Publicado em: Qua, 29/04/2020

Envio dos recibos para o Minha Folha

Vamos relembrar como realizar o envio dos recibos para o Minha Folha?

Para isso, basta você acessar o menu Processos > Processamentos > Fechamento, realizar o fechamento da folha por meio da coluna Fechamento e na coluna Liberação Ser. Pub./Minha Folha informar a data em que o recibo será enviado para o sistema, conforme a imagem abaixo.

Após Gravar a data de liberação o sistema irá abrir o Arjobets e realizar o envio.

Caso você reabra a competência e realize novos cálculos, basta informar uma nova data na coluna para levar os novos recibos ou alterações.

Publicado em: Qui, 23/04/2020

Disponibilização do aplicativo Professores

Com o objetivo de otimizar e flexibilizar a rotina dos nossos usuários, como também atender a necessidade dos estabelecimentos de ensino, informamos que foi disponibilizado o aplicativo Professores, para a funcionalidade de registro da Frequência escolar

Para fazer uso dessa nova solução, basta acessar a Play store (imagem 1) em um aparelho Smartphone e pesquisar por Professores. Após isso faça o download do aplicativo e Acesse (imagem 2) com o mesmo Usuario e Senha do sistema Professores.

Imagem 1

Imagem 2

E agora, após isso o que devo fazer? 

Automaticamente, após inserção do seu Usuário e Senha, suas informações são sincronizadas, e já é possível inserir o  Ano letivo, o  Estabelecimento de ensino e no campo Turma, são apresentadas as turmas que você está vinculado, como também os Componentes curriculares, podendo ser alterados a qualquer momento. Após seleção das informações clique em Aplicar:

 

Você pode alterar as informações do Contexto (Estabelecimento de ensino, Turma e Componente(s) curricular(es) em que está registrando as informações, a qualquer momento, podendo arrastar a tela para a Esquerda (1) ou clicando no Contexto (2) conforme destacado nas imagens abaixo:

Imagem 1

Imagem 2

Para registrar a Frequência, o comportamento é o mesmo já realizado no sistema Professores, clicando no checkbox A aula foi realizada?, é registrado a frequência para todos os alunos da turma selecionada, e você clica pontualmente nos alunos para registrar a Falta

Ex: Aluna Alverita veio nas primeiras aulas e falou na última, basta clicar sobre o nome da aluna e registrar a falta na última aula.

Perceba que para estes casos, por meio da listagem dos alunos, é possível visualizar quantas Faltas por aula foram registradas no dia, conforme destacado abaixo: 

E como faço para registrar Justificativas?

É muito simples, basta você clicar sobre o nome do aluno, e no campo Justificativa de falta realizar o registro, veja:

Para as turmas com Configuração de faltas por aula, assim que clicado sobre o Nome do aluno, além da possibilidade de registrar as presenças por aula, é apresentado  a Justificativa de faltas também por aula, arrastando para à direita é possível replicar a mesma justificativa para todas as aulas, basta clicar sobre o botão Aplicar para todos, veja:

Gostou? Ainda tem mais!

É possível realizar os registros de forma offline, ou seja, sem necessitar conexão com a internet. Os professores podem realizar seus registros e assim que se conectarem a uma rede, as informações serão salvas automaticamente.  

Mas vale ressaltar, que para isso acontecer, o usuário não deve encerrar a sessão do aplicativo, conforme apresentado na imagem abaixo.

Por meio do ícone SINCRONIZAR, você consegue visualizar se todas as informações registradas no aplicativo já estão armazenadas na base de dados.

Quando for apresentado o ícone conforme a imagem abaixo, é necessário clicar sobre ele, para que assim, as informações sejam sincronizadas.

Após isso, por meio do botão abaixo, você consegue confirmar se a sincronização foi realizada com sucesso. Veja:

 

Fique atento! É necessário algumas configurações para a utilização do aplicativo.


Para os Professores terem acesso ao aplicativo, é necessário primeiramente que eles tenham liberação no sistema Professores, como também Enturmação, Configuração do tipo de frequência definida para turma, Quadro de horários configurado para o Professor e Alunos enturmados no sistema Educação (Cloud).

Publicado em: Seg, 06/04/2020

Transferência de Bens entre entidades no Patrimônio (Cloud)

Você já precisou transferir algum bem entre as entidades do município?

Agora no sistema Patrimônio (Cloud) você pode!

Disponibilizamos uma melhoria que permite a realização de transferências de bens entre entidades do mesmo município. Confira como utilizar:

No cadastro de Transferências, agora você conta com um novo Tipo que é: Entre entidades. Utilizando ele é habilitado um novo campo  para que você possa informar a nova entidade. Nele são demonstradas todas as entidades que pertencem ao município.



Ao finalizar a transferência, os bens são baixados automaticamente na entidade de origem e são enviados para a entidade destino:

 

Caso haja a tentativa de excluir a baixa que foi originada de um processo de Transferência Entre entidades, a mesma será bloqueada, apresentando uma mensagem:

Sua exclusão somente será permitida, se for realizada partir da Transferência, onde será demonstrada uma mensagem confirmando esta exclusão:

Onde na entidade de destino, este bem já pode ter movimentações posteriores. E por este motivo  a exclusão deverá ser feita manualmente, respeitando as regras do sistema.

 

Já na Entidade de Destino da Transferência, será demonstrado junto com as Solicitações de Entrada de bens, advindas dos recebimentos das Solicitações de fornecimento do sistema  Contratos, disponível no ambiente de Bens, mais especificamente no Widget, também as transferências Entre Entidades:


Todos os campos compatíveis que existem na entidade origem, serão alimentados no Bem na entidade destino. 

Por exemplo: Na origem existe o grupo ‘Mobiliário em Geral’ e no destino também existe um grupo com o mesmo nome. Neste cenário, é alimentado este grupo no bem, caso contrário, o campo ficará vazio para preenchimento manual.