Publicado em: Ter, 30/06/2020

– Possibilitado o Desbloqueio ao efetuar o empenhamento

Por meio do widget Solicitações de empenhos, é possível visualizar todos os registros pendentes de empenhamento oriundos de outros sistemas, como por exemplo, Contratos. E a partir desta data, será possível identificar a existência de saldo bloqueado para determinada dotação, bem como, realizar seu desbloqueio.

E como será essa identificação?

Por meio do ícone cadeado localizado no widget Solicitação de empenhos, no ambiente de Empenhos, esse indica a existência de saldo bloqueado vinculado a solicitação para ser desbloqueado.

E conforme sua necessidade, você poderá executar as seguintes ações:

  • Desbloquear a dotação e adicionar o empenho na existência de saldo;
  • Descartar o desbloqueio e adicionar o empenho na existência de saldo, mas você não deseja realizar o desbloqueio em questão por algum motivo;
  • Ou somente empenhar, quando o desbloqueio já foi realizado ou caso não exista saldo a desbloquear vinculado a dotação do empenho em questão.

Ao se deparar com situações que impeçam qualquer ação de criação do desbloqueio (crítica do usuário, por exemplo), o sistema exibirá tais impeditivos, mas possibilitará optar por continuar com o desbloqueio ou cancelar a operação.

Já em casos de instabilidade ou queda de energia por exemplo, após a criação do desbloqueio com sucesso, o sistema indicará no widget que há esse desbloqueio criado a partir do bloqueio vinculado ao item sendo inserido, assegurando que não ocorra o empenhamento, mas somente o desbloqueio.

– Possibilitado incluir Anexos no cadastro de Comprovantes e Responsáveis

Agora os cadastros supracitados possibilitam que você insira Anexos com todas as extensões já permitidas pelo sistema em outros cadastros, como em Atos.

Para acessar o cadastro de Comprovantes, utilize o menu Administrando > Controle.

E para acessar o de Responsáveis, utilize o menu Administrando > Pessoas.

– Aprimorado o ambiente e cancelamento de Dívidas

O sistema está com novidades no ambiente e cancelamento de Dívidas. O primeiro deles é a possibilidade de visualizar o saldo, bem como, sua composição, formando um resumo financeiro por meio do ambiente de Dívidas.

Primeiramente, para acessar a funcionalidade utilize o menu Executando > Controle > Dívidas. Observe na listagem no ambiente que o ícone em forma de cifrão é apresentado e clicar sobre ele, toda a situação da dívida ou precatório é visualizada.

Outro ponto a destacar é o campo Data, também disponível no resumo. Seu objetivo definir um marco final para a apuração dos devidos cômputos. Porém, esta data é facultativa e caso não alimentada assume-se os cômputos com data infinita.

Além do aprimoramento apresentado, está disponível o novo campo Dívida reconhecida, o qual é apresentado ao efetuar o cancelamento.

Ao acessar a funcionalidade conforme o caminho citado, em Outras opções, clique em Cancelar. Observe que a checkbox Dívida reconhecida é apresentada e com ela, uma pequena orientação.

Vale ressaltar ainda que os cancelamentos de dívidas já registrados estão com a devida marcação deste novo campo.

– Possibilitada a emissão de relatórios por diversos cadastros

Objetivando facilitar novamente diversas outras rotinas as quais necessitam realizar emissões de notas e relatórios, o sistema Contábil agora permite que essas emissões sejam feitas efetuadas por meio dos seguintes cadastros:

  • Anulação de Empenho;
  • Subempenho;
  • Anulação de Subempenho;
  • Liquidação; • Anulação de Liquidação;
  • Pagamento;
  • Anulação de Pagamento;
  • Despesa extra;
  • Anulação de Despesa extra;
  • Alterações orçamentárias da despesa.

Em cada cadastro supracitado, é apresentado no canto inferior esquerdo da tela, a checkbox Emitir nota. Logo, basta informar o modelo desejado e clicar em Salvar.

Além da possibilidade de emissão de notas pela própria tela de cadastro, o ambiente de Alterações orçamentárias da despesa conta também com a possibilidade de emissão agrupada, seja de relatório ou nota.

Para utilizar essa opção, primeiramente você deverá selecionar os registros na listagem que deseja emitir. O ícone em forme de impressora será apresentado, bem como, suas opções já utilizadas em outros ambientes, como de Empenhos.

– Permitida a inserção e exclusão de contas correntes me lançamentos manuais

O cadastro de Lançamento contábil está aprimorado. Ele permite inserir e excluir manualmente configurações de contas correntes.

Durante o lançamento, o sistema sugerirá as configurações válidas, obedecendo a máscara da conta e condições das configurações. Porém, ao acionar o botão para inclusão manual, o sistema verificará somente as configurações válidas para a máscara da conta em questão.

Vale ressaltar ainda que o sistema não irá permitir a exclusão se existir algum conta corrente informado.

Para acessar a funcionalidade Escriturações de documentos, faça uso do ambiente Visão geral ou pelo menu Escriturando.