Versão 2.3.15

Conheça as novidades do sistema Estoque.

-Configuração da migração dos grupos e classes

A partir da versão 2.3.15-032 é possível relacionar a classe analítica do Estoque (Desktop) com a classe do Compras (Desktop). Com isso, as informações da migração dos grupos e classe do Estoque (Desktop) ao Almoxarifado poderão ser de acordo com os grupos e classes do Compras (Desktop), retirando assim a necessidade de ajuste das informações das classes no Estoque (Desktop), onde as informações serão migradas conforme o Compras (Desktop). Esta nova funcionalidade se encontra em Utilitários > Conversão > Configurar Grupo e Classe e seu preenchimento deverá ser efetuado antes da migração.

Maiores detalhes sobre esta funcionalidade, poderá ser consultado o Guia de Implantação do Almoxarifado, disponível na Gestão do Conhecimento.

– Integração do sistema Estoque com o Contabilidade

A partir da versão 2.3.15-029 do Estoque, foi disponibilizada a sua integração com o sistema Contabilidade, no que diz respeito às movimentações de saída do estoque.

A execução da integração se dá pelo Estoque, via Gerenciador de Arqjoblets, em Utilitários > Gerenciador de Arqjoblets > Integração Betha Sapo > Iniciar Integração.

Para envio das informações de forma correta para o sistema Contabilidade, é necessário que seja configurado no sistema Estoque a máscara das contas a serem lançadas no Contabilidade. Para isso acesse o Cadastro de Classes, em Arquivos > Classes. 

Neste cadastro deve ser informada a máscara da conta do ativo e da VPD, do Contabilidade, referente a classe do material, nos campos Conta Contábil (1.1.5.6) e Conta de material de consumo (3.3.1). É aconselhável que seja informada uma máscara de nível analítico. Caso for informada uma máscara de nível sintético, a integração irá lançar a primeira conta analítica da respectiva máscara informada.

No Gerenciador de arqjoblets, deverão ser preenchidos os parâmetros de execução do arqjoblet de integração. Em especial, destacamos os seguintes parâmetros: 

  • Conexão com o sistema Contabilidade: Se refere ao nome da conexão ODBC referente ao Contabilidade;

  • Data inicial e Data final: Serão lançados os valores movimentados entre as datas informadas, sendo que no Contabilidade o lançamento será gerado na data final;

  • Naturezas – Saída por requisição: Como os lançamentos contábeis se diferem entre saída por requisição e saída por ajuste de estoque, devem ser informadas as Naturezas do Estoque (Arquivos > Naturezas) que se referem a saída por requisição de materiais;

  • Naturezas – Saída por ajuste de estoque: Como os lançamentos contábeis se diferem entre saída por requisição e saída por ajuste de estoque, devem ser informadas as Naturezas do Estoque (Arquivos > Naturezas) que se referem a ajuste de estoque. Como sugestão, poderão ser informadas todas as naturezas de saída diferente das informadas no parâmetro Naturezas – Saída por requisição;

  • Máscara da conta VPD de ajuste: Neste parâmetro deve ser informada a máscara da conta do Contabilidade referente ao VPD de ajuste do estoque. Como sugestão, utilize uma conta do grupo 3.6.3.3.1.01.


Aconselhamos que as contas a serem informadas nas Classes e no parâmetro de emissão do arqjoblet sejam sugeridos pelo setor de contabilidade da sua entidade.

Ao executar a integração, serão efetuadas algumas validações e posteriormente será criado lançamentos manuais no Contabilidade, conforme entidade e exercício informado nos parâmetros de execução. Os códigos destes lançamentos manuais serão demonstrados na janela do arqjoblet durante a execução.

Alteração no registro das classes

A partir da versão 2.3.15-027 o sistema Estoque permite que no registro das classes, sejam registradas as seguintes informações: código da Conta Contábil (3.3.1) e código da Conta de material de consumo (1.1.5.6). Estes campos são do tipo inteiro e podem receber até 19 dígitos.

Agora para esses campos, você poderá informar as máscaras das contas contábeis existentes no Contabilidade. Nas versões futuras serão utilizadas essas informações para o envio de dados financeiros do sistema Estoque para o sistema Betha Sapo.

– Seu estoque precisa requisitar material de outro estoque?

A partir da versão 2.3.15-002 do sistema Estoque, essa ação está disponível.

Foram realizadas melhorias no sistema, que possibilitam a realização destes atendimentos de requisições diferenciados.

  • Os campos Estoque e Centro de custos que existiam até então na rotina, passam a se chamar Estoque Requisitado e Centro de Custo Requisitante;
  • Para realizar a requisição entre os estoques, basta selecionar a opção Requisição entre Estoques/Centro de Custos;
  • Caso a requisição seja entre estoque, o seu atendimento irá gerar uma transferência, transferindo o saldo do material do estoque requisitado para o estoque requisitante.

Confira as configurações que devem ser realizadas:

1. Deve ser configurada a permissão para que os usuários que não sejam administrador possam configurar as permissões de realização entre estoques, em Controle > Permissões > Acesso aos Menus;

2. Devem ser registradas as devidas permissões, indicando os estoques que o referido estoque possa registrar requisição;

3. Na funcionalidade de Requisições de materiais, consta um checkbox Requisição entre estoques/centro de custos, que indica se a requisição é entre estoques/centro de custos ou não;

4. Quando o checkbox estiver marcado, os campos Estoque requisitante e Centro de custo requisitado serão habilitados na funcionalidade de Requisições;

5. O atendimento da requisição deverá ser realizada quando o usuário estiver logado no mesmo estoque requisitado.