
– Realizar automaticamente a classificação de pagamento das guias que apresentaram inconsistências (sem parcela)
A partir da versão 4.3.38, o Tributos (Desktop) passa a vincular automaticamente o pagamento de guia gerada, com inconsistência, cujo o pagamento foi realizado em outros sistema da Betha.
Antes, desta atualização, o sistema tinha algumas validações que bloqueavam a integração de guias provenientes de outros sistema da Betha. Estas validações eram demonstradas na funcionalidade de Integração Tributos X Fly e-Nota X Livro Eletrônico, disponível no menu Utilitários. Momento em que era necessário que o usuário realizasse o estorno e a baixa novamente do arquivo bancário ou realizasse a Classificação de Pagamentos, visto que em alguns casos o arquivo bancário destas guias eram baixados antes que a guia fosse integrada, resultando na geração de pagamentos Sem Classificação.
– Definição da data de consulta dos lançamentos no Cidadão Web 4
Atualmente existe um grande envio dos lançamentos gerados no Tributos (Desktop) para o Cidadão Web 4, no caso de testes de cálculo por exemplo, em que o usuário gera os lançamentos do município e depois os cancela. Estes lançamentos são enviados para o Cidadão Web 4 e posteriormente os seus cancelamentos, desta forma gerando um grande tráfego de informações.
Outra situação resultante desta melhoria é que o município deseja que os contribuintes tenham acesso a estas informações apenas a partir determinada data, ainda que estes cálculos já estejam homologados.
Estas duas situações resultaram na melhoria apresentada a seguir, disponível no Tributos (Desktop), a partir da versão versão 4.3.38.
➡ Configuração do Cidadão Web no Tributos (Desktop), módulo Administrador, menu Configurações > Integração com Sistemas Betha > Configuração com Cidadão Web.
Neste cadastro, conforme o exercício informado, serão demonstrados os Créditos Tributários disponíveis na sua entidade, nos campos posteriores você deve:
– Data Cidadão Web: aqui você deve indicar quando que os lançamentos das Receitas devem estar disponíveis no Cidadão Web 4 para emissão dos contribuintes;
– Data Previsão de Envio: este campo é calculado automaticamente pelo sistema, utilizando a data informada pelo usuário, subtraindo 15 dias. Este é um prazo de segurança para que todos os lançamentos estejam disponíveis no Cidadão Web 4 na data informada pelo usuário.
Após realizadas as configurações acima, o processo de cálculo será impactado (Lançamentos > Processos > Cálculos Tributários):
Aqui será verificado se existe configuração para envio destas parcelas. Existindo configuração, será selecionada a data base configurada. Se a data atual, estiver dentro do prazo de disponibilidade do Cidadão Web 4, as parcelas serão enfileiradas, caso contrário, ficarão aguardando a data limite para que possam ser enviadas para o Cidadão Web.
O controle dos débitos já enfileirados, ficará a cargo da tabela debitos_enviados_cweb, nela há a coluna situação, com as seguintes possibilidades:
– E (enviado): em que o débito já foi enviado para o Cidadão Web 4;
– A (aguardando Envio): em que o débito está aguardando data limite para envio ao Cidadão Web 4;
– D (descartado): em que débito foi cancelado, antes de enviar para o Cidadão Web 4.
Para os débitos não enfileirados no momento da sua criação, conforme mencionado acima, ficarão a cargo do Integrador da Arrecadação, utilizar diariamente a procedure que verifica se na data atual há temos parcelas com limite para envio ao Cidadão Web 4, momento em que serão selecionadas as parcelas com a situação A (aguardando Envio), com data limite igual ou inferior a data atual e enviará para o Cidadão Web 4.