Publicado em: Qua, 20/05/2020

 – Possibilitado a importação do link da DANFE do Monitor DF-e

Agora o cadastro de Comprovantes do sistema Contábil disponibiliza outra facilidade, o campo: Link da DANF-e.

Esse dado é informado a parir da execução do script Inserir NF-e originadas do Monitor DF-e. No momento que a interação é realizada, automaticamente as informações no cadastro de Comprovantes são inseridas, bem como, o link para a visualização da DANFE.

Essa facilidade proporcionará mas agilidade nas rotinas e dispensa da impressão ou visualização em papel. Uma vez que ao acessar o link, o sistema apresentará a nota fiscal em tela.

– Permitido anexar arquivos no cadastro de Contas bancárias

Agora o cadastro de Contas bancárias possibilita você anexar arquivos em formato PDF, como o extrato mensal da conta, conciliação final e o termo de encerramento da conta.

Essa melhoria possibilita vincular maiores informações aos cadastros quando inativados por exemplo, bem como, o cumprimento de exigências legais, como o APLIC.

Para utilizar essa novidade acesso o menu Administrando > Bancários > Contas.

Nesta alteração, as informações do anexo também estão disponíveis na fonte de dados.

– Possibilitada a geração de comprovante pela interação com a folha de pagamento

Agora é possível criar e relacionar comprovantes ao realizar a interação de eventos e encargos da folha de pagamento. Por meio da opção Gerar comprovante na liquidação, disponível na guia PARÂMETROS da Configuração da folha de pagamento, ao inserir a liquidação, o sistema gera um comprovante com o tipo selecionado e com os seguintes dados:

  • Classificação: Comprovante de Compras e Serviços;
  • Credor: Credor do Empenho;
  • Tipo: Procurar o tipo de comprovante na configuração acima criada;
  • Número: gera concatenado o mês e o ano do empenho. Exemplo: 032020;
  • Data emissão: data da liquidação;
  • Valor: valor da liquidação;
  • Finalidade: especificação do empenho;
  • Vencimentos: mesmos vencimentos da liquidação.

Vale ressaltar que ao habilitar essa opção, deve ser informado o Tipo de comprovante que deseja gerar, seja recibo, nota fiscal entre outros. Lembrando que o cadastro do Tipo de comprovantes está localizado no menu Administrando > Cadastros auxiliares.

Importante!

Caso ocorra algum erro ao inserir o comprovante, o sistema apresentará inconsistência e não gravará a liquidação, permanecendo a integração pendente.

– Adequado o Anexo 12 – Balanço Orçamentário

O demonstrativo supracitado encontra-se adequado conforme o MCASP, onde este retirou a necessidade de evidenciar as Receita Intraorçamentárias separadamente. Assim, o quadro RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS possui apenas dois agrupadores: Receitas Corrente (I) e Receitas de Capital (II).

Outra alteração significativa neste quadro foi a inclusão da linha Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores abaixo na linha Saldos de Exercícios Anteriores, a qual considera a natureza de receita iniciada em 9.9.9.x.

Já no quadro DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS as adequações relevantes refletem na linha RESERVA DE CONTINGÊNCIA (X), a qual considerará as naturezas da despesa iniciadas em 9.9.x, exceto as com subfunção 997. E na linha RESERVA DO RPPS, a qual foi redirecionada abaixo na linha TOTAL (XV) = (XIII + XIV) e considera as naturezas da despesa iniciadas em 9.9.x, com subfunção 997. 

– Disponibilizada a geração e adequados os Anexos do RREO para 2020

Já está disponível a geração das informações referentes aos Anexos do RREO para 2020.  Para acessar o arquivo Gerar arquivo Siconfi  – RREO 2020, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de scripts e pesquise-o pela descrição, ou realize a busca do mesmo pela tecla F4 e após em Filtrar por Scripts.

Assim como a geração, novos Anexos do RREO já estão adequados para emissão conforme o leiaute de 2020 da STN.  Vale destacar ainda que para acessá-los, utilize a tecla F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios. E para facilitar a busca faça uso também da tag LRF RREO 2020, listando apenas os anexos referentes a execução orçamentária.

Em seguida você confere a listagem de quais Anexos estão adequados nesta liberação. Destaca-se ainda que os detalhes das alterações poderão ser visualizados nos endereços à Central de Ajuda (CA), também informados logo abaixo.

Veja quais demonstrativos estão adequados:Acesse a CA para mais detalhes:
Anexo 04 – Demonstrativo das Receitas e Despesas Previdenciáriashttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-4
Anexo 07 – Demonstrativo dos Restos a Pagar por Poder e Órgãohttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-7
Anexo 09 – Demonstrativo das Receitas de Operações de Crédito e Despesas de Capitalhttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-9
Anexo 10 – Demonstrativo da Projeção Atuarial do Regime Próprio de Previdência dos ServidoresSem alteração
Anexo 11 – Demonstrativo da Receita de Alienação de Ativos e Aplicação dos Recursoshttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-11
Anexo 12 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Ações e Serviços Públicos de Saúdehttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-12
Anexo 13 – Demonstrativo das Parcerias Público-Privadashttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-13
Anexo 14 – Demonstrativo Simplificado do Relatório Resumido da Execução Orçamentáriahttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-14

 

Neste outro quadro, constam os demais Anexos da RREO adequados e já publicados anteriormente, bem como, seus respectivos links de acesso à CA:

Veja quais demonstrativos estão adequados:Acesse a CA para mais detalhes:
Anexo 01 – Balanço Orçamentáriohttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-1
Anexo 02 – Demonstrativo da Execução das Despesas por Função/Subfunçãohttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-2
Anexo 03 – Demonstrativo da Receita Corrente Líquidahttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-3
Anexo 06 – Demonstrativo dos Resultados Primário e Nominalhttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-6
Anexo 08 – Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDEhttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rreo/anexo-8

Com relação ao Anexo 8, alterou-se também seu componente para que realize a busca das movimentações em dinheiro da fonte movimentacoes.financeiras, antes realizada da fonte movimentacoes.tesouraria.

Outro destaque é com relação ao acesso a CA. Este também pode ser realizado por meio da tela de emissão dos Anexos:

Automaticamente você será redirecionado para página e nela encontrará detalhes sobre os cálculos, bem como, o respectivo anexo em formato de planilha com orientações para download.

– Disponibilizada a geração e adequados os Anexos da RGF para 2020

Disponibilizada também a geração das informações referentes aos Anexos do RGF para 2020. Para acessar o arquivo Gerar arquivo Siconfi  – RGF 2020, utilize o menu Utilitários > Gerenciador de scripts e pesquise-o pela descrição ou realize a geração, buscando-o pela tecla F4 e após em Filtrar por Scripts, conforme já demonstrado anteriormente.

E assim como no item 5, neste, os Anexos da RGF também se encontram adequados conforme o leiaute de 2020 da STN. Para acessá-los, utilize a tecla F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios. E para facilitar a busca faça uso da tag LRF RGF 2020, listando apenas os anexos referentes a gestão fiscal.

Confira na listagem, quais Anexos estão adequados, e os detalhes das alterações por meio dos endereços à Central de Ajuda (CA), também informados logo abaixo.

Veja quais demonstrativos estão adequados:Acesse a CA para mais detalhes:
Anexo 01 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Estados, DF e Municípioshttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rgf/anexo-1
Anexo 02 – Demonstrativo da Dívida Consolidada Líquidahttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rgf/anexo-2
Anexo 03 – Demonstrativo das Garantias e Contragarantias de ValoresSem alteração.
Anexo 04 – Demonstrativo das Operações de Créditohttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rgf/anexo-4
Anexo 05 – Demonstrativo da Disponibilidade de Caixa e dos Restos a Pagarhttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rgf/anexo-5
Anexo 06 – Demonstrativo Simplificado do Relatório de Gestão Fiscalhttps://centraldeajuda.betha.com.br/relatorios-da-lrf-2020/rgf/anexo-6

Como já destacado, o acesso a CA também pode ser realizado por meio da tela de emissão dos Anexos.

– Disponibilizada a geração e adequados os Anexos do Siconfi DCA para 2020

A geração do Siconfi DCA de 2019 já está disponibilizada no sistema Contábil. Acesse o arquivo Gerar SICONFI DCA 2019 utilizando menu Utilitários > Gerenciador de scripts e pesquisando pela descrição ou realize a geração por meio da tecla F4 e após em Filtrar por Scripts, conforme já demonstrado anteriormente.

Já estão disponíveis os Anexos para a Declaração de Contas Anuais (DCA) referente ao ano calendário de 2019 para o exercício de 2020.

Para acessá-los, utilize a tecla F4 ou o menu Executando > Artefatos > Relatórios. E para facilitar a busca faça uso também da tag SICONFI DCA 2020, listando apenas os anexos referentes a declaração.

Em seguida você confere a listagem de quais Anexos estão adequados nesta liberação conforme a Taxonomia DCA de 2019.

Veja quais demonstrativos estão adequados:Quais alterações:
Anexo I-AB (Anexo 14 – Balanço Patrimonial)Incluídos elementos conforme a taxonomia citada.
Anexo I-HI (Anexo 15 – Demonstrativo das Variações Patrimoniais)Incluídos, bem como, excluídos elementos conforme taxonomia citada.
Anexo I-C – Balanço Orçamentário – Receitas Orçamentárias – DCA 2019Incluídos, bem como, excluídos elementos conforme taxonomia citada.
Anexo I-D – Balanço Orçamentário – Despesas OrçamentáriasIncluídos os elementos:·         3.1.90.08.00.00·         3.3.90.26.00.00·         4.4.60.00.00.00
Anexo I-E – Balanço Orçamentário – Despesas por FunçãoSem alterações.
Anexo I-F – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias – Sub Quadro – Execução de restos a pagarIncluídos os elementos:·         3.1.90.08.00.00·         3.3.90.26.00.00·         4.4.60.00.00.00
Anexo I-G – Balanço Orçamentário – Despesas Orçamentárias – Sub Quadro – Execução de restos a pagar por funçãoSem alterações.