Contas

O cadastro de contas é utilizado para armazenar informações sobre clientes, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. As informações constantes no cadastro são relativas a cada conta, como nome, telefone, e-mail, entre outros. Caso a empresa utilize também o sistema CRM, as informações desta funcionalidade serão integradas.

Por meio desta funcionalidade, poderão ser realizadas as seguintes ações:

Cadastrar contas

Vincular contatos

Vincular produtos

No sistema, você localiza esse cadastro por meio do menu: Administrando > Contas e Contatos > Contas.

Nesta tela, é possível ainda realizar consultas ou buscas por meio do campo Pesquisar, visualizando as informações após clicar no ícone em forma de lupa. As mesmas também podem ser realizadas por meio da aplicação de critérios mais específicos ao utilizar a Pesquisa avançada. Ao realizar a pesquisa e ou visualizar os itens cadastrados por meio de listagem, você poderá editar suas informações ou excluir o respectivo registro. 

Cadastrando Conta

Neste item serão adicionadas informações para cadastrar Pessoas físicas e jurídicas. Adicione as respectivas informações por meio do botão +CONTA

Campos

Na primeira parte do cadastro, estão disponíveis para preenchimento as informações básicas como: Nome.

Tipo de pessoa: Neste campo você deve selecionar uma das opções Física ou Jurídica.

Tipo: Neste campo você pode informar qual é o tipo da conta em relação ao mercado. As opções são provenientes ao Cadastro de Tipos de Contas.

Categoria: Neste campo você pode indicar a classificação do que a conta significa para a empresa que contratou o sistema, ou seja, classificar o cliente com estrelas de acordo com a preferência. As opções são provenientes ao Cadastro de Categorias de contas.

Guia Informações gerais

Nesta guia estão disponíveis para preenchimento as informações da conta que está sendo cadastrada:

Endereço(s): Ao clicar sobre este campo, o sistema abrirá uma nova página para inserir informações mais detalhadas sobre endereço, como LogradouroMunicípioBairro entre outros, assim como os seguintes cadastros desta guia.

Telefone(s): Neste campo podem ser adicionados contatos da pessoa física que está sendo cadastrada, além de poder classificar um como o principal, quando adicionado mais de um contato.

E-mail(s): Este campo pode ser preenchido com o e-mail do contato que está sendo cadastrado.

Site: Neste campo pode ser informado um e-mail da empresa ou responsável.

Dados de Pessoa física

Para adicionar uma conta de Pessoa física, você deve selecionar a opção Física no campo Tipo de pessoa da tela demonstrada anteriormente. Nesta opção haverá poucos campos diferenciados e estão evidenciados com números na imagem abaixo:

Campos 

Além dos demais campos já supracitados, aqui estão disponíveis as informações em diferencial para preenchimento como: CPF (1), Nome social (2), Sexo (3) e Data de nascimento (4). 

Dados de Pessoa jurídica

Para adicionar uma conta de Pessoa jurídica, você deve selecionar a opção Jurídica no campo Tipo de pessoa da tela demonstrada anteriormente. Nesta opção haverá poucos campos diferenciados e estão evidenciados com números na imagem abaixo:

Campos 

Além dos demais campos já supracitados, aqui estão disponíveis as informações em diferencial para preenchimento como: CNPJ (1).

Nome fantasia (2)Neste campo você pode informar o nome popular que a instituição é conhecida, podendo ou não ser igual à sua razão social.

Porte da empresa (3)Campo de configuração fixa do sistema, deve ser marcado com o porte da empresa de acordo com o enquadramento patrimonial da mesma. Ex: Microempresa, Empresa de médio porte, entre outros.

Em ambos cadastros aqui mencionados, é possível clicar no checkbox disponível no campo inferior esquerdo da tela de cadastro para desativá-lo.

(*) Campos de preenchimento obrigatório.

Vinculando contatos

Esta funcionalidade tem como objetivo, visualizar e adicionar os contatos à conta. Para tanto é necessário estar na tela da listagem de contas, clicar no botão Outras opções e selecionar a opção Contatos.

Nesta tela estarão todos os contatos já adicionados à conta e para cadastrar um novo item conforme Cadastro de Contatos, clique no botão +CONTATOAinda nessa tela, é possível definir na coluna AUTOATENDIMENTO o acesso dos contatos adicionados à conta por meio do link de liberação Sem acesso.

Ao ativar o switch destacado a cima, a tela automaticamente se expandirá conforme demonstrado. Clique no botão VINCULAR para localizar o usuário a ser vinculado no Autoatendimento.

Preencha o campo disponível com o nome de usuário utilizado na central Betha, como apresentado na imagem a cima e clique no ícone de pesquisa.

É possível ainda, nesta tela remover esse vínculo quando necessário em Remover vínculo. Para finalizar clique no botão CONTINUAR e seguidamente em SALVAR. 

Vinculando produtos

Esta funcionalidade tem como objetivo, visualizar e adicionar os produtos à conta. Para tanto é necessário estar na tela da listagem de contas, clicar no botão Outras opções e selecionar a opção Produtos.

Na tela que se abrirá estarão todos os produtos já adicionados à conta e para localizar um produto já existente ou cadastrar um novo item conforme Cadastro de Produtos, clique no botão SELECIONAR PRODUTOS.

Botões

Para conhecer os Botões comuns às funcionalidades do sistema clique aqui.

Informações adicionais

Durante o preenchimento dos campos, é possível que informações não estejam predefinidas, ou seja, não constam cadastradas para seleção. Para isto, realize seus respectivos cadastros por meio da opção Adicionar.