Disponibilização de controle de validade no número de baixa, configurada por convênio, com o objetivo de cumprir as regras para cobranças registradas, conforme estabelecido pelas instituições financeiras

A partir da versão 4.3.27-10 do sistema Tributos (Desktop), será possível determinar a validade de um número de baixa, para que após esta data, obrigatoriamente, seja gerado um novo número de baixa para o lançamento em questão, sob pena de não ser recebido nas agências bancárias por estarem vencidos.

A data de validade do número de baixa será o resultado da soma do dia de vencimento da parcela ou boleto mais os dias informados no Cadastro de Convênios, por meio do campo Prazo de vencto do número de baixa. Veja o exemplo:

Esta melhoria foi disponibilizada para atender aos municípios que optam por utilizar convênios bancários com tipo de cobrança na modalidade registrada, e com isso, necessitam gerar arquivos para a entidade arrecadadora (Banco) indicando quais boletos foram emitidos a fim de fazer o registro. Estas gerações também abrangem segundas vias de carnês já enviados anteriormente, e que a partir da nova emissão, possuem novas informações, como data de emissão, vencimento, valor, entre outras.


Adequação no controle de validade do número de baixa no sistema Tributos (Desktop)

A partir da versão 4.3.27-15 do Tributos (Desktop), por meio dos módulos Lançamento ou Arrecadação, menu Arquivo > Financeiros > Convênios é possível determinar a validade de um número de baixa no campo Dias validade, para que após esta data, obrigatoriamente, seja gerado um novo número de baixa para o lançamento em questão, sob pena de não ser recebido nas agências bancárias por estarem vencidos, entretanto, para que este campo seja habilitado é necessário que o check box Controlar validade do nrº de baixa esteja marcado:

 

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