Novidades e melhorias do sistema Contábil (Cloud)

O ambiente Contas bancárias está com a funcionalidade de Pesquisa aprimorada. Agora as opções de busca foram ampliadas permitindo a busca por diversos critérios. Confira abaixo todos eles:

  • Descrição;
  • Banco;
  • Descrição agência;
  • Número agência;
  • Dígito agência;
  • Número conta;
  • Dígito conta;
  • Tipo de aplicação.

Para acessar o ambiente Contas bancárias, utilize o menu Administrando > Bancários > Contas.

Após o bloqueio da despesa é possível vincular uma Contratação a mesma. Para isso acesse primeiramente o ambiente Bloqueios/Desbloqueios fazendo uso do menu Executando > Despesa. Na listagem apresentada realize a edição da Despesa desejada.

 

Após, clique no botão DOCUMENTO e em Contratação

 

Observe ao utilizar o select, várias informações serão apresentadas para que você possa selecionar a Contratação desejada:

 

  • Sequencial da Contratação;
  • Número do Termo + Ano;
  • Descrição do Tipo de Instrumento;
  • Objeto Contratação.

 

Logo, as seguintes informações também estão disponibilizadas para  devida escrituração do documento: 

  • Número do processo;
  • Ano do processo;
  • Número do termo;
  • Ano do termo;
  • Tipo instrumento;
  • Sequencial da Contratação.

Conforme o item anterior, o qual abordou a vinculação de Contratação nas Despesas, este apresentará o aprimoramento realizado no recurso Pesquisa avançada do ambiente. 

Agora é possível realizar a busca pelo identificador do bloqueio, ou seja, Solicitação de Compras, Processo Administrativo, Contrato, bem como, Não informado.

 

Após identificarmos a necessidade de melhoria nas opções da Pesquisa avançada bem como, no cadastro das Alterações orçamentárias da despesa, algumas alterações foram efetuadas a fim de agilizar e melhorar a usabilidade.

Primeiramente, com relação às adequações na Pesquisa, acesse o ambiente e a funcionalidade utilizando o menu Executando > Despesa > Alterações orçamentárias

 

Assim, no ícone Pesquisa avançada que está em destaque, as alterações realizadas contemplam a remoção dos itens:

 

  • Número do organograma da despesa;
  • Descrição do organograma da despesa;
  • Número da despesa creditada;
  • Número da natureza da despesa;
  • Descrição da ação da despesa;
  • Descrição da natureza da despesa.

Para tanto, continuam ainda disponíveis os seguintes critérios de busca:

 

  • Finalidade;
  • Motivo do crédito não informado;
  • Motivo da origem não informada.

 

Logo, foram criados filtros específicos na Pesquisa avançada. Em Outras opções tem-se:

  • Entidade(s): busca as alterações orçamentárias cujas despesas origem ou creditas sejam pertencentes a determinada entidade ou entidades selecionadas;
  • Número:
    • da despesa creditada (padrão);
    • da despesa origem.
  • Tipo do crédito: lista tipos de créditos disponíveis para pesquisa.
  • Origens: lista as origens disponíveis para a pesquisa;
  • Ato autorizativo: busca pelo ato autorizativo;
  • Ato de abertura: busca pelo ato de abertura;
  • Data da alteração: busca pela data da publicação.

 

E em Mais Filtros, tem-se diversas outras opções de busca: 

  • Organograma da despesa creditada: lista os organogramas da configuração em uso, permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
  • Organograma da despesa origem: lista também os organogramas da configuração em uso, permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
  • Programa da despesa creditada: lista os programas do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
  • Programa da despesa origem: lista programas do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
  • Ação da despesa creditada: lista as ações do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
  • Ação da despesa origem: lista as ações do PPA permitindo pesquisar pelo número ou descrição;
  • Recurso da despesa creditada;
  • Recurso da origem;

Em continuação, como já citado o cadastro da proposta de alteração também está aprimorado. Agora durante o preenchimento da proposta, ao ser informado o valor da Despesa referente ao Crédito, automaticamente o valor do Recurso, bem como, o valor da Origem e o seu Recurso serão preenchidos.

 

Destaca-se ainda que caso a Origem seja Superávit, o Recurso será sugerido conforme o Crédito.

As regras de obrigatoriedade da Conta bancária no Recurso da Retenção foram alteradas. Confira abaixo quando a conta bancária será obrigatória:

  • Liquidação/Pagamento do Empenho: quando o recurso da retenção do pagamento for diferente do recurso do empenho. 
  • Despesa extra: quando o recurso da retenção da despesa extra for diferente do recurso da classificação da despesa extra.

Nas duas imagens a seguir você observará um exemplo das regas citadas. A primeira demonstra que a Conta bancária não está sendo solicitada, pois o Recurso da Retenção é igual ao Recurso do Empenho. E um detalhe é que o próprio sistema já sugere tal Recurso. Veja:

 

Já a segunda imagem demonstra que quando o Recurso informado na Retenção for diferente do informado no Empenho, o sistema exigirá a Conta bancária.

Agora o cadastro de Administração de recursos não estará mais disponível no menu Administrando > Controle. As configurações realizadas por esse ambiente passam a compor os cadastros origens da informação, facilitando o entendimento dos que fazem uso das rotinas.

Para início, os campos Conta bancária administradora e movimentadora, bem como, os campos Recursos administrados e movimentados serão preenchidos exclusivamente pelo cadastro Contas bancárias.

Contudo, alguns detalhes devem ser observados:

  • Recursos(s) Movimentados(s): todas as regras no cadastro de Administração de recursos permanecem para o cadastro de Contas bancárias, ou seja, não se permite vincular recursos de superávit financeiro e a mesma conta bancária pode movimentar mais de um recurso. Entretanto, a mesma conta bancária poderá ter somente um recurso movimentado com padrão marcado ou nenhum.

 

  • Recursos(s) Administrado(s): todas as regras no cadastro de Administração de recursos permanecem para o cadastro de Contas bancárias, ou seja, não se permite vincular recursos de superávit financeiro e a mesma conta bancária pode movimentar mais de um recurso. Entretanto, a mesma conta bancária poderá ter mais de um recurso administrado com padrão marcado, ou mesmo, não necessita de recurso informado.

 

Foram realizados alguns aprimoramentos referentes a interação da folha de pagamento com objetivo de automatizar e tornar a rotina mais fidedigna.

Dentre as melhorias, tem-se a evidenciação das retenções na realização da interação dos empenhos de encargos. Anteriormente, o valor do empenhamento era apresentado pelo líquido sem demonstrar as devidas retenções, com a adequação, o valor é apresentado brutamente e com ele, suas devidas deduções.

 

Vale ressaltar que isso foi possibilitado por meio da opção Relacionar retenções, disponível na Configuração da folha de pagamento: Encargos e relacionamentos.

 

Além disso, ao ser realizada a interação da folha e Eventos serem inseridos, automaticamente o sistema selecionará a opção Desconto no campo Tipo de evento, deixando desmarcada a opção Deduzir do valor bruto do empenho.

Agora ao ser selecionado o identificador do tipo Convênios, automaticamente o Credor será preenchido.

  • Para os Convênios Recebidos o Credor selecionado será baseado nas informações do Concedente do Convênio;

Para os Convênios Repassados será nas informações do Convenente do Convênio.

 

Caso não seja encontrado um credor no sistema Contábil com mesmo CPF ou CNPJ, a seguinte mensagem será apresentada:

Após a identificação de entidades realizarem o cadastro de Comprovantes com mesmo número todos os meses, sua busca durante a inserção na liquidação se torna mais dificultosa.

Assim, para facilitar o cadastro de um novo Comprovante o botão Adicionar estará disponível ao lado do campo de busca. Observe:

A Prestação de contas dos Adiantamentos ficou mais agilizada. Agora ao selecionar o Comprovante, o valor da prestação será sugerido. Assim o sistema não preencherá o saldo restante da prestação, mas o valor específico que se está desejando comprovar.

Vale ressaltar que para acessar o ambiente em questão, basta utilizar o menu Executando > Controle > Adiantamentos. Na etapa 1 – Concedido, identifique o registro que seja comprovar e clique em TRAMITAR > Prestar contas. Selecione o comprovante desejado e automaticamente o valor será informado.

 

Já é possível a cópia de lançamento manuais realizados na escrituração de documentos. Isso mesmo!

Quando da existência de um lançamento contábil com status Escriturado, a cópia poderá ser realizada, mas sempre observando as regras atuais, por exemplo, não será permitida com o período encerrado.

Para realizar a cópia de lançamentos, acesse o ambiente Escrituração de documentos, seja por meio do Visão geral ou pelo menu Escriturando.

Fazendo uso da Pesquisa avançada, no campo Documentos selecione a opção Lançamento contábil. Isso permitirá encontrar os lançamentos a serem copiados mais facilmente.

 

 

A tela de cópia do lançamento será apresentada, onde o valor, data e histórico do lançamento contábil são passíveis de edição. Após edição desejada clique em COPIAR, seu processo ficará em segundo plano e após o término, uma notificação será apresentada.

Visando contribuir com a visualização de dados presentes na listagem do ambiente de Despesas extras, aprimoramos a ordenação da listagem por ordem decrescente.

Para acessar o ambiente citado, utilize a tela Visão geral ou o menu Executando > Despesas extras.

 

Ressalta-se que mesmo utilizando o recurso Filtrar por, a ordenação se mantém conforme o cenário desejado.

Assim como o sistema Planejamento (Cloud), o Contábil também disponibiliza os cadastros de Projeções atuariais previdenciárias e plano financeiro.

Os mesmos podem ser acessados pelo menu Administrando > Cadastros auxiliares > Projeções atuariais previdenciárias/Projeções atuariais plano financeiro. Observe as imagens correspondentes das funcionalidades disponibilizadas no sistema: