Release de Inverno

 Conheça as novidades do sistema Professores! 

– Login secundário aos professores

A fim de agilizar o processo de Vínculo dos professores com o sistema, foi disponibilizado o recurso de Vinculação dos Usuários sem a necessidade de um cadastro prévio na Central do Usuário.  

Veja agora como ficou mais simples o processo de Vinculação!

O usuário Administrador acessa o menu Administrando > Pessoas > Validação de usuário. A tela está dividida em três etapas, sendo elas:

  1. Vinculados – Usuários previamente cadastrados no sistema Educação (Cloud) e já vinculados ao sistema Professores;
  2. Não Vinculados – Nesta aba estão todos os funcionários cadastrados no sistema Educação (Cloud) e pendentes de vínculos.
  3. Gerar usuários – Estará habilitado esta guia, a partir do momento da seleção de um funcionário para vínculo com um usuário.

Para Vincular um usuário, acesse a guia Não vinculados, selecione o funcionário desejado, e clique em Gerar usuários. Feito isso, preencha os campos Tipo de usuário, bem como Usuário, Tipo de senha e Senha.

Por fim, não esqueça de clicar sobre o botão Gerar usuário e efetivar o vínculo.

– Ampliação de informações dos instrumentos de avaliação com peso para cálculo e anexo de documentos.

A fim de prover o maior controle e assertividade aos professores quanto ao planejamento de seus instrumentos de avaliações, a partir do Release de Inverno, está disponível dois novos recursos no Cadastro de Instrumentos de Avaliação. Vejamos quais são:

Inserção de anexos

Os professores poderão adicionar um documento de texto, imagens e outros documentos nas avaliações realizadas e planejadas. Para acessar ao cadastro de Instrumento de Avaliação, acesse o menu: Planejando > Avaliações > Instrumentos de Avaliações.

No cadastro, há uma guia chamada Anexos. Para adicionar um anexo, basta arrastar um arquivo para área indicada ou clicar no botão +Anexo, onde será aberto a janela do diretório do computador para a busca e seleção de arquivos.

Pesos nas avaliações

Além dos anexos, foi disponibilizado a opção de definir um peso para cada novo instrumento de avaliação numérica, porque sabemos que a Avaliação por Pesos é uma prática pedagógica comum entre os docentes. Veja como é fácil definir o peso no Instrumento de Avaliação.

  1. Defina o periodo, data e tipo de instrumento de avaliação;
  2. Estipule as notas máximas e mínimas para a avaliação, vale ressaltar que esta informação não é obrigatória;
  3. No campo Peso informe qual será o peso para a avaliação aplicada, sendo que,  os valores devem ser entre 0 (zero) e 100(cem).

– Criação de cópias dos instrumentos de avaliação e planejamento de aulas

Vislumbrando sempre otimizar a rotina dos usuários do sistema, isto é, dos docentes, agora o ambiente dos professores conta com a possibilidade de realizar Cópias dos Instrumentos de Avaliação, como também, dos Planejamentos de Aulas.

Como isso vai funcionar?

Tanto para aqueles Instrumentos de Avaliação, quanto para os Planejamentos de Aulas já criados, será possível copiá-los e posteriormente alterar as informações copiadas, sem a necessidade de o professor iniciar a atividade do zero, otimizando assim, sua rotina.

Veja como é fácil realizar as cópias!
Para a rotina de Planejamento de Aulas, basta acessar o menu Planejando > Diário de Classe > Planejamentos de aula. Pesquise pelo Planejamento desejado e, por fim, clique em copiar, conforme imagem abaixo:  

Já para os Instrumentos de Avaliação, o menu a ser acessado é Planejando > Avaliações > Instrumentos de Avaliações. Pesquise pelo Instrumento desejado e, por fim, clique em copiar:

– Adaptação da situação das disciplinas dos alunos em turmas com avaliação por área de conhecimento

Sempre atento às mudanças e evoluções na Legislação Educacional Brasileira, desde o último Release foram realizadas melhorias em nossas soluções, como por exemplo o registro dos Desempenhos Escolares dos alunos que passou a ser também por áreas de conhecimento e não apenas por disciplinas isoladas.

Nesse mesmo tema, agora as turmas cuja a avaliação são por áreas de conhecimento, informações quanto à situação das disciplinas dessas turmas sofreram uma pequena alteração.

Você deve estar se perguntando, qual alteração foi esta? Então vamos lá!

É possível visualizar a situação do aluno quanto à disciplina, mas, para turmas com avaliação por área de conhecimento, este campo não está disponível:

Agora para este tipo de avaliação, visto que o aluno não é avaliado isoladamente por disciplina, e sim por áreas de conhecimento, a situação da disciplina não é mais exibida:

–  Ajustes em fontes de dados para a utilização de imagens

As fontes de dados são a forma utilizada para disponibilizar acesso às ferramentas de flexibilização – Ferramenta de relatórios e Ferramenta de scripts, fazendo com que os cadastros disponíveis na base de dados sejam utilizados na criação de artefatos pelas revendas e filiais.

Algumas fontes de dados já disponibilizadas no sistema, foram ajustadas para que seja possível a utilização de imagens nos artefatos (relatórios e scripts),  sendo elas:

  • entidades;
  • funcionários;
  • alunos.

– Criação de filtros com base no turno em que os alunos frequentam

Pensando sempre em se adequar a realidade dos estabelecimentos de ensino, buscando atender a  todas as necessidades rotineiras, a partir deste Release está disponível a possibilidade de Criação de Filtros na Frequência escolar, bem como no Desempenho Escolar para turmas do período integral, possibilitando filtrar pelo turno em que os alunos frequentam quando estão enturmados em uma turma de Turno Integral.

Facilitando principalmente a busca por alunos que frequentam apenas uma parte do período integral. Por exemplo, apenas o período matutino ou vespertino.

Relembre os caminhos:

Frequência: Executando > Prática Docente > Frequência.

Desempenho: Executando > Prática Docente  > Desempenhos Escolares.

Gestão Pedagógica: Executando > Prática docente > Gestão pedagógica

– Permissão de acesso ao professor apenas à sua divisão, quando a disciplina possuir divisões no cadastro da turma

O sistema Professores, busca constantemente atender os mais diversos cenários da área educacional, sempre identificando as necessidades de cada rede e estabelecimento de ensino.

É habitual que em algumas etapas de ensino, uma disciplina tenha divisões, com professores distintos para cada uma delas. Por exemplo, a disciplina de Língua Portuguesa está separada em redação, literatura e gramática, onde existem professores específicos e dedicados para cada uma dessas divisões.

Outro exemplo muito comum, é na educação infantil em período integral, que apresenta um professor para o período da manhã e outro pela tarde.

Sendo assim, surgiu a necessidade de viabilizar que cada docente tenha a visualização dos registros exclusivos da sua divisão.

Vamos ver como ficou?

Ao filtrar por Meus o professor visualizará apenas os registros que ele mesmo criou. Já em Todos terá acesso não somente aos seus registros, como também das demais divisões da disciplina.

É possível restringir o acesso às divisões em que o professor não lecione?
Sim, é possível. Por padrão, o professor sempre terá acesso aos conteúdos de todas as divisões, mas por meio do Gerenciador de acessos é possível restringir tal acesso, isto é, permitir ao professor visualizar apenas informações de sua divisão, conforme ilustra a imagem abaixo:

– Permissão de acesso ao sistema aos professores auxiliares, estagiários e demais profissionais em sala de aula

A partir deste Release, o sistema foi adequado para disponibilizar acesso aos professores auxiliares, estagiários e demais profissionais em sala de aula a todos os módulos e ambientes do produto. Essas permissões de acesso, por sua vez, respeitam o mesmo processo das liberações dos professores, isto é: é necessário ter cadastro no sistema Educação (Cloud), posteriormente realizar o vínculo no sistema Professores, bem como definir as permissões de acesso por meio do Gerenciador de Acessos.