1. Disponibilização à área técnica de modelos padrões para migração de dados do Desktop para o Cloud

Pensando sempre em desenvolver soluções para facilitar a rotina de nossos usuários, foram desenvolvidos neste Release os Services Layers necessários para a carga de dados para os sistemas Cloud.

Com isso, disponibilizamos um treinamento com detalhes do fluxo a ser seguido para a migração dos dados e as melhores práticas para utilização dos Services Layers. Você o encontra no Konviva e, pode acessá-lo em Catálogo > Clientes piloto Cloud > Realizando conversão de dados para Implantação dos Produtos da Linha Cloud e Fly, ou clicando aqui.

2. Adequação no cadastro de Cargos para que não seja inserida nova movimentação após a extinção

A partir de agora, quando realizada a extinção de um cargo no sistema não é mais permitido que sejam lançadas novas movimentações para ele, para que sejam inseridas novas movimentações será necessário excluir a extinção do cargo.

3. Gerar informações para envio ao eSocial Cloud via Domínios de Funcionários e Pessoas

A partir de agora, disponibilizamos o controle de pendência de integração para o domínio de pessoas e funcionários e os arqjoblets de integração desses domínios.

4. Possibilitar o envio de recibos de folha mensal + férias de forma unificada para o sistema Minha Folha

A partir de agora é possível enviar os recibos de folha mensal + férias de forma unificada para o Sistema Minha Folha, desta forma, o usuário do Minha Folha pode mudar a visualização e impressão da folha para o modo  Mensal + Férias.

5. Adequação no cadastro de Pessoas para atendimento do S-2200 eSocial

O cadastro de Pessoas, disponível em Arquivos > Pessoas > Pessoas foi adequado para atender o S-2200 do eSocial.

Desta forma, foi criada a opção Deficiência intelectual na lista de deficiências para seleção e foram criados os campos Casado com brasileiro e Filhos brasileiros no Cadastro de pessoas estrangeiras.

Ainda, foi criado o cadastro de informações históricas das pessoas estrangeiras.

6. Adequação no cadastro de Funcionários para atendimento do arquivo S-2200 do eSocial

Para atender o eSocial, adequamos o Cadastro de Funcionários, onde foram incluídos novos campos, Na aba Profissionais 2 foram incluídos os campos: Número do Processo Judicial, Justificativa da contratação e Desconto salário variável, já na aba Dados Adicionais foram incluídos os campos: Preenche cota e Aposentado.

Após cadastrados os campos Preenche cota e Aposentado, para alterá-los você deverá ir em Histórico do Funcionário.

7. Adequação no cadastro de Pessoas e Funcionários para que o Nome Social esteja em evidência

A fim de atender o Decreto 8.727/2016, que dispõe sobre o uso do nome social nas repartições públicas da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, foi disponibilizado o cadastro do Nome social no Cadastro de Pessoas e Funcionários do sistema.

Perceba nas imagens abaixo que no Cadastro de Funcionários o campo Pessoa é preenchido com o Nome social informado no Cadastro de Pessoas.


8. Adequação no cadastro de Motivos de Rescisão para a inclusão de motvo. GFIP para o eSocial

A partir de agora, no Cadastro de Motivos de Rescisão, incluímos um campo para adicionar o código de movimentação da GFIP.


9. Possibilitar que o usuário defina o grau de instrução Alfabetizado exigido para exercer um cargo

A partir de agora, o usuário do sistema, no Cadastro de cargos e no Cadastro de Pessoas Físicas é possível escolher a opção Alfabetizado para o grau de instrução.

10. Alteração da opção de Carga inicial de dados

A partir de agora, ao executar o envio dos dados para o eSocial (Cloud), se informado Sim na opção Carga Inicial, todos os dados existentes no eSocial (Cloud) serão excluídos, sendo realizado portanto um novo envio de todos os registros. A opção da Carga inicial deve ser utilizada quando ocorre o primeiro envio de dados para o eSocial (Cloud) ou quando percebe-se alguma discrepância entre os dados do sistema Folha (Desktop) e o eSocial (Cloud).

Lembre-se que, após realizada a Carga inicial, em situações cotidianas, não é necessário ficar sempre executando uma nova Carga inicial, visto que quando selecionada a opção Não apenas registros novos ou alterados serão enviados, o que diminui o tempo de envio e processamento destes dados.

11. Disponibilização do arqjoblet Excluir registros

Agora você dispõe do arqjoblet Excluir registros que possibilita a exclusão dos dados enviados ao eSocial (Cloud) de uma ou mais entidades. Este arqjoblet têm um uso bastante específico, sendo necessário executá-lo somente em casos onde a entidade a ser excluída não está mais configurada no cadastro de entidades do Folha (Desktop).

Um exemplo de necessidade da utilização é quando temos dados de uma entidade que não possui mais token configurado.

Ressaltamos que o usuário final não deve ser estimulado a usar o arqjoblet Excluir registros, pois via de regra a carga inicial sempre limpará a base. A utilização do arqjoblet deve ser feita sempre pelos técnicos ou sob recomendação técnica.


Conheça as novidades do sistema Recursos Humanos (Desktop):

1. Criação do cadastro de PPRA – eSocial

A partir deste Release, para atender as exigências do eSocial, atualizamos o Cadastro de Fatores de Risco, disponível em Arquivos > Medicina e Segurança do Trabalho > Ambientes de Trabalho – PPRA > Fatores de Risco.

2. Alteração no cadastro de fatores de risco – eSocial

O Cadastro de bens do sistema foi alterado, agora ele se chama Cadastro de Tipos de EPI/EPC e foi criado o campo Tipo que é obrigatório para o eSocial, veja abaixo:

3. Alteração no cadastro de aquisição de EPI/EPC – eSocial

A partir deste Release atualizamos o Cadastro de aquisição de EPI/EPC, disponível em Arquivos > Medicina e Segurança do Trabalho > Ambientes de Trabalho – PPRA > Aquisição de EPIs/EPCs, para a compra de equipamento de proteção individual e coletiva.

4. Alteração no cadastro de ambientes de trabalho – eSocial

O Cadastro de Ambientes de trabalho, disponível em Arquivos > Medicina e Segurança do Trabalho > Ambientes de Trabalho – PPRA >  Ambientes de trabalho, foi atualizado, sendo criados os seguintes campos: Tipo do ambiente, Endereço e Detalhamento do ambiente de trabalho. Além disso, o cadastro permite informar para cada fator de risco, determinar o seu reconhecimento, informar os cargos que estão expostos e as medidas de controle para proteção individual e coletiva.

5. Alteração no cadastro de exposição a fatores de riscos – eSocial

O Cadastro de Exposição a Fatores de Risco tem o objetivo de registrar todos os fatores de riscos que o funcionário está exposto no ambiente de trabalho, atualizamos o mesmo para que a partir de agora constem os dados do ambiente de trabalho. O cadastro está disponível em Arquivos > Medicina e Segurança do Trabalho > Ambientes de Trabalho – PPRA > Exposição a Fatores de Risco.

6. Criação do relatório de exposição a fatores de riscos – eSocial

A partir desta entrega, disponibilizamos o Relatório de Exposição aos Fatores de Riscos, para emiti-lo acesse Relatórios > Cadastrais > Medicina e Segurança do Trabalho > Ambientes de Trabalho – PPRA > Exposição a Fatores de Risco.

7. Criação do Cadastro de Controle de Entrega de EPI

A partir deste Release, criamos o Cadastro de Controle de Entregas de EPI para realizar o registro das entregas de equipamentos de proteção individual aos funcionários.

8. Criação do cadastro de PPRA – eSocial

A partir desta Release, disponibilizamos o Cadastro de PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e os Planos de Ação do PPRA com o objetivo de de registrar as datas que foram estabelecidos os programas de PPRA e os locais e ambientes relacionados no levantamento feito pelo técnico ou engenheiro de segurança do trabalho.


Conheça as novidades do sistema Ponto (Desktop) entregues na Versão 8.1.34:

1. Possibilitar que o usuário defina o impacto de faltas em Férias e 13º Salário na manutenção coletiva de faltas

A partir de agora, o usuário pode definir se as faltas impactarão em férias e em 13º salário, para isso, acesse Betha Ponto> Processos > Manutenção das faltas.

2. Possibilitar a exclusão de funcionários que possuem dados na tabela de marcações excluídas

A partir de agora o sistema irá permitir a exclusão de funcionários que possuem dados na tabela de marcações excluídas sem que haja a necessidade de solicitar a exclusão para a fábrica do desenvolvimento.