Empresas

Esta funcionalidade tempo por finalidade adicionar e manter um banco de dados das pessoas jurídicas que se relacionam com o sistema da Folha de pagamento, como Empresas do vínculo principal de servidores, de experiências anteriores, sindicatos, operadores de planos de saúde, instituições de ensino, autarquias, fornecedores, cessionárias.

No sistema você localiza esse cadastro no menu:  Administrando> Pessoas > Empresas.

<+ Empresa>: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo cadastro de empresa.


Campos

Razão social: Neste campo deve ser informado o nome da empresa registrado no cadastro do CNPJ, observando a grafia correta.

Inscrição municipal: Este campo recebe o número da inscrição da empresa no município.

Inscrição estadual: Este campo recebe o número da inscrição da empresa no Estado da Federação.

CNPJ: Este campo numérico indica o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da empresa registrado no cadastro do CNPJ, observando a grafia correta.

Nome Fantasia: Este campo deve ser preenchido com a descrição textual do nome fantasia da empresa.

Data: Informação do início das atividades da empresa.

Tipo de empresa: Neste campo de seleção deve ser marcada a natureza da empresa para interação com o sistema. Campos específicos aparecerão de acordo com o tipo selecionado que pode ser apenas um dos seguintes:

Geral: Utilizado quando a empresa não se enquadrar nos outros tipos disponíveis;

Entidade cessionária: Utilizada no relacionamento a servidores oriundos de cessão;

Fornecedor de transporte: Deve ser marcado sempre que a empresa for de transporte para relacionamento com as rotinas de vales transporte;

Instituição de ensino: Para cadastro de Universidades, Escolas, Fundações de ensino que irão se relacionar as informações de cursos e formações dos servidores;

Operadora de plano de saúde: Seleção definida para empresas que fornecem serviços de assistência a saúde via planos de saúde. Importante observar que este não é o caso de clínicas, hospitais e consultórios médicos e de odontologia;

Sindicato: Utilizado no cadastro dos sindicatos dos servidores e empregadores.

Natureza Jurídica: Este campo deve ser preenchido com informação proveniente do cadastro de Naturezas jurídicas.

Isento de inscrição estadual?: Este campo é de resposta “Sim” ou “Não”, sendo que em caso de entidades públicas isentas do registro estadual deve ser marcado como “Não”.

Inscrição estadual: Campo onde deve ser informado o número do registro da empresa no Estado da federação, disponível quando a entidade não for isenta.

Optante do simples?: Campo de resposta objetiva, deve ser “Sim” se a forma de tributação da empresa for pelo Simples nacional.

Porte: Campo de seleção que deve ser marcado com o porte da empresa de acordo com o enquadramento patrimonial da empresa.

Órgão do registro: Este campo deve conter a descrição do órgão de registro da empresa.

NIRE: Este campo deve conter o Número de Identificação do Registro de Empresas na Junta comercial.

Endereço(s): Este campo é preenchido com opção selecionada e previamente cadastrada no Cadastro de Endereços.

Telefone(s): Este campo é preenchido com opção selecionada e previamente adicionada no cadastro de Telefones:

E-mail(s): Este campo é preenchido com opção selecionada e previamente adicionada no cadastro de e-mails:

Site: Este campo deve ser preenchido com o endereço do site institucional da empresa.

Responsável: Neste deve ser informado o responsável legal pela empresa. Devendo ser preenchido com informação selecionada e previamente adicionada no Cadastro de responsáveis.

Tipo: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “sindicato” e deve ser preenchido com uma das duas opções disponíveis, informando se o sindicato representa o Empregador ou o empregado.

Mês de contribuição: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “sindicato” e nele deve ser informado o mês em que a empresa recolhe a contribuição sindical do ente.

Número da entidade sindical: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “sindicato” e deve ser preenchido com o número de registro do sindicato no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais do ministério do Trabalho.

Dias de aviso prévio: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “sindicato”, nele deve ser informada a quantidade de dias de aviso prévio definida no acordo coletivo.

Data base dissídio: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “sindicato”. Nele deve constar a data de reajuste salarial coletivo definida no acordo coletivo.

Número do vale transporte: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “fornecedor de transporte” e deve ser preenchido com o número do vale transporte da empresa.

Número do INEP: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “instituição de ensino” e deve ser preenchido com o código da instituição no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Número da ANS: Este campo somente estará disponível se o tipo de empresa escolhido for “operadora de plano de saúde” e deve ser preenchido com o código da instituição na Agência Nacional de Saúde Suplementar que regula os planos de saúde.


Botões            

<+ Empresa>: Ao clicar neste botão, você adicionará um novo cadastro de empresa.

Veja mais detalhes sobre os botões da funcionalidade na página Botões.


Informações Adicionais

Alguns campos não possuem informações predefinidas. Neste caso, será possível inserir  informações cadastrais clicando na opção “Adicionar”.  


(*) Campos de preenchimento obrigatório.