Versão 3.8.26

Conheça as novidades do sistema Compras (Desktop).

– Identificação no cadastro de Processo Administrativo quando for referente ao COVID-19

Implementamos um checkbox no Cadastro de Processo Administrativo onde é permitido identificar uma compra referente ao COVID-19 (Coronavírus), referindo-se à alguma despesa para combate e prevenção a doença para outras modalidades de licitações. Acesse o seguinte menu para ter acesso ao cadastro mencionado  Processos > Processo administrativo > Transferir dados criando um processo de compra > Criar um processo de compra.

– Identificação no cadastro de Processo de Compra referente ao COVID-19 e Envio para o Transparência

Agora no sistema Compras (Desktop), você consegue identificar os processos licitatórios no cadastro de Processo de Compra, para outras modalidades, quando o processo for referente ao Coronavírus, basta marcar o checkbox COVID-19. Assim que a opção no checkbox for habilitada, o sistema Compras envia as informações para o Transparência.

– Atualização do relatório referente a despesas relacionadas ao COVID-19

Foi atualizado o relatório já existente de consulta de Compras, Processo de Compra e Processo Administrativos referentes ao COVID-19. Lembrando que é necessário que os processos estejam marcados referente à pandemia.

– Inserção de novo regime de execução no cadastro do processo de compra

Foi inserido um novo regime de execução no cadastro de processo de compra e no processo administrativo, quando o Tipo de objeto for referente a obras e serviços de engenharia o campo Regime de Execução poderá ser selecionado as opções Execução direta ou Empreitada por preço unitário

Caso seja selecionada um tipo de Regime de Execução que não seja Execução direta ou Empreitada por preço unitário para o tipo de objeto selecionado, o sistema apresentará uma advertência. Confira na imagem abaixo:

Acréscimo de casas decimais no campo Valor unitário do item do detalhamento

Agora o sistema permite informar até 4 casas decimais após a vírgula no campo Valor unitário dos itens do detalhamento

Indicação de dispensa eletrônica no processo administrativo e de compra

Nesta melhoria foi implementado um indicador de dispensa no processo administrativo e de compra. 

Integração com o Transparência Fly

Foi alterado a integração de envio de dados para plataforma Transparência Fly, para que informe todos os dados de compra direta,  dos processos e das contratações relacionadas à Lei. 13.979/2020 decorrentes do Coronavírus (COVID-19).

Relatório referente às despesas ao combate ao (COVID-19)

A partir das informações cadastradas nas compras diretas vista anteriormente nos campos Artigo e Inciso na  listagem de Fundamentos legais, é possível gerar um relatório informando todas as despesas referente ao combate ao Coronavírus (COVID-19)

O relatório está disponível no gerenciador de relatório em uma pasta exclusiva, nele será possível filtrar todos os Processos administrativos e Contratos que estejam identificadas com esses fundamentos legais por um período que você definir.

Inclusão da Lei 13.979/20 para cumprimento de uma exigência legal

Foram incluídos a Lei 13.979/2020 Art 4 CAPUT e  Art 4 – G nos campos Artigo e Inciso na  listagem de Fundamentos legais nos processos de Compra direta, processo de compra e processos administrativos. A partir do momento que estes campos forem preenchidos corretamente possibilitará visualizar tudo que se refere ao Coronavírus (COVID-19)

Essa funcionalidade você encontra em Compras Diretas > Dados gerais para Compras diretas.

Lei inclusa no processo administrativo:

 

Lei inclusa na compra direta:

 

Lei inclusa no processo de compra:

– Criação de parâmetro para a obrigação da conta de contrapartida

Também a partir da versão 3.8.26-024, não se torna mais obrigatório informar a conta de contrapartida nos dados do empenho para elementos patrimoniais ao fazer a Liquidação para a contabilidade. A inserção ou não desta informação está atrelada a ativação/desativação do novo parâmetro Permitir gerar liquidação na Contabilidade sem informar a conta de contrapartida, disponível no menu Controle > Parâmetros > guia Integração do sistema.

É importante salientar que caso o parâmetro seja desmarcado, ou seja, não seja obrigatório informar a conta, é necessário que haja uma adequação nos eventos contábeis da Contabilidade para passar a buscar a conta adequada automaticamente.

– Inclusão de inciso no cadastro de Processos de compra e no Processo administrativo

A partir da versão 3.8.26-024 está disponível para uso no cadastro de Processos de compra, no campo Inciso a Lei 13.979/2020, Art. 4. Já nos Processos administrativos foi incluso a Lei 13.979/2020, artigo 4 – G conforme a Lei Federal nº. 13.979/2020 e alteração pela Medida Provisória 926/2020 publicada no dia 20/03/2020. 

– Inclusão do tipo de aditivo Alteração de Projeto/Especificação no Compras (Desktop)

Incluímos na natureza do aditivo o tipo Alteração de Projeto/Especificação para o uso no campo do cadastros de contratos e aditivos. Essa natureza permite inclusive informar itens que não fizeram inicialmente parte do contrato, da mesma forma que funciona com o Aditivo de valor (acréscimo).

– Identificação de compra que envolve educação e/ou saúde no Compras (Desktop)

Implementamos no sistema Compras (desktop) uma funcionalidade que identifica se a contratação envolve compras referente a educação e/ou saúde. 

Veja abaixo as alterações realizadas em cada uma das funcionalidades:

Acesse o cadastro em Processo de Compra > Dados Adicionais. Você poderá ativar o checkbox correspondente a contratação.

Já no processo administrativo os checkboxes estão localizados no cadastro do Processos Administrativos.

No registro de compra direta o campo está localizado na janela de cadastro de Dados Gerais para Compras Diretas.

No contrato o campo de identificação está localizado nos Dados Complementares da janela de Cadastro de Contratos.

Agora, já se encontra disponível relatórios para compras referentes a Educação e Saúde, facilitando ainda mais as rotinas dos funcionários. Para visualizar basta seguir esse caminho Relatórios > Processos > Processos e licitações.

– Envio dos dados dos Processos de compra para o sistema Obras

Implementamos uma melhoria que possibilita que os Processos de compra do sistema Compras sejam disponibilizados para o sistema Obras. Para isso, um parâmetro foi desenvolvido, para que seja indicado o desejo de integração. Veja:

Ao acessar os Parâmetros disponíveis em Controle > Parâmetros > Integração, você conta com um campo para indicar se existe ou não integração com o sistema Obras. 

Da mesma forma foi criado um campo para armazenar o Token de integração do Obras e um campo para armazenar o Usuário de Acesso do Serviço de integração com o Obras (que é gerado pelo sistema de Obras).

A seguir estão listadas algumas informações que são compartilhadas: Número e  Ano do processo, Número e Ano da licitação, Modalidade da licitação, ObjetoTipo de ObjetoData da homologação, ÓrgãoUnidadeNº Sequencial do contrato, Número do Contrato, Número Contrato TCEData de assinatura do contrato, Objeto do contrato, Nome do fornecedor do contrato, Valor do contrato, Órgão Gestor do contrato e Unidade Gestora do contrato.

Em complemento a isso, disponibilizamos uma API do sistema Obras para que ele receba esses dados disponibilizados pelo Compras (Desktop)