitando assim o registro duplicado de pagamento. 

  • [Tributos] Interação de situação Fly

Vale frisar que os técnicos das revendas e filiais precisam ajustar os scripts específicos para as entidades que os utilizam, para que dessa forma, não seja ocasionado problemas de integração entre esses dados. 

Existem duas formas de realizar essa alteração, confira quais são elas:

  1. Copiar todo o script e alterar apenas o database e entidade das linhas 10 e 11;

Recomendado para quem apenas copiou e alterou a data base e entidade.

       2. Realizar a alteração das linhas modificadas, que são:

Alterar a URL de envio na linha 219 (URL nova:  https://e-gov.betha.com.br/e-nota-services/rest/pagamentos/v1);

  • Adicionar o número de baixa na linha 239 e alterar o iPagamentos na linha 248 para enviar o identificador do pagamento em vez do número de baixa: 

Recomendado caso a filial tenha realizado ajustes específicos distintos do padrão. 

  • [Tributos] Atualizar Pagamentos e-Nota

Confira as linhas que foram ajustadas:

Informações sobre o envio do e-Sfinge para o Estado de Santa Catarina no sistema Tributos

Atenção clientes, revendas e filiais

Conforme estabelecido pela Portaria N. TC-0171/2021 do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, o envio de dados pelo e-Sfinge online do sistema tributário inicia no dia 01/05/2022, logo, é importante frisar que o tribunal não irá recepcionar nenhum dado enviado a partir de 2022 até esta data, visto que não existe mais remessa bimestral. 

É importante destacar que  o tribunal de contas não está aceitando o envio do e-Sfinge Web e que deve-se aguardar a ativação do e-Sfinge online para o módulo tributário, para que dessa forma, os dados referentes ao ano de 2022 sejam enviados.

Outro ponto a ser destacado, é em relação ao comunicado DIE n° 02/2022, que afirma sobre a obrigatoriedade do campo “Número do Documento Contribuinte” a partir da ativação do e-Sfinge online, ou seja, o contribuinte precisa ter o seu CPF/CNPJ cadastrado. Além disso, se um contribuinte já cadastrado sem o número de documento sofrer alguma alteração em seu nome ou tiver sua situação modificada (ativado/desativado), obrigatoriamente deve ser inserido o seu CPF/CNPJ, caso contrário, o envio não será feito de forma correta.

Para que não ocorra problemas ao realizar o envio do e-Sfinge, sugerimos que essa prática seja abolida caso o seu Município permita realizar o cadastro sem os documentos, dessa forma, com o intuito de facilitar o cumprimento dessa regra, é recomendado que seja configurada uma crítica para o cadastro de contribuintes, principalmente quando se tratar de inclusão de um novo cadastro.

OBS: Para pessoas estrangeiras que não possuem o CPF, deve ser preenchido o campo Identidade estrangeira, localizado na guia Documentos do cadastro de contribuinte. 

Possibilitado a ordenação de imóveis através do endereço

Visando atender as necessidades dos nossos usuários, agora, é possível realizar a ordenação dos imóveis através do endereço, considerando a seguinte ordem: tipo do logradouro, descrição do logradouro, número, bairro e complemento. 

Para isso, o endereço foi adicionado com sendo uma coluna na listagem, facilitando a visualização.

Além disso, podem ser visualizadas ou não, algumas colunas da listagem, conforme imagem abaixo.

– Possibilitado identificação de suspensão e lançamentos abaixo do limite no módulo Atendimento

Com o objetivo de facilitar a rotina diária do servidor, foi realizado um ajuste no módulo Atendimento, onde é demonstrado de uma maneira fácil e intuitiva os lançamentos ou dívidas suspensas e os lançamentos abaixo do limite permitido, veja como ficou:

Permitido realizar a consulta de imóveis pelo código do contribuinte

Agora, é permitido realizar uma pesquisa pelo código do contribuinte por meio da funcionalidade Imóveis.

Vale frisar que os códigos em Vermelho e com um traço na parte de cima estão desativados.

 

– Implementado novas colunas e filtros para pesquisa referente as receitas diversas

Visando otimizar a consulta dos nossos usuários, foram implementadas algumas colunas e filtros novos na funcionalidade Receitas diversas, localizadas por meio do menu Administrando > Taxas > Receitas diversas.

Agora, nas colunas a exibir, é possível realizar a seleção das colunas a exibir com as informações referentes ao código do contribuinte, CPF/CNPJ e código da receita diversa.

Além disso, na pesquisa avançada, foram inseridos os filtros referentes às novas colunas disponibilizadas, que são o Código do contribuinte, CPF/CNPJ, Código da receita diversas, podendo também realizar a pesquisa pelo Tipo(s) de serviço(s) desejado. 

– Possibilidade de realizar a alteração do proprietário principal do imóvel

Agora, o usuário consegue realizar a alteração do proprietário principal do imóvel de forma rápida e simples quando o imóvel possuir mais de um proprietário relacionado a ele.

Para isso, basta o usuário realizar a edição do imóvel desejado, clicar em Proprietários e realizar a alteração do proprietário principal.

É importante salientar que esse procedimento somente altera o proprietário do imóvel, mas não altera os lançamentos ou dívidas vinculadas ao mesmo. Se esse for o objetivo, a transferência de propriedade, deverá ser feita através da rotina normal de transferência de imóveis.

Vale frisar que quando os imóveis englobados não fizerem parte do mesmo lote, não será possível efetuar a alteração do proprietário principal. 

Permitido a identificação de lançamentos complementares na funcionalidade Prorrogação/Antecipação de vencimentos

Foi realizada uma modificação na funcionalidade referente a Prorrogação/Antecipação de vencimentos, localizada no menu Administrando > Lançamentos > Antecipação/prorrogação de vencimentos.

Agora, na hora de definir o filtro para antecipar ou prorrogar uma parcela, é possível definir se a mesma se trata de um lançamento de cálculo normal ou complementar através do filtro em destaque:

Com isso, na segunda aba referente a prorrogação/antecipação de vencimentos, será possível identificar quais lançamentos são complementares ou normais, através das seguintes siglas:

PÚ = Parcela única

PA = Parcela normal

Veja:

Ajuste realizado no gerenciador de econômico

Foi implementado o código reduzido do econômico que já foi deferido e enviado com sucesso, dessa forma, é possível ter acesso direto ao cadastro vinculado a um econômico, possibilitando a edição do cadastro para possíveis verificações ou alterações. 

Alteração realizada nas testadas dos imóveis

Agora, ao realizar uma alteração em determinada testada de um imóvel, na hora em que o usuário for Salvar, o sistema enviará uma mensagem questionando o usuário se a alteração realizada deve ser replicada para os demais imóveis do mesmo lote (para considerar imóveis de um mesmo lote, devem ser verificados os campos da inscrição imobiliária que identificam os imóveis do mesmo lote (Central de configurações > Imóveis).

Permitido a realização da movimentação da situação Provisória de um econômico

É permitido alterar a movimentação da situação de um econômico para provisório, quando a situação anterior for: 

  • Início; 
  • Reinício;
  • Regular;
  • Irregular 

– Ajuste na solicitação de transferência de imóveis conforme porcentagem de compra

Foi realizado um ajuste na hora de demonstrar as informações referente ao valor venal do terreno, valor venal da construção e total declarado.

Agora, quando se tratar da compra de uma parte do imóvel e não da sua parte total, esses valores serão calculados de acordo com a porcentagem que está sendo comprada, ou seja, referente a parte transferida e não mais do valor integral do imóvel.

É válido destacar, que ao usuário passar o mouse por cima desses valores, será apresentado o valor integral e não o valor referente a porcentagem como demonstra na imagem.

 Realizada mudança de layout na importação do arquivo de INSCOBRA

Informamos que foi implementada uma mudança de layout na importação do arquivo de INSCOBRA (Simples Nacional).

Agora, foi criado um comentário para a dívida, indicando que esta foi gerada a partir da importação do arquivo do INSCOBRA, com o seguinte texto e formato:

Exemplo: Receita gerada através da importação dos registros de dívida ativa do simples nacional. Declaração de número: +número da declaração importada.