Publicado em: Sex, 27/12/2019

– Adequados diversos relatórios do sistema Contábil

Abaixo você confere as adequações realizadas nos relatórios e notas disponíveis no sistema Contábil.

O acesso aos mesmos pode ser realizado pela tecla F4 ou pelo menu Executando > Artefatos > Relatórios. Utilize também as tags e os critérios de pesquisa para facilitar a busca por algo específico.

Adequadas as notas para melhor visualização do Número do cadastro

Diversas Notas presentes no sistema Contábil, bem como, no Tesouraria (Cloud), foram alteradas para que possibilitassem melhor visualização do Número do cadastro, seja pagamento, empenho, liquidação entre outros.

Abaixo, as seguintes Notas contemplam a adequação citada no Contábil:

  • Nota de Empenho;
  • Nota de Empenho – Modelo 2;
  • Nota de Em Liquidação;
  • Nota de Liquidação com Descontos;
  • Nota de Liquidação com Descontos – Ambiente;
  • Nota da Ordem de Pagamento;
  • Nota de Anulação de Empenhos;
  • Nota de Anulação de Em Liquidação;
  • Nota de Anulação de Liquidação;
  • Nota de Anulação de Pagamentos.

Já no Tesouraria (Cloud), a adequação alterou as seguintes Notas:

  • Nota da Ordem de Pagamento;
  • Nota de Anulação de Pagamentos.

Observe pela imagem, um exemplo por meio da Nota de Empenho:

Adequado o relatório Relação de empenhos

O relatório supracitado foi aprimorado e agora disponibiliza, em seus parâmetros de emissão, a opção Empenhos a Liquidar.

Adequado os Balancete da receita e da despesa com nova visão das informações

O Balancete da receita e o Balancete da despesa estão aprimorados e agora possibilitam uma visão em forma de programação mensal.

Para isso, no parâmetro de emissão Colunas está disponível a opção Programação mensal. As informações são oriundas dos cadastros cujo acesso se faz pelo menu Executando > Programação financeira > Receitas/Despesas.



Adequado o relatório Relação dos Pagamentos Efetuados

O relatório supracitado foi ajustado para que considere as Despesas extras ao aplicar o filtro Organogramas nos parâmetros de emissão.

Independe do parâmetro Tipo Documento ser igual a Todos ou apenas Despesas Extras, ao aplicar o filtro citado, serão apresentadas as informações conforme a solicitação.

– Possibilitada a programação financeira da despesa por fonte de recurso

Agora a funcionalidade de Programação financeira da despesa possibilitará o respectivo planejamento por fonte de recurso.

Primeiramente acesse-a pelo menu Executando > Programação financeira > Despesas. Ao clicar em Programar, você perceberá que para cada Recurso é possível ratear automaticamente ou informar manualmente os valores entre os 12 meses do ano, conforme previsto no cadastro de Despesas da LOA.


Se o somatório dos valores preenchidos nos meses do ano de todos os Recursos a serem programados, for diferente do valor da Meta financeira da despesa, o sistema emitirá uma mensagem de alerta. Isso também ocorrerá caso o somatório dos valores preenchidos nos meses para cada recurso, for diferente do valor a programar de cada recurso

Programação devidamente realizada, o registro será apresentado na listagem do ambiente com status Programado, caso contrário, havendo qualquer divergência entre totais o status ficará como A programar.


– Permitida a cópia de Empenhos com vínculos de subempenhos

Já está disponível a cópia de Empenhos que apresentam vínculos com Subempenhos.

Para isso, no respectivo ambiente, utilize o botão Outras opções > Copiar.