DIRF 2020: Entenda como gerar o arquivo no sistema Folha!

O ano iniciou e com ele a retomada das obrigações fiscais e contábeis pelas empresas públicas e privadas. Para alguns a DIRF 2020 deve estar em evidência, e dúvidas vão surgindo durante a preparação do envio das informações para sua entrega.

Por isso, você que utiliza o Folha, este espaço foi preparado para destacarmos os procedimentos a serem executados no sistema em 2020, referente ao ano-calendário 2019.

Configurar o Comprovante de Rendimentos

Para que a emissão do relatório da DIRF ocorra com sucesso é necessário fazer algumas configurações no Relatório de Comprovante de Rendimentos. Se o comprovante de rendimentos estiver correto, então a DIRF sairá correta. Caso contrário a DIRF conterá erros.

Para acessar esta funcionalidade, utilize o menu: Relatórios >> Anuais >> Comprovante de Rendimentos.


Abaixo serão detalhados os campos da janela Relatório de Comprovante de Rendimentos:

  • Ano base: Este campo indica qual o ano utilizando para seleção das informações.

  • Data: Este campo corresponde a data limite para entrega das informações, utilizada somente para a impressão do Comprovante de Rendimento.

  • Modelo: Este campo lhe permite selecionar o modelo do relatório. O sistema exibe uma lista de opções com o modelo de relatórios padrão.

  • Emitir os demitidos: Ao ser marcado este campo, o relatório passa a emitir também os funcionários que foram demitidos durante o ano base.

  • Somente quem teve IRRF.: Por meio deste campo, pode-se fazer uma seleção nos dados do relatório, exibindo somente os funcionários, que perceberam vencimentos acima do limite de isenção do imposto de renda.

  • Gerar relatório de funcionários com restrição no comprovante: Ao marcar este campo será emitido relatório com os funcionários que tiveram o comprovante bloqueado no sistema Servidor Público.

  • Faixa: Ao marcar este campo, pode-se informar um intervalo inicial e final para seleção por faixa de rendimentos tributáveis.

Liberar o Comprovante de Rendimentos

Devido à integração que o sistema Folha faz com o sistema Servidor Público e Minha Folha é necessário que se coloque uma data de liberação para emissão do comprovante de rendimentos. Para isso basta clicar no botão <Configuração…> localizado abaixo do cadastro de emissão do relatório. 

Será aberto Cadastro de Configuração do Comprovante de Rendimentos. Nesta tela basta colocar o ano base a data da liberação e o responsável pelas informações do comprovante de rendimentos. Sendo assim o relatório estará disponível a partir da data informada.

Aqui também é possível ainda por meio do botão <Funcionários…> bloquear alguns funcionários para que não emitam seu comprovante por meio do sistema Servidor Público e Minha Folha.

Configurar o Comprovante de Rendimentos para emissão da DIRF

Para a configuração do comprovante de rendimentos é preciso acessar o Cadastro de Eventos do Comprovante de rendimentos, através do botão <Eventos…>. Nesse cadastro vão aparecer as modalidades. Cada modalidade poderá ter seus eventos configurados conforme as regras da DIRF.

Após a correta configuração do Comprovante de Rendimento, basta você preencher os dados para emissão e selecionar um ou mais funcionários com a opção de “Somente quem teve IRRF” ou “Emitir os Demitidos” ou “Gerar relatório de funcionários com restrição no comprovante” e clicar no botão OK .


Preparar a Geração da DIRF

Todas as entidades que fazem a folha de pagamento por meio de sistemas eletrônicos devem enviar a DIRF à Receita Federal utilizando o programa Receita net. Após o comprovante de rendimentos ter sido configurado corretamente e ter todos os seus valores conferidos, podemos então gerar a relação dos funcionários para a DIRF em arquivo para ser exportada para o PGD.

Para acessar esta funcionalidade, utilize o menu: Relatórios >> Anuais >> DIRF >> Arquivo

Sempre verificar o CPF do responsável da Entidade perante a Receita Federal

O sistema Folha, passa a gerar as informações detalhadas ou não, dos beneficiários de pensão alimentícia que possuem eventos de desconto de pensão alimentícia, configurados nos campos 3-04 e 3-04-01 do comprovante de rendimento, conforme orientação de preenchimento da Receita Federal.

No quadro de Informações complementares (campo 7) do comprovante de rendimento, serão mantidas as informações dos beneficiários quando lançadas no Cadastro de Beneficiários, da forma que já está implementado no sistema.

Para tal necessidade foi criado o campo Detalhar pensão registro INFPA com as opções SIM e NÃO na funcionalidade D.I.R.F. em Arquivo conforme imagem abaixo:

  •  Caso a entidade tenha TODOS os dados e valores dos beneficiários de pensão alimentícia informados no Cadastro de Beneficiários, poderá marcar o campo Detalhar pensão registro INFPA com a opção SIM, gerando essas informações detalhadas para a DIRF.
  •  Caso a entidade NÃO faça integralmente o controle das pensões alimentícias pelo Cadastro de Beneficiários, poderá gerar as informações resumidas marcando a opção NÃO, no campo Detalhar pensão registro INFPA.

OBSERVAÇÃO: Para as entidades que não utilizam o Cadastro de Beneficiários, e passem a utilizar o mesmo e a calcular os valores de pensão alimentícia considerando os dados dessa funcionalidade do sistema, pois para esse e os próximos envios da DIRF a Receita Federal irá exigir as informações detalhadas dos beneficiários que atualmente serão gerados sem detalhamento.

 

Após realizar o preenchimento das informações, basta clicar em OK e aguardar a geração do arquivo ser iniciada. Ao final verifique se o arquivo foi gerado com sucesso.

Pronto, agora você já pode realizar a importação do arquivo no sistema da DIRF