Avaliação de exames externos por meio do atendimento de Atenção Básica

A partir da versão 01.0.33-024 do sistema Saúde Fly, o profissional da Atenção Básica poderá avaliar os exames externos (realizados fora do sistema Saúde Fly) do paciente, a fim de que estas informações possam ser enviadas ao SISPRENATAL WEB.

Acessando o menu Atendimento > Atendimento (em Atenção Básica), no menu lateral Atendimento AB > Avaliação de Exames, na aba Exames externos, um novo campo Procedimento foi inserido, para que seja selecionado, por meio do ícone de busca (lupa), o procedimento correspondente na tabela do SIGTAP (Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS). Caso esse procedimento esteja inserido na lista de Exames solicitados do SIGTAP/e-Sus, ao realizar a exportação da ficha de Atendimento Individual ou a de Procedimento, será enviado a informação ao e-Sus da avaliação do exame pelo profissional.

Com a liberação deste novo recurso, os municípios poderão fazer o envio dos exames que são avaliados nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e também os realizados fora do sistema Saúde Fly, proporcionando mais recursos na coleta de dados dos pacientes atendidos pelo município.


– Utilização do sistema Saúde Fly e SISPRENATAL WEB no âmbito da Atenção Básica

A partir da Nota Técnica nº 19-SEI/2017-CGSMU/DAPES/SAS/MS emitida pelo Ministério da Saúde e a integração dos sistemas SISPRENATAL WEB e e-SUS AB, o DAB identificou as Unidades Básicas de Saúde que possuíam envio de informações ao SISAB de forma regular, ou seja, com envio em três competências consecutivas, e permitiu ao DAPES realizar a suspensão do acesso ao SISPRENATAL WEB para estas unidades, a fim de não produzir duplicidade de informações. As Unidades Básicas de Saúde que não estão enviando informações de forma regular para o SISAB, devem manter o registro no SISPRENATAL WEB, como entrada de dados referentes à atenção pré-natal, assim como aqueles serviços de saúde que, por outros motivos, não enviam informações pelo e-SUS AB.

Sempre atentos as mudanças, o sistema Saúde Fly está adaptado a receber as informações referentes ao SISPRENATAL WEB, para que posteriormente sejam enviadas a Base Nacional do SISAB.

Informamos, ainda, que os municípios que estão bloqueados no SISPRENATAL WEB não precisam se preocupar, pois alimentando o Saúde Fly, essas informações são enviadas ao e-SUS AB.

Novidades anteriores à Versão 1.0.33: clique aqui!