Versão 3.1.13

Conheça as novidades do sistema Cidadão Web 4. 

Disponibilização de filtro de consulta ao listar solicitações de alteração cadastral

A partir da versão 03.1.13-014, quando o contribuinte solicitar alterações cadastrais, será possível que o administrador realize buscas pelos filtros disponibilizados – Nome, CPF/CNPJ ou email – no Cadastro de contribuintes, a fim de aprovação das alterações:


– Demonstração do valor da taxa de expediente na guia de pagamento, para que não ocorram divergências entre os emitidos através do sistema de arrecadação tributária e o de forma autônoma, através da internet

Visando sempre a segurança e transparência das informações, a partir da versão 03.1.13-015, foi disponibilizado ao Contribuinte as informações da taxa de expediente lançada no sistema tributário, exibindo o valor cobrado no momento da emissão de guias de pagamento através da web, para que não haja divergência de valores entre uma guia emitida através do sistema de arrecadação tributária e uma guia de pagamento emitida de forma autônoma através da internet.

Além disso, a partir desta versão, foi disponibilizada, ao administrador, a permissão de edição do modelo de relatório padrão para emissão de guias de pagamento, a fim de imprimir valores referentes às taxas de expediente parametrizadas, para que não ocorra a divergência mencionada acima.


– Disponibilização de consulta de guias em aberto na base de dados Web, via módulo Administrador, a fim de que o usuário possa realizar consultas de guias pendentes de pagamento para determinado contribuinte

A partir da versão 03.1.13-016 o administrador conta com mais uma facilidade!

Consultar as guias em aberto na base de dados web, filtrando por Contribuinte, Referente ou Imóvel. Para tanto, basta acessar, no módulo Administrador, o menu Consultas > Guias em Aberto:


– Possibilitar auditoria e consulta de processos em execução no sistema

A partir da versão 03.1.13-016 será possível que o usuário administrador realize consultas de informações gerenciais pertinentes a utilização do Cidadão Web 4, tais como:

  • Auditoria de primeiro nível para rotinas executadas por determinados usuários;
  • Informação de desbloqueio de pop-up ao emitir documentos ou guias de pagamento;
  • Gerenciamento de processos em execução nas rotinas do sistema.

– Adequação no Cadastro do Contribuinte, para que seja possível anexar mais de um arquivo no momento da atualização do cadastro

A partir da Versão 03.1.13 do Cidadão Web 4 o Contribuinte poderá anexar até 10 arquivos em PDF na rotina de Cadastro de contribuintes.

Mas atenção!

O processo de inclusão não alterou, ao clicar no botão Enviar arquivo um popup abrirá e o contribuinte poderá carregar os arquivos através do botão + Arquivo e iniciar o(s) upload(s) por meio do botão Enviar.

Entretanto, após finalizado os uploads e retornado a página de cadastro será possível visualizar todos os arquivos enviados por meio de uma tabela, uma coluna com checkbox e outra com os nomes dos arquivos carregados. E será por meio dos checkbox que você definirá quais documentos poderão ser Removidos ou Enviados ao banco de dados.

Quais os impactos como usuário do módulo Contribuinte?

O processo continua igual, a novidade agora está na forma de amostragem dos anexos (que deverão ser enviados em formato PDF):

  • Apenas 1 anexo:
    Para anexar apenas 1 arquivo, o sistema irá armazená-lo em formato PDF (arquivos de no máximo 10mb cada).
  • Mais de 1 anexo:
    Para anexar mais de 1 arquivo (até 10 arquivos), o sistema os recebe em formato PDF, compacta e armazena em formato *.zip (arquivos de no máximo 10mb cada).

– Possibilidade de emissão de guias de Fatura, com uma nova plataforma intuitiva

Buscando constantemente atender os mais diversos cenários do portal do cidadão, a partir desta entrega você passa a realizar a emissão de Faturas no Cidadão Web Cloud, por meio de uma plataforma nova e intuitiva.

Para que a rotina ocorra, inicialmente é necessário que o administrador realize algumas parametrizações, para posterior uso, no módulo Contribuinte.

A rotina de parametrização da emissão de Faturas tem por objetivo permitir que o usuário responsável pela entidade configure as formas de como deve ocorrer a emissão de tal documento, podendo configurar os modos de autenticação a funcionalidade, as verificações que devem ser analisadas no momento de emitir o documento, bem como os modelos de relatórios que serão utilizados quando finalmente da emissão da guia, pelo usuário final.

Para que o Contribuinte realize a emissão das guias ele deve fazer a autenticação no Cidadão Web, por meio do menu Emissão de fatura:

É importante destacar:

** apenas as faturas com situação Aberta poderão ter a fatura emitida através do Cidadão Web;

** Faturas configuradas para o pagamento via débito em conta ao serem emitidas não apresentarão as informações de código de barras e sua representação numérica.