Release de Primavera/2018

Conheça as novidades do sistema Educação:

– Adaptações de funcionalidades para atendimento às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo, o qual em sua definição prevê um conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais  que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica (Educação infantil, Ensino fundamental e Ensino Médio), de modo que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consolidam, na área pedagógica, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.   

Conforme a BNCC, competência é um conjunto de Conhecimentos, Habilidades e Atitudes, quais precisamos desenvolver e que estão conectados com os desafios que o mundo contemporâneo oferece.

Sempre atento às mudanças e evoluções na Legislação Educacional Brasileira, o sistema Educação (Cloud) incorporou as propostas pedagógicas da abordagem de temas contemporâneos que afetam a vida humana em escala local, regional e global.

 

Para a Educação Infantil os alunos serão desenvolvidos por meio dos Direitos de aprendizagem e desenvolvimentos (conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se), como também nos campos de experiência, sendo eles:

  • EO – O eu, o outro e o nós;
  • CG – Corpo, gestos e movimentos;
  • TS – Traços, sons, cores e formas;
  • EF – Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  • ET – Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Já o Ensino fundamental, com nove anos de duração, é a etapa mais longa da Educação Básica, atendendo estudantes de 6 a 14 anos. Há, portanto, crianças e adolescentes que, ao longo desse período, passam por uma série de mudanças relacionadas aos aspectos físicos, cognitivos, afetivos, sociais e emocionais.

Segundo a BNCC, o Ensino Fundamental está organizado em cinco áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso), as quais favorecem a comunicação entre os conhecimentos e saberes dos diferentes componentes curriculares, conforme apresentado na imagem abaixo:

Cada área de conhecimento estabelece competências específicas da área, cujo desenvolvimento deve ser promovido ao longo dos nove anos. Essas competências definem como as dez competências gerais se expressam nessas áreas.

Para as áreas de conhecimento que abrigam mais de um componente curricular (Linguagens e Ciências Humanas), são definidas competências específicas por componente (Língua portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa, Geografia e História) a ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da etapa de escolarização.

As competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, decorrendo todos os componentes curriculares, e também articulação vertical, ou seja, progressão entre o Ensino Fundamental – Anos iniciais e o Ensino Fundamental – Anos finais.

Vale ressaltar que as competências gerais vão se espelhando na BNCC, sendo que para cada área de conhecimento e para cada componente curricular existem competências específicas que contribuem para o desenvolvimento dessas competências gerais e as Habilidades que contêm todos os sub elementos dessas competências gerais.

Essas competências não estão restritas a um componente curricular especificamente, eles devem estar pulverizados nos vários componentes curriculares e áreas de conhecimento, enfim, elas são capacidades que precisam ser desenvolvidas ao longo de toda a Educação Básica.

Acesse o  menu: Administrando > Matrizes Curriculares

Ao acessar a funcionalidade, é possível realizar os cadastros específicos do município, pois os previstos na BNCC já vem por padrão preenchidos no sistema:

Posterior ao registro dos campos, é possível cadastrar a matriz curricular conforme a necessidade do município, para auxiliar nossos clientes, no sistema Educação (Cloud) serão orquestrados duas Matrizes Curriculares, sendo elas: Educação Infantil e Ensino Fundamental, conforme evidenciado logo abaixo.  

Matriz curricular Educação Infantil:

Matriz Curricular Ensino Fundamental 9 anos:

–  Utilização da matriz curricular no cadastro de Histórico Escolar

O histórico escolar tem por objetivo representar a certificação da vida escolar dos alunos. Na funcionalidade Históricos escolares, é possível cadastrar todas as etapas de ensino cursadas pelo aluno, informando o seu rendimento, bem como a sua frequência e o local onde foi realizado.

Pensando sempre em desenvolver soluções para facilitar a rotina dos profissionais da educação, agora  no cadastro do histórico escolar, é possível informar a matriz curricular e a etapa de ensino e, após o seu preenchimento, o sistema automaticamente traz os componentes curriculares, como também demais campos em comum são sugeridos.
Acesse o menu Administrando > Alunos > Alunos e veja como ficou:

– Disponibilização do registro de eventos cadastrais (críticas) para a funcionalidade Cadastro de Matrículas

Você sabe o que são eventos cadastrais e para que servem?

Os eventos cadastrais do sistema possibilitam que o usuário final desenvolva scripts para serem enviados durante eventos que possam vir a acontecer na utilização do sistema, como por exemplo, a execução de algum cadastro. Com esses eventos, os usuários podem suspender a execução de uma operação, como também, personalizarem seu sistema de acordo com regras de sua necessidade.

Os eventos funcionam de forma externa e global para todos os produtos da suíte, logo toda sua configuração é considerada uma ferramenta externa aos produtos.

Agora, na funcionalidade Cadastro de Matrículas é possível criar validações conforme a necessidade do cliente.

Vale ressaltar que os eventos cadastrais devem estar relacionados a uma natureza na ferramenta de scripts, para que funcionem corretamente no sistema. Uma natureza equivale a uma funcionalidade, no cadastro de Matrículas, o nome da natureza deve ser Matrícula.  

– Execução aos relatórios elaborados no Gerenciador de Relatórios

Agora a execução de relatórios está mais fácil e ágil!

Por meio do menu Executando > Artefatos > Relatórios, você terá acesso a execução aos relatórios elaborados no Gerenciador de Relatórios. O acesso também está disponível por meio da tecla de atalho F4.

O que você encontrará?

  • Facilidade na visualização, possibilita organizar relatórios executáveis em pastas, conforme as tags utilizadas no momento da construção dos mesmos;
  • Ter acesso rápido aos últimos relatórios executados, identificando e realizando nova execução com mais agilidade;
  • Disponibilizar os relatórios conforme necessidade de acesso, execução e busca em Favoritos;
  • Escolher abertura automática do relatório, bem como, enviá-lo para assinatura após finalização da execução do mesmo.

Aproveite todos as facilidades desse novo recurso! Seu objetivo é dar mais celeridade às tomadas de decisões por meio da geração de informações.

– Melhorias no processo de exclusão, inclusão e classificação de candidatos inscritos na lista de espera

Objetivando trazer maior flexibilidade e agilidade nos processos, a funcionalidade Lista de espera sofreu algumas alterações, para que os colaboradores da secretaria realizem a gestão das inscrições dos candidatos atendendo a todas as necessidades.

Seguem as adequações na Lista de espera:

– Possibilidade de exclusão de candidatos já inscritos

Pensando sempre em se adequar a realidade dos estabelecimentos de ensino, agora o sistema Educação (Cloud), possibilita a  exclusão de candidatos já inscritos após a inscrição finalizada. Acesse o menu Executando > Matrículas > Lista de espera, clique na aba Inscritos e confira:

– Possibilidade de inclusão na lista de espera para candidatos com a situação cancelado

É rotineiro nos estabelecimento de ensino situações onde os candidatos realizam sua inscrição, posteriormente a cancelam e depois de algum tempo buscam se inscrever novamente. Pensando nisso, agora o sistema Educação (Cloud) possibilita a inclusão novamente do inscrito na lista de espera, mesmo que o candidato já possua um registro com a situação cancelado.

– Possibilidade de visualização e alteração da ordem de classificação dos candidatos

A partir deste release, é possível visualizar e alterar a ordem de classificação do inscrito. Acessando o menu Executando > Matrículas > Lista de espera, na aba inscritos, aparece ao lado do nome do inscrito, um número de classificação, podendo o mesmo ser alterado, confira na imagem abaixo:

– Disponibilização do edital de matrícula no processo de inscrição para matrícula, possibilitando ao candidato fazer download do edital

Objetivando prover maior agilidade e flexibilidade nos processos escolares, agora o sistema Educação (Cloud), possibilita que seja disponibilizado externamente ao sistema o edital de matrícula no processo de inscrição para matrícula, permitindo assim que os candidatos às vagas nos estabelecimento de ensino façam download.

Para que o edital  de matrícula esteja disponível para o candidato realizar download,  é necessário anexá-lo nos parâmetros do processo de inscrição on-line e presencial.  Acesse o menu Planejando > Matrículas > Inscrições para matrícula, clique em ver/editar configurações, selecione a aba Parâmetros e anexe o edital no campo Anexar edital de matrícula. Conforme apresentado na imagem abaixo:

Posteriormente a isso, o edital de matrícula ficará disponível na página inicial de inscrição, no link externo,  para que o cidadão possa realizar download.

– Alteração manual da situação da matrícula e dos componentes curriculares dos alunos

É frequente nos estabelecimentos de ensino que utilizam notas descritivas, em algum momento reter o aluno em alguma etapa de ensino, pelo fato do mesmo não ter alcançado um resultado positivo em alguma disciplina.

Pensando nisso, foi desenvolvido uma melhora no sistema Educação (Cloud), a qual  possibilita que ao final período letivo, o usuário que possui permissão altere a situação da matrícula e dos componentes curriculares.

Para alterar a situação da matrícula, acesse o menu Executando > Matrículas > Matrículas, no campo situação é possível alterar a situação da matrícula do aluno, veja:

Da mesma forma, para realizar a alteração da situação dos componentes curriculares, acesse o menu Executando > Prática Docente > Desempenhos escolares, no campo situação da disciplina é possível alterar a situação da disciplina do aluno, veja:

– Seleção de todos os componentes curriculares na funcionalidade Desempenho Escolar, por meio de uma única ação

A funcionalidade de Desempenho Escolar objetiva realizar o desempenho dos alunos referente aos instrumentos de avaliação, média dos períodos avaliativos, exames finais e conselho de classe. Possibilitando ainda, registrar as possibilidades de recuperação dos instrumentos de avaliação e recuperação do período avaliativo (média). 

A fim de agilizar a rotina dos usuários, a partir deste release, é possível realizar a seleção de todos os componentes curriculares na funcionalidade de desempenho escolar, por meio de uma ação. 

Acesse o menu Executando > Prática Docente > Desempenhos Escolares, selecione a turma registar o Desempenho Escolar e no campo Componentes Curriculares, selecione a opção Todos.

– Disponibilização dos serviços de migração de dados e documentação de apoio do sistema Educação (Cloud)

Neste release foram disponibilizados os serviços de migração de dados na versão 2.0, juntamente com toda sua documentação de apoio na Central de Ajuda, contendo o Fluxograma de migração e também toda a Documentação das APIs dos serviços de carga de dados.

Vale ressaltar que o Manual de Migração de Dados disponibilizado na Gestão do Conhecimento destina-se à documentar o serviço de carga de dados da versão 1.0. Já, a documentação da Central de Ajuda destina-se à documentar o serviço de carga de dados da versão 2.0 ou superior.

Orientamos que as rotinas de migração de dados sejam adaptadas  para a nova versão, pois a versão 1.0 será descontinuada em breve.

Primeiramente, você deve acessar o Fluxograma para conhecer o processo migratório dos dados. Posterior a isso, acesse a Documentação das APIs clicando sobre o Fluxograma, ou ainda, se preferir, por meio da página de Serviços Educação (Cloud), localizada no menu lateral.

– Alteração no limite da quantidade de registros enviados por lote

A partir deste release foi realizado uma alteração no limite da quantidade de registros  enviados por lote no serviço de conversão de alunos.

Por questões de performance e para manter a disponibilidade dos serviços de conversão, foi alterado a quantidade de registros que podem ser enviados por lote no serviço de conversão do cadastro de alunos.

O limite definido foi de 10 registros de alunos por serviço de conversão. Segue o link: https://educacao.cloud.betha.com.br/educacao/conversao/api/alunos.

– Alterações nas fórmulas de cálculo

Para aqueles que utilizam as fórmulas de cálculo específicas dos instrumentos de avaliação e dos períodos avaliativos, foi realizado uma alteração importante na validação, a qual verifica se as notas dos instrumentos não são nulas (?) contabilizando assim para o cálculo da média. 

O que mudou? É necessário realizar algum procedimento?
Para quem desenvolveu fórmulas personalizadas a seus clientes, se faz necessário realizar o ajuste mencionado logo abaixo.