Melhoria no Relatório de Atendimentos Individuais AB 

Adicionado um novo campo para pesquisa no Relatório de Atendimentos Individuais AB. Acessando pelo menu Relatórios > Cadastrais > e-SUS > Atendimento Individual AB, disponibilizamos o campo Idade, que irá facilitar a pesquisa de pacientes por Idades para o Modelo do relatório Sintético e Analítico.

Ao gerar o relatório, é possível visualizar a data de nascimento do paciente ao lado do seu nome, veja:


 

– Melhorias ao consultar os Resultados de Exames SADTs

Acessando pelo menu SADT > Resultados de exames, e em pesquisar os exames realizados pelos pacientes, o profissional de saúde além de acompanhar os resultados, poderá edita-los selecionando a opção Informar resultados e o campo Texto result. será habilitado para editar as informações necessárias limitadas em 2000 caracter(es).

Confira abaixo:


Disponibilização de assinatura digitalizada nos laudos do Saúde Fly

Atualizamos o sistema Saúde Fly conforme publicação do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, que fica revogada a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 30/2018.

Passa a valer o Regulamento Técnico para funcionamento de Laboratórios Clínicos, que dispõe conforme, Item 6.3.2.1 da RDC nº 302/2005:

“O laboratório clínico e o posto de coleta laboratorial devem garantir a autenticidade e a integridade do laudo emitido, para tanto a assinatura do profissional que o liberou deve ser manuscrita ou em formato digital, com utilização de processo de certificação na forma disciplinada pela Medida Provisória n.º 2.200-2/2001.” grifo nosso

Desta forma, com a revogação, os profissionais bioquímicos podem realizar assinatura em laudo de forma digital, desde que o sistema esteja parametrizado para tal ação. Esta configuração pode ser realizada pelos usuários com devidas as permissões de acesso, utilizando o menu Cadastros > Configurações > Parâmetros do sistema > SADT e marcar como S-SIM na opção Utilizar assinatura digitalizada em laudo.

Confira aqui como parametrizar no sistema:

 


Configuração de envio de medicamentos/materiais para o SIGAF

Por meio do menu Materiais > Entradas, ao registrar ações que envolvam a entrada dos medicamentos/materiais nos estabelecimentos de Saúde, o sistema permite configurar o envio ou não da entrada de material cadastrado para o SIGAF disponibilizado pelo novo campo Enviar ao SIGAF.

Veja abaixo como ficou no sistema:

 

 


Alteração no Relatório de Dispensa de Materiais por Paciente

Para ter um maior entendimento, o sistema conta com uma melhoria no Relatório de Dispensa de Materiais por Paciente, que ao acessar o menu Gerenciais > Estoque > Materiais por paciente e gerar o relatório, será possível visualizar duas novas colunas para consulta: Estoque anterior e Estoque posterior

Veja abaixo como ficou no sistema:

Lembrando que para a visualização do relatório, fica sujeito a parametrização do profissional vinculado ao sistema de acordo com suas atribuições.


Melhoria na emissão de Relatório de movimentação de materiais 

Pensando em otimizar sua rotina foi desenvolvida a partir da versão 01.0.35-005 do sistema Saúde Fly uma melhoria no Relatório de movimentação de materiais, acessível pelo menu Relatórios > Gerenciais > Estoque > Movimentação de materiais, que agora disponibiliza o campo Agrupado por após marcar o checkbox Apresentar valores, que irá possibilitar a emissão de relatórios de movimentações de materiais com totalizadores gerais por: Saldo anterior, Entradas, Saídas, Estornos entrada, Estornos saída e Saldo atual, agrupados por estabelecimento ou materiais, veja:

IMPORTANTE: O sistema sempre irá trazer por padrão as informações agrupadas por Estabelecimentos, caso o filtro não seja alterado para Material.


Sincronização Hórus-BNDASAF

A evolução dos instrumentos utilizados para o registro de informações de saúde é inerente à própria evolução das políticas de saúde.

Você conhece o HÓRUS-BNDASAF?

Instituída pela Portaria n° 957/2016/GM/MS, e complementada posteriormente pela Portaria nº 938/2017/GM/MS, a Base Nacional de Dados de Ações e Serviços da Assistência Farmacêutica é a responsável pela consolidação dos dados nacionais acerca do estoque dos estabelecimentos de saúde do município, ajudando a controlar rotinas de entradas, saídas diversas, dispensação para pacientes posição de estoque.

O objetivo do HÓRUS-BNDASAF é a formação de uma base de dados que possibilite o monitoramento constante das políticas de saúde do SUS, entre elas, a Assistência Farmacêutica. É constituída por dados do Sistema Nacional de Gestão  da Assistência Farmacêutica (Hórus), serviço de envio de dados (web service) e o sistema autorizador do Programa Farmácia Popular.

O Saúde Fly sempre contribuiu com a Assistência Farmacêutica, por meio de sincronização com o sistema Hórus, isto é, as ações relacionadas à entradas, saídas e dispensas, registradas no Saúde Fly, são sincronizadas com o Hórus, eliminando qualquer possibilidade de retrabalho.

Diante da evolução trazida pelo HÓRUS-BNDASAF, o sistema Saúde Fly precisou atualizar alguns elementos da rotina de sincronização para que as informações registradas sejam validadas corretamente. Confira, acessando Cadastros > Utilitários > Hórus > Sincronização HÓRUS-BNDASAF.

 

Agora o período contemplado na sincronização não necessita ser referente a uma competência, você pode optar por selecionar um período de até 60 (sessenta) dias. Em tipo de sincronização,serão selecionados os registros para sincronização (entradas, saídas diversas, dispensação para pacientes e posição de estoque ). Em caso de consulta, selecione uma situação. Clique em Gerar e sincronizar.

 

Cada sincronização iniciada gera um número de protocolo que será informado quando você consultar uma situação específica. Na coluna Ação, você terá os indicadores acerca da situação da sincronização, sendo que quando ela estiver como “Sincronização com inconsistências no processamento”, aparecerá a opção para emissão do relatório de inconsistências.